‘Outro patamar’: fala de Luxa faz sentido na teoria, mas não é bem assim na prática

O técnico do Vasco da Gama, Vanderlei Luxemburgo, deu uma declaração que dividiu opiniões entre os torcedores após a derrota para o Flamengo.

Avatar
Por Willams Meneses
-  5 de fevereiro de 2021 às 10:40-  Atualizada em 5 de fevereiro de 2021 às 12:54
Vanderlei Luxemburgo no jogo Vasco x Bahia (Foto: André Durão)

No dia 31 de dezembro de 2020, o Vasco da Gama anunciou o retorno do técnico Vanderlei Luxemburgo, na vaga do português Ricardo Sá Pinto. A missão desde então era clara e direta: salvar o Gigante de uma nova queda à Série B.

Por enquanto, o objetivo vem sendo alcançado. O Vasco saiu do Z4 e seguiu fora dela até a 34ª, a que ainda não foi encerrada. Nela, no entanto, a equipe vascaína foi derrotada por 2×0 para o Flamengo, no Maracanã, partida em que o desempenho foi muito abaixo.

Na entrevista coletiva concedida após o clássico, uma declaração do técnico chamou a atenção e está repercutindo entre os vascaínos. Ele disse que tem a vontade de vencer, mas que descarto o jogo contra o Flamengo por causa das realidades distintas das equipes.

– Jogo do Flamengo você descarta, claro que você quer ganhar pela rivalidade, por tudo que envolve um clássico Flamengo e Vasco, mas o Flamengo está brigando por outro patamar. Temos o jogo com o Fortaleza, o próprio Inter em casa. Faltam quatro jogos, o Fortaleza ganhou, o Bahia ficou parado e ainda tem o Sport, que vai jogar sexta (com o Botafogo) – disse Luxemburgo.

É isso mesmo?

Não resta dúvidas que o Flamengo tem um elenco superior ao do Vasco, possivelmente o melhor do País, mas não se pode desconsiderar jogos assim. Mesmo com a disparidade técnica, um clássico costuma ser naturalmente mais equilibrado, por tudo o que envolve.

Um exemplo disso foi o 4×4 de 2019, quando o Flamengo tinha uma equipe muito mais ajustada. É difícil? Com certeza! Mas não impossível. Jogar para trás contra uma equipe com um forte poder ofensivo como o rival, é quase implorar para perder. O ponto fraco deles está justamente na defesa!

O que se viu no primeiro tempo foi um Vasco se limitando a segurar o rival na defesa e incapaz de construir atacar. Sobre o que Luxemburgo disse, na teoria faz sentido sendo que, normalmente, um time da parte de cima vence o da parte de baixo, mas no futebol não é ciência exata.

Por diversas vezes o Flamengo perdeu pontos empatando ou até perdendo para equipes intermediários e que estão lutando contra o Z4. É assim que o futebol funciona, ainda mais quando se trata desta edição de Campeonato Brasileiro incomum, repleto de resultados inesperados.

Não querendo ensinar futebol ao vitorioso Vanderlei Luxemburgo (muito longe disso!) mas neste ponto houve um equívoco. Outro motivo para isso é que o próprio Vasco tem tropeçado contra times inferiores, muitos também lutando contra a zona de rebaixamento, caso, por exemplo, do Coritiba, e já venceu adversários da parte de cima, como o Atlético-MG.

Leia Mais Sobre