‘Outro patamar’: fala de Luxa faz sentido na teoria, mas não é bem assim na prática

O técnico do Vasco da Gama, Vanderlei Luxemburgo, deu uma declaração que dividiu opiniões entre os torcedores após a derrota para o Flamengo.

Vanderlei Luxemburgo no jogo Vasco x Bahia
Vanderlei Luxemburgo no jogo Vasco x Bahia (Foto: André Durão)

No dia 31 de dezembro de 2020, o Vasco da Gama anunciou o retorno do técnico Vanderlei Luxemburgo, na vaga do português Ricardo Sá Pinto. A missão desde então era clara e direta: salvar o Gigante de uma nova queda à Série B.

Por enquanto, o objetivo vem sendo alcançado. O Vasco saiu do Z4 e seguiu fora dela até a 34ª, a que ainda não foi encerrada. Nela, no entanto, a equipe vascaína foi derrotada por 2×0 para o Flamengo, no Maracanã, partida em que o desempenho foi muito abaixo.

Na entrevista coletiva concedida após o clássico, uma declaração do técnico chamou a atenção e está repercutindo entre os vascaínos. Ele disse que tem a vontade de vencer, mas que descarto o jogo contra o Flamengo por causa das realidades distintas das equipes.

– Jogo do Flamengo você descarta, claro que você quer ganhar pela rivalidade, por tudo que envolve um clássico Flamengo e Vasco, mas o Flamengo está brigando por outro patamar. Temos o jogo com o Fortaleza, o próprio Inter em casa. Faltam quatro jogos, o Fortaleza ganhou, o Bahia ficou parado e ainda tem o Sport, que vai jogar sexta (com o Botafogo) – disse Luxemburgo.

É isso mesmo?

Não resta dúvidas que o Flamengo tem um elenco superior ao do Vasco, possivelmente o melhor do País, mas não se pode desconsiderar jogos assim. Mesmo com a disparidade técnica, um clássico costuma ser naturalmente mais equilibrado, por tudo o que envolve.

Um exemplo disso foi o 4×4 de 2019, quando o Flamengo tinha uma equipe muito mais ajustada. É difícil? Com certeza! Mas não impossível. Jogar para trás contra uma equipe com um forte poder ofensivo como o rival, é quase implorar para perder. O ponto fraco deles está justamente na defesa!

O que se viu no primeiro tempo foi um Vasco se limitando a segurar o rival na defesa e incapaz de construir atacar. Sobre o que Luxemburgo disse, na teoria faz sentido sendo que, normalmente, um time da parte de cima vence o da parte de baixo, mas no futebol não é ciência exata.

Por diversas vezes o Flamengo perdeu pontos empatando ou até perdendo para equipes intermediários e que estão lutando contra o Z4. É assim que o futebol funciona, ainda mais quando se trata desta edição de Campeonato Brasileiro incomum, repleto de resultados inesperados.

Não querendo ensinar futebol ao vitorioso Vanderlei Luxemburgo (muito longe disso!) mas neste ponto houve um equívoco. Outro motivo para isso é que o próprio Vasco tem tropeçado contra times inferiores, muitos também lutando contra a zona de rebaixamento, caso, por exemplo, do Coritiba, e já venceu adversários da parte de cima, como o Atlético-MG.

Leia mais sobreVanderlei Luxemburgo
16 comentários
  • Márcio Mendes Pacheco - 6 de fevereiro de 2021

    Esse Luxemburgo é um medroso , fuleiro. Rivalidade é rivalidade , nessa hora não tem time melhor e pior, foda se esses mulambos filhos de uma puta. Vasco era pra entrar no jogo pra ganhar , atacando e mordendo, quebrando, foda se. Já entra no jogo se acovardando , é lógico que vai perder. Tnc Luxemburgo

    Responder
  • Vascão - 6 de fevereiro de 2021

    Tesumindo: isso ker dizer q esse fdp entregou o jogo para os mulambos.

    Responder
  • Waldionor Monteiro Silva - 6 de fevereiro de 2021

    Professor Luca tem toda razão, O Vascão está no início de um novo mandato para três anos, a hora é agora de profissionalizar a Diretoria se continuar com amadorismo das duas gestão passada do Campelo é merda pura, o Vasco não vai suportar vai deixar à elite de uma vez, VASCAÍNOS VAMOS APOIAR PRA O LUXA FICAR E COBRAR FORTE DESSA NOVA DIRETORIA AS MUDANÇAS TEM QUE SER PRA ONTEM ACABAR DE ENGANAÇÃO, COBRAR A CHEGADA DE PELO MENOS CINCO JOGADORES COM PESO E MESCLAR COM A BASE, JÁ ESTAMOS OLHANDO O ATLÉTICO MINEIRO SE REFORÇANDO VAI MANTER O SAMPAOLE PORQUE O NOSSO VASCÃO NÃO SE MEXE, O VASCAÍNO CARIOCA TAMBÉM PRECISA REORGANIZAR AS TORCIDAS ORGANIZADAS E PRA SÃO JANUÁRIO COBRAR A DIRETORIA FORTEMENTE TIRAR ESSES CARAS DO ESTADO DE CONFORTO A HORA É AGORA SE NÃO EM NOVEMBRO DEZEMBRO VAI ESTÁ DO MESMO JEITO!!!!

    Responder
  • WILLIAM - 6 de fevereiro de 2021

    Parece que o seu lado urubulino Torcedor falou alto, estariam tbem Coritiba, Bragantino, Botafogo e Ceará em outro patamar, acima do Vasco, já que ele foi derrotado por todos e Botafogo o desclassificou da Copa do Brasil, quando se tem equipe sem brilho, garra, luta e determinação, se tem sim um poço e sem fundo, nenhum patamar existe, e é nesse que essa equipe que tem um grupo que desonra o nome de nosso Clube está, poço sem fim. Derrotem o Inter e deem a taça ao urubu, já fizemos isso uma vez e só irá demonstrar como esse time que não fez um ataque sequer no 1º tempo do jogo, entrou comandado pelo técnico torcedor urubulino para entregar o jogo( se é que não teve mala), pior que no ano passado com um time bem inferior tecnicamente o mesmo Vasco teve um empate glorioso com eles e o mesmo técnico falava de outra forma, o que terá mudado, a fala, a gana de vencer, a determinação, o dinheiro recebido . . . .

    Responder
  • Leonardo Guimarães Castro - 6 de fevereiro de 2021

    ?? TIMECO despencando pra SEGUNDONA. Esse TIMECO vai ser sempre assim todo ano apenas e somente tentando se manter na PRIMEIRONA???????????????????????? Gostaria muito de poder torcer pra outro CLUBE mais não consigo os sentimentos estão no SANGUE que corre em minhas VEIAS.

    Responder
  • Gecivaldo de Almeida - 6 de fevereiro de 2021

    O Luxa foi muito mal nessa entrevista: primeiro por que deu a entender que não pode entrar em campo contra o Flamengo pra vencer e pode fazer isso diante do internacional? O inter também está em outro patamar não professor? A essa altura do campeonato, se fosse pra escolher dois times: Um pra enfrentar desmotivado e o outro enfrentar com sangue no olho pra conseguir derrotá-lo, esses times seriam Internacional e Flamengo respectivamente, pra ver se deixa os Urubus no cheirinho mais uma vez Vanderlei!. Luxa, pare de usar a expressão OUTRO PATAMAR”, isso é coisa de flamenguista agindo como flamenguista

    Responder
  • junin - 5 de fevereiro de 2021

    Não falou mais q a verdade ; qualquer timeco ganha do framerda , mas o vasco se acostumou a ter medo e se caga nas calças, n consegue sequer empatar time bosta covarde e sem sangue.tem q se fuder na segundona , esse bando de porqueiras covardes.

    Responder
  • Wellington Lino - 5 de fevereiro de 2021

    Acho que ele foi infeliz na declaração, entraram em campo pra se defender, clássico não tem favorito, pecou na escalação do primeiro tempo,
    Vou dar uma exemplo do Atlético goianiense, me diga , caiu pra dentro e venceu o Flamengo , dentro de Campo é 11 contra 11,
    O psicológico manda muito, entraram em campo com isso de inferioridade na cabeça, não existe,
    Perdeu por dois erros de marcação , em bolas paradas,

    Responder
  • Fernando Filho - 5 de fevereiro de 2021

    Time medíocre, covarde o Bragantino não tem nenhuma estrela e joga pra cima dos adversários, já vi a mulambada com o time muito inferior ao nosso e ganhar do Vasco, falta oa nosso time organização tática e vontade de ganhar.

    Responder
  • Fernando Filho - 5 de fevereiro de 2021

    Amor infinito, O primeiro tempo foi de um time medíocre, covarde o Bragantino não tem nenhuma estrela e joga pra cima dos adversários, já vi a mulambada com o time muito inferior ao nosso e ganhar do Vasco, falta oa nosso time organização tática e vontade de ganhar.

    Responder
  • Fernando Filho - 5 de fevereiro de 2021

    O primeiro tempo foi de um time medíocre, covarde o Bragantino não tem nenhuma estrela e joga pra cima dos adversários, já vi a mulambada com o time muito inferior ao nosso e ganhar do Vasco, falta oa nosso time organização tática e vontade de ganhar.

    Responder
  • Julliano - 5 de fevereiro de 2021

    O Vasco entrou para empatar.
    Se entrasse para ganhar, como foi no 4 x 4 , poderia ter empatado.
    O técnico foi humilde em falar que o rival está em outro patamar.
    Para o Vasco voltar a ser respeitado vai ter que ficar, no mínimo, dez anos sem brigar para não cair. Caso contrário, vai ficar cada vez menos respeito a cada ano que se passa.

    Responder
  • Jefferson Almeida - 5 de fevereiro de 2021

    O certo e que o Vasco está uma porcaria isso sim, faz tempo que vejo o Vasco brigando pra não cai , tem gente no Vasco que nem merece está lá tipo presidente atual que não entende nada de administração .

    Responder
  • jose jonas da silva - 5 de fevereiro de 2021

    esta certinho quem montou essa equipe é que esta errado o vasco ta pagando a conta
    das mas administração nenhum treinador tem responsabilidade ele ta tirando leite de pedra

    Responder
  • Alex esidoro de carvalho - 5 de fevereiro de 2021

    Vanderlei vc é horrível o Vasco tem que jogar pra cima de todos os adversários a melhor defesa é o ataque vc ajudou o Flamengo colocando o Vasco na retranca parabéns

    Responder
    • Ermilson ACREANO - 6 de fevereiro de 2021

      ,como flamenguista que é, jogou pra favorecer sei time de coração.

Deixe sua opinião

Últimas notícias
18 de setembro de 2021
Vasco projeta 8 mil ingressos contra o Goiás e 11 mil diante do Coritiba; preço reduzirá

O Vasco da Gama tem o intuito de atingir os 50% de ocupação liberados pela prefeitura no jogo contra o Coritiba, pela 30ª rodada da Série B.

Castan e Graça buscam sequência em dupla antiga, mas pouco usada no Vasco

Zagueiros mais antigos do elenco do Vasco da Gama, Leandro Castan e Ricardo Graça jogaram juntos poucas vezes ao longo dos anos.

Presidente do Fluminense cita caos político no Vasco em comentário sobre voto online

Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, colocou a situação política do Vasco da Gama nos últimos anos como um exemplo a não ser seguido.

Nenê celebra reestreia pelo Vasco e destaca participação em gol: ‘Muito feliz’

O meio-campista do Vasco da Gama, Nenê, teve uma boa reestreia e se mostrou muito satisfeito em ter participado do gol diante do CRB.

Luxemburgo cumprirá suspensão e Cruzeiro será comandado do Belletti contra o Vasco

O técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, foi expulso contra o Operário-PR e não vai reencontrar o Vasco da Gama neste domingo.

17 de setembro de 2021
Título, acesso e rebaixamento: as probabilidades do Vasco na Série B

O Vasco da Gama diminuiu as chances de acesso e título com o empate diante do Brasil de Pelotas, pela 24ª rodada da Série B.

Leven detona gestão por disponibilizar apenas mil ingressos no domingo: ‘Burros!’

Decisão da diretoria do Vasco da Gama de levar somente mil torcedores para o jogo contra o Cruzeiro revoltou Leven Siano.

Saiba como será a venda de ingressos para o jogo entre Vasco x Cruzeiro

Veja todos os detalhes que cercam a venda de ingressos e os requisitos necessários para estar em São Januário no jogo contra o Cruzeiro.

Ingresso de Vasco x Cruzeiro custará R$ 250 e será apenas para sócios; Osório explica

O Vasco da Gama deve aumentar a carga de ingressos para os jogos posteriores e ainda reduzir o preço visando maior presença de torcedores.

Presidente do Fluminense explica saída de Nenê: ‘Todas as partes ficaram felizes’

Segundo Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, o meio-campista Nenê pediu um vínculo mais longo, o que o Vasco da Gama queria oferecer.

Veja mais notícias