Oposição pressiona por restruturação no futebol do Vasco e quer saída de Salgado

Grupos políticos do Vasco da Gama tem cobrado o presidente Jorge Salgado pelo fiasco apresentado na Série B.

Jorge Salgado, presidente do Vasco
Jorge Salgado, presidente do Vasco (Foto: Divulgação/ Vasco)

Um clima de terra arrasada. Assim se encontra o Vasco após mais uma derrota vexatória – desta vez para o Vitória — que sepultou de vez as irrisórias chances matemáticas de acesso à Série A. Calada e sem se manifestar publicamente, a diretoria sofre uma forte pressão da torcida e de conselheiros por uma reformulação completa do departamento de futebol enquanto grupos de oposição articulam um processo de destituição do presidente Jorge Salgado, que está em seu primeiro ano de mandato.

No chamado “campo e bola”, o diretor-executivo Alexandre Pássaro sofre fortes críticas pela montagem do elenco e sua continuidade para a próxima temporada é incerta. Apesar do apoio de Salgado, o jovem dirigente já não goza mais de prestígio junto à maioria dos integrantes da diretoria e também foi bastante xingado pelos torcedores nos últimos jogos em São Januário.

Uma mudança na estrutura do setor já é dada como certa com a chegada de novos profissionais. A indefinição fica sobre a permanência ou não de Pássaro compondo o futuro organograma da pasta.

Do plantel, a grande maioria dos jogadores em fim de contrato não deverá permanecer. A continuidade do técnico Fernando Diniz também está sendo avaliada, assim como a renovação do atacante Germán Cano, que tem propostas.

Na política, grupos que nas últimas eleições integraram a base de apoio do ex-presidente Eurico Miranda e do ex-candidato Leven Siano articulam um processo de recolhimento de assinaturas de sócios com direito a voto para que seja convocada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com o intuito de colocar em votação não só a destituição do presidente da Diretoria Administrativa, Jorge Salgado, como também dos presidentes dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, além dos conselheiros eleitos.

Um formulário online e presencial já está disponível para as assinaturas bem como uma carta justificando os motivos desta movimentação política.

Em nota oficial emitida na última segunda-feira, a assessoria de imprensa do Vasco informou que a Diretoria Administrativa só irá se manifestar publicamente ao término da Série B, onde ainda restam três rodadas em que a equipe “cumprirá tabela”.

A falta de um dirigente na entrevista coletiva após a derrota de ontem para o Vitória causou forte indignação de torcedores nas redes sociais. Na ocasião, somente o técnico Fernando Diniz se pronunciou e evitou falar sobre o planejamento da próxima temporada.

“Eu não estou pensando em continuidade. Não sou de fazer planos para o futuro. Eu tenho é que pedir desculpas ao torcedor do Vasco, que merece muito mais do que isso. Da minha parte esforço nunca faltou. Eu amo futebol, eu quis vir para o Vasco e adoro estar aqui no Vasco. Mas o torcedor merece muito mais e temos que entregar muito mais. Não tenho a mínima pretensão de falar de planejamento. Temos que falar de agora e pedir desculpas. O torcedor veio aqui e em boa parte do jogo nos apoiou. E nós entregamos isso aí. Então temos que nos envergonhar e pedir desculpa, embora o torcedor mereça vitória e não desculpas”, declarou o treinador.

Fonte: UOL

Mais sobre:Jorge Salgado
Comente

Veja também
4 desafios que aguardam o novo técnico do Vasco

O novo técnico que assumir o comando do Vasco da Gama encontrará desafios importantes nos primeiros dias de trabalho.

Vasco trata técnico e venda da SAF como prioridades a um mês da janela

O Vasco acelera a busca por um novo técnico e trata o avanço da SAF como prioridade antes da abertura da janela de transferências.

Vasco avança por Nelson Deossa com apoio de Marcos Lamacchia

O Vasco da Gama avançou por Nelson Deossa, do Betis, e conta com apoio de Marcos Lamacchia, possível investidor da SAF, na negociação.

Cria do Vasco faz história com o gol mais rápido da Copa do Mundo

Cria do Vasco da Gama, Matías Galarza marcou o gol mais rápido da Copa do Mundo de 2026 e alcançou uma marca inédita para o Clube.

Cria do Vasco, Rayan entra para ranking histórico em estreia na Copa do Mundo

Revelado pelo Vasco da Gama, Rayan estreou na Copa do Mundo e entrou para a lista dos brasileiros mais jovens a defender a Seleção.

Torcida escolhe técnico favorito para assumir o Vasco

Vasco da Gama busca um novo treinador, e torcida aponta favorito para assumir o comando do elenco, em enquete.

Vasco enfrenta o Bragantino hoje pelo Brasileiro Sub-20: veja escalações

Vasco da Gama enfrenta o Bragantino neste sabado, pelo Brasileiro Sub-20. Confira onde assistir, horário e as escalações da partida.

Vasco tem interesse na contratação de meia do Betis

Vasco da Gama analisa a contratação de Nelson Deossa, do Real Betis, para reforçar o meio-campo nesta janela de transferências.

Salário de próximo técnico do Vasco será inferior aos de Diniz e Renato

Antes de buscar um substituto para Renato Gaúcho, diretoria do Vasco da Gama define novo teto salarial para próxima comissão técnica.

Renato Gaúcho se manifesta após saída do Vasco

Após demissão do Vasco da Gama, Renato Gaúcho se manifesta pela primeira vez e agradece presidente, jogadores e funcionários.