Opinião: Vasco deve considerar todos os jogos na Série B como igualmente decisivos

Repórter Raphael Fernandes opina sobre a importância do Vasco da Gama mentalizar que jogos valem os mesmos 3 pontos e, por isso, são 'iguais'.

Treino do Vasco em São Januário em 23 de fevereiro de 2022
Treino do Vasco em São Januário em fevereiro de 2022 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Quando pensamos em jogos decisivos, logo nos vem à cabeça partidas eliminatórias, de mata-mata, ou, no caso dos pontos corridos, aquelas que acontecem na reta final de competição.

Pois bem, nesta sexta-feira (08), diante do Vila Nova, em São Januário, o Vasco da Gama tem um jogo muito decisivo. Assim como o duelo contra o CRB também será, depois a Chapecoense, e assim por diante.

Os mesmos três pontos que o Vasco disputará em sua estreia na Série B estarão valendo, por exemplo, na última rodada do torneio. Infelizmente, temos a errada mania de postergar a importância dos acontecimentos e, por vezes, isso acaba sendo bastante prejudicial.

Como não lembrar da derrota cruzmaltina por 2×0 para o Operário-PR na estreia na Segunda Divisão no ano passado? ”Ah, mas é apenas a estreia, tem tempo para se recuperar”, dissemos na ocasião. Ledo engano…

E se o Gigante da Colina tivesse jogado a primeira partida da semifinal do Cariocão contra o Flamengo com o mesmo ímpeto que disputou a segunda? Por que se defender num primeiro momento para tentar ganhar apenas depois?

É claro que um resultado negativo não é o fim do mundo. Realmente há como uma equipe se acertar no decorrer de uma competição. No entanto, a mentalidade deve ser de igualdade de importância em todas as partidas, ainda mais, no caso do Vasco, em que não há outro campeonato em disputa na temporada.

Parafraseando a cantora baiana Pitty em uma de suas músicas mais famosas, ”não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar. Não deixe nada pra rodada que vem porque a rodada que vem pode não contar”.

1 comentário
  • Responder

    Parabéns pela opinião. É isso mesmo. Acha que dará tempo para se recuperar e relaxa. 2021 foi um excelente exemplo para aprender. Não para repetir…

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.