Opinião: Vasco deve considerar todos os jogos na Série B como igualmente decisivos

Repórter Raphael Fernandes opina sobre a importância do Vasco da Gama mentalizar que jogos valem os mesmos 3 pontos e, por isso, são 'iguais'.

Treino do Vasco em São Januário em 23 de fevereiro de 2022
Treino do Vasco em São Januário em fevereiro de 2022 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Quando pensamos em jogos decisivos, logo nos vem à cabeça partidas eliminatórias, de mata-mata, ou, no caso dos pontos corridos, aquelas que acontecem na reta final de competição.

Pois bem, nesta sexta-feira (08), diante do Vila Nova, em São Januário, o Vasco da Gama tem um jogo muito decisivo. Assim como o duelo contra o CRB também será, depois a Chapecoense, e assim por diante.

Os mesmos três pontos que o Vasco disputará em sua estreia na Série B estarão valendo, por exemplo, na última rodada do torneio. Infelizmente, temos a errada mania de postergar a importância dos acontecimentos e, por vezes, isso acaba sendo bastante prejudicial.

Como não lembrar da derrota cruzmaltina por 2×0 para o Operário-PR na estreia na Segunda Divisão no ano passado? ”Ah, mas é apenas a estreia, tem tempo para se recuperar”, dissemos na ocasião. Ledo engano…

E se o Gigante da Colina tivesse jogado a primeira partida da semifinal do Cariocão contra o Flamengo com o mesmo ímpeto que disputou a segunda? Por que se defender num primeiro momento para tentar ganhar apenas depois?

É claro que um resultado negativo não é o fim do mundo. Realmente há como uma equipe se acertar no decorrer de uma competição. No entanto, a mentalidade deve ser de igualdade de importância em todas as partidas, ainda mais, no caso do Vasco, em que não há outro campeonato em disputa na temporada.

Parafraseando a cantora baiana Pitty em uma de suas músicas mais famosas, ”não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar. Não deixe nada pra rodada que vem porque a rodada que vem pode não contar”.

1 comentário
  • Responder

    Parabéns pela opinião. É isso mesmo. Acha que dará tempo para se recuperar e relaxa. 2021 foi um excelente exemplo para aprender. Não para repetir…

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Operário-PR

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo desta quinta-feira, contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Vasco enfrenta o Operário-PR hoje às 19h pela Copa do Brasil

O duelo entre Vasco da Gama e Operário-PR será em São Januário, válido pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil.

Nike apresenta camisas do Vasco e valores chama à atenção

A nike apresentou novas camisas do Vasco a lojistas em reunião e serão disponibilizadas em duas versões para os torcedores.

Vasco pode liberar mais jogadores até o meio do ano

Após Capasso e Souza, o volante Jair e o atacante Jean David podem deixar o elenco do Vasco nas próximas semanas.

Luiz Gustavo festeja momento no Vasco e projeta decisão na Copa do Brasil

O zagueiro Luiz Gustavo exaltou a ajuda de Fernando Diniz e se diz feliz pela oportunidade no Vasco da Gama.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Operário-PR

Fernando Diniz de manter a escalação do último jogo para enfrentar o Operário-PR nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Vasco sofre transferban por dívida pela contratação de Adson

O Vasco da Gama está impedido de inscrever novos jogadores, por causa do transferban da Fifa por dívida da compra de Adson.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Operário-PR

Confira a arbitragem para o confronto entre Operário-PR e Vasco da Gama, que acontece nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Operário-PR

Confira quais canais transmitem o jogo entre Operário-PR e Vasco da Gama, no Germano Krüger, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Meia do Operário-PR projeta duelo contra o Vasco

Um dos principais destaques do Operário-PR, meia Allano projeta duelo contra o Vasco da Gama pela Copa do Brasil.

Sair da versão mobile