Parabéns, políticos vascaínos; quanta irresponsabilidade!

Um desabafo, em nome dos torcedores do Vasco da Gama, pela situação a que submeteram o Clube nos últimos anos.

Que as raríssimas e honrosas exceções se sintam abraçadas pelos sofridos e verdadeiros torcedores do Vasco. A elas, as duras palavras a seguir não atingem.

A mesquinha briga política do Vasco da Gama, há muito tempo, ultrapassa os limites da tolerância e compreensão. Ela tem atingido o planejamento do Clube, o time, e a torcida, e não é de hoje!.

Quando se fala em planejamento, não entendam como uma defesa às ações da atual administração, afinal, somos independentes, não nos localizamos no Rio de Janeiro, e temos autonomia para escrevermos o que um coração vascaíno, machucado, sente. Partimos da premissa de que o Vasco foi e sempre será maior que os senhores Eurico Miranda, Julio Brant, Alexandre Campello, Roberto Monteiro, e qualquer outro conselheiro que integre os poderes do Clube, bem como os grupos políticos, hoje protagonistas no noticiário.

Há pouco víamos um debate num canal de TV, onde os comentaristas humilhavam a nossa instituição, chegando ao absurdo de fazer previsões comparativas com a Portuguesa e o Guarani de Campinas, questionando quais motivos alguma empresa haveriam de investir num clube onde nem um empréstimo consegue negociar. Entre tantas marretadas, para não dizer que não falaram das flores, exaltavam a torcida, mas nas imagens, exibiam vascaínos desesperados nas arquibancadas, vendo o time sofrer dentro de campo. Não podemos contar com a imprensa, fato. Mas os que deveriam cuidar do Clube municiam estes abutres cada vez mais, com atitudes irritantes e protelatórias com o intuito de apenas satisfazerem seus próprios egos e interesses.

A situação é tão estarrecedora que, hoje, uma nação que deveria ser nominada apenas de “vascaína”, se divide nas alcunhas vergonhosas de “bovinos”, “amarelos”, “euriquistas”, “casaquistas”, e tantos outros… Onde fica o Vasco da Gama? Hoje somos uma torcida dividida em grupos políticos. Viramos partidos, e se afunilarmos a análise veremos o bipartidarismo; um novo contra um velho, e por aí vai…

Sabe, meus caros, o resultado disso? É um time precisando de apoio ser vaiado em casa ainda no primeiro tempo de um jogo em 0x0; é uma torcida impaciente, amedrontada, envergonhada, até…; são pais tendo de recorrer a vídeos do passado para mostrar aos filhos que o seu time de coração já teve os três maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro; que já foi capaz de virar uma decisão de uma competição continental após perder um primeiro tempo por 3×0; traio a minha intenção de deixar esse texto curto. Perdoe-me! Tá difícil ficar calado.

Até quando? São dez anos de crise após o primeiro de três rebaixamentos. Isso machuca! O Internacional, no ano passado, esteve na Série B, o São Paulo quase caiu, e hoje lideram o campeonato. De uma coisa eu tenho certeza: somos Gigantes! Nenhuma outra torcida se manteria num cenário tão avassalador por uma década.

Todos os grupos nas últimas eleições falaram e reformulações, mudanças, volta do time ao seu devido lugar, mas nenhum aceita que o período eleitoral acabou; que dá pra esperar as ações de uma administração por três anos, sem atrapalhar as tentativas de desenvolvimento; que fiscalizar não é inviabilizar!

Chega!

Poderes e grupos políticos do Vasco, acordem, a torcida está de saco cheio. Torcedores, brigas em redes sociais, inclusive com fakes se digladiando, não engrandecem o Clube. Abram mão, não curtam, não deem ousadia a estes, não sejam como eles. Tudo passa pelo comportamento, não seja passivo. É triste ver em cada notícia do Vasco, inúmeros comentários depreciativos, ao passo que, comentários de apoio, de engrandecimento ao Clube são cada vez mais escassos. Penso que uma torcida que levantou um estádio deve se comportar de maneira diferente.

Não pedimos desculpas pelo desabafo! Aliás, o site Vasco Notícias vai atacar esse tipo de comportamento. Vamos defender a instituição, elevar o Vasco, e criticar impiedosamente a postura daqueles que há muito andam apequenando o nosso Gigante da Colina.

Equipe Vasco Notícias

Site Vasco Notícias

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.