Opinião: Vasco deve considerar todos os jogos na Série B como igualmente decisivos

Repórter Raphael Fernandes opina sobre a importância do Vasco da Gama mentalizar que jogos valem os mesmos 3 pontos e, por isso, são 'iguais'.

Treino do Vasco em São Januário em 23 de fevereiro de 2022
Treino do Vasco em São Januário em fevereiro de 2022 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Quando pensamos em jogos decisivos, logo nos vem à cabeça partidas eliminatórias, de mata-mata, ou, no caso dos pontos corridos, aquelas que acontecem na reta final de competição.

Pois bem, nesta sexta-feira (08), diante do Vila Nova, em São Januário, o Vasco da Gama tem um jogo muito decisivo. Assim como o duelo contra o CRB também será, depois a Chapecoense, e assim por diante.

Os mesmos três pontos que o Vasco disputará em sua estreia na Série B estarão valendo, por exemplo, na última rodada do torneio. Infelizmente, temos a errada mania de postergar a importância dos acontecimentos e, por vezes, isso acaba sendo bastante prejudicial.

Como não lembrar da derrota cruzmaltina por 2×0 para o Operário-PR na estreia na Segunda Divisão no ano passado? ”Ah, mas é apenas a estreia, tem tempo para se recuperar”, dissemos na ocasião. Ledo engano…

E se o Gigante da Colina tivesse jogado a primeira partida da semifinal do Cariocão contra o Flamengo com o mesmo ímpeto que disputou a segunda? Por que se defender num primeiro momento para tentar ganhar apenas depois?

É claro que um resultado negativo não é o fim do mundo. Realmente há como uma equipe se acertar no decorrer de uma competição. No entanto, a mentalidade deve ser de igualdade de importância em todas as partidas, ainda mais, no caso do Vasco, em que não há outro campeonato em disputa na temporada.

Parafraseando a cantora baiana Pitty em uma de suas músicas mais famosas, ”não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar. Não deixe nada pra rodada que vem porque a rodada que vem pode não contar”.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Parabéns pela opinião. É isso mesmo. Acha que dará tempo para se recuperar e relaxa. 2021 foi um excelente exemplo para aprender. Não para repetir…

Comente

Veja também
Vegetti em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Confira quais canais transmitem Vasco x Flamengo

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Flamengo, no Maracanã, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Rayan comemorando gol contra o Madureira
Rayan pode ser titular contra o Flamengo

Com dois desfalques no setor ofensivo, Adson e David, o Vasco da Gama deve ter Rayan entre os titulares no confronto diante do Flamengo.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Vasco conversará com Medel para definir futuro do chileno

O diretor executivo da Vasco SAF, Pedro Martins, afirmou o futuro do chileno será decidido após conversa que terão em breve.

Lucas Piton em jogo contra o Volta Redonda
Vasco tem 4 jogadores pendurados para o clássico contra o Flamengo

Lucas Piton, Sforza, Galdames e Mateus Cocão têm dois cartões amarelos e correm o risco de ficarem de fora contra o Palmeiras.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Adson e David estão fora do jogo contra o Flamengo

O atacante Adson sentiu desconforto durante a semana e foi preservado do clássico. Já David foi opção do técnico Álvaro Pacheco.