Paes revela prazo para finalizar projeto do potencial construtivo de São Januário

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu que o projeto será levado para votação até o final do mês.

Vista de cima de São Januário
Vista aérea de São Januário (Foto: Jairo Rodriguez/Vasco)

À espera do potencial construtivo de São Januário, o Vasco pode ter uma boa notícia até o próximo mês. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, revelou, nesta quarta-feira, que pretende encaminhar o projeto para votação da Câmara de Vereadores nas próximas semanas. Como o ge revelou no último domingo, o clube já tem acordo encaminhado para a venda do potencial.

– Isso é uma doação da cidade do Rio de Janeiro ao Vasco da Gama. O projeto, que estamos discutindo já há algum tempo, faz com que a gente transfira o potencial construtivo que existe hoje onde está São Januário para a Barra da Tijuca. Isso significa um ganho para Vasco da Prefeitura e terá que ser destinado à construção (reforma) do Estádio de São Januário. Venho aguardando um pouco, porque temos outra negociação em relação ao Parque Olímpico. Também ali deve ser feito transferência de potencial construtivo – explicou Eduardo Paes, que completou:

– Se essa negociação com a Caixa (Econômica Federal) não avançar até o final de setembro, minha ideia é encaminhar esse projeto (do Vasco) para a Câmara de Vereadores. Até me comprometi com o Ministério Público a vir apresentar aqui antes esse projeto, que será um ganho enorme para o Vasco. O presidente Jorge Salgado e o vice-presidente Osório têm discutido isso comigo já há dois anos, a coisa está muito bem encaminhada. Óbvio que depois precisa da aprovação da Câmara de Vereadores para que possamos ter São Januário moderno como o Vasco merece.

O ge havia apurado que a Prefeitura do Rio esperava terminar esse projeto referente à Caixa Econômica para enviar junto com o do Vasco à câmara.

Potencial construtivo

O projeto de lei que está sendo redigido pela prefeitura consiste na doação de um terreno ao Vasco na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O clube precisa de aprovação dos vereadores para receber o terreno.

O potencial construtivo diz o quanto você pode construir em seu próprio terreno respeitando a zona da cidade em que ele está localizado. Toda cidade tem um plano diretor com as características de cada região. E cada uma dessas áreas tem regras próprias para construção.

O terreno onde está localizado São Januário, por exemplo, é enorme e tem um grande potencial construtivo, mas um estádio não demanda a utilização de todo esse potencial. A negociação com a prefeitura visa a autorização para que essa capacidade de construir a mais seja transferida para o Vasco em outro local. A ideia é que o clube receba um terreno na Barra da Tijuca.

Quando o proprietário quer construir a mais do que a área permitida para aquele terreno é possível ainda requisitar um espaço maior até o limite máximo definido na lei. Ou seja, se seu terreno permite a construção de Xm² e você deseja construir 2Xm², você pode adquirir essa capacidade de construir a mais.

No caso de São Januário é o contrário. O terreno permite, a grosso modo, a construção de 2Xm², mas o Vasco só utilizou Xm². Assim, o projeto de lei garantiria ao clube um terreno em outro lugar da cidade, de onde virá a fonte de recursos para a reforma do estádio.

Reforma de São Januário

Enquanto aguarda o decreto municipal com a transferência do potencial construtivo, o Vasco se adiantou para vender esta “capacidade de construção” que ele receberá da prefeitura. Sem a aprovação da cidade, o clube ainda não pode selar o negócio, mas já tem um pré-acordo de venda para um empreendimento na Barra da Tijuca. Os valores giram em torno de R$ 500 milhões.

É com esse dinheiro que o Vasco vai realizar a reforma e ampliação de São Januário. O clube tem como base o projeto desenvolvido pela WTorre na gestão do ex-presidente Alexandre Campello, realizado pelo arquiteto Sérgio Dias. A capacidade seria para até 43 mil torcedores.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Prefeito tem que cuidar da Cidade, não do time do coração! VAGABUNDO!

Comente

Veja também
Cadu Neves renova com o Vasco até dezembro de 2024
Vasco empresta Cadu Neves para a Portuguesa-RJ

Goleiro do Sub-20 do Vasco da Gama, Cadu Neves vai defender as cores Portuguesa-RJ, que irá disputar a Série D em 2025.

Ramón Díaz em jogo contra o Deportivo Maldonado
Ramón Díaz exigiu reforços à 777 Partners antes de deixar o Vasco; veja os nomes

Ramón Díaz se reuniu recentemente com Josh Wander e solicitou a chegada de reforços para resolver os problemas do elenco.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Reunião com Pedro Martins pode resultar em permanência de Ramón Díaz no Vasco

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.

Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.