Opinião: Vasco deve considerar todos os jogos na Série B como igualmente decisivos
Repórter Raphael Fernandes opina sobre a importância do Vasco da Gama mentalizar que jogos valem os mesmos 3 pontos e, por isso, são 'iguais'.
Quando pensamos em jogos decisivos, logo nos vem à cabeça partidas eliminatórias, de mata-mata, ou, no caso dos pontos corridos, aquelas que acontecem na reta final de competição.
Pois bem, nesta sexta-feira (08), diante do Vila Nova, em São Januário, o Vasco da Gama tem um jogo muito decisivo. Assim como o duelo contra o CRB também será, depois a Chapecoense, e assim por diante.
Os mesmos três pontos que o Vasco disputará em sua estreia na Série B estarão valendo, por exemplo, na última rodada do torneio. Infelizmente, temos a errada mania de postergar a importância dos acontecimentos e, por vezes, isso acaba sendo bastante prejudicial.
Como não lembrar da derrota cruzmaltina por 2×0 para o Operário-PR na estreia na Segunda Divisão no ano passado? ”Ah, mas é apenas a estreia, tem tempo para se recuperar”, dissemos na ocasião. Ledo engano…
E se o Gigante da Colina tivesse jogado a primeira partida da semifinal do Cariocão contra o Flamengo com o mesmo ímpeto que disputou a segunda? Por que se defender num primeiro momento para tentar ganhar apenas depois?
É claro que um resultado negativo não é o fim do mundo. Realmente há como uma equipe se acertar no decorrer de uma competição. No entanto, a mentalidade deve ser de igualdade de importância em todas as partidas, ainda mais, no caso do Vasco, em que não há outro campeonato em disputa na temporada.
Parafraseando a cantora baiana Pitty em uma de suas músicas mais famosas, ”não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar. Não deixe nada pra rodada que vem porque a rodada que vem pode não contar”.
Parabéns pela opinião. É isso mesmo. Acha que dará tempo para se recuperar e relaxa. 2021 foi um excelente exemplo para aprender. Não para repetir…