Opinião: Vasco amarela em chance de entrar no G4 e mostra que 2021 não acabou
Para quem realmente se importa com o Vasco da Gama, o pesadelo de passar vergonha na Série B tem sido torturante e o fim parece distante.
Pode parecer reclamação reciclada de 2021, mas é apenas o filme se repetindo na Série B de 2022. Claro que é apenas o começo da competição, apenas cinco rodadas foram disputadas, mas o mesmo se dizia na edição passada, não é mesmo? Caso ainda não tenha notado, o assunto em questão é o G4.
No confronto com o Tombense, o Gigante desperdiçou a chance de entrar na zona de classificação à Série A do Campeonato Brasileiro pelo menos parcialmente, já que não terminou a rodada ainda. Entretanto, para a infelicidade da torcida, o que não tem sido raro, o Gigante apenas empatou com a frágil equipe mineira.
Com todo o respeito ao adversário, mas a realidade das duas equipes, pelo menos na teoria, são muito diferentes. O Tombense tem como objetivo permanecer na segunda divisão e entrou na partida encarando o empate como um bom resultado, como disse o próprio presidente, Lance Gaviole, na semana passada.
Enquanto isso, novamente, pelo menos na teoria, o objetivo do Cruzmaltino é voltar à elite do futebol brasileiro. No entanto, a equipe vascaíno mostrou um sintoma de time ‘amarelão’ que muito se viu em 2021, quando desperdiçou diversas chances de entrar no G4. Foram muitas vezes e as chances foram desperdiçadas, até mesmo diante de adversários fragilizados.
Nesta edição, inclusive, o Vasco tem perdido pontos para times do Z4. Ano passado, o time de São Januário não entrou no G4 da Série B efetivamente em nenhuma rodada. No máximo, entrou temporariamente e isso aconteceu na 17ª rodada, após vencer o Vila Nova por 1×0, em São Januário, em agosto. Depois disso, absolutamente nada!
São quatro empates em cinco rodadas da competição, número que chama a atenção pelo aspecto negativo, considerando o péssimo desempenho coletivo e individual do time, comparado à grandeza do Clube. Com o que conquistou até aqui, o Cruzmaltino tem seu pior começo de segundona de todos, mesmo com a invencibilidade. Antes, o Vasco a disputou em 2009, 2014, 2016 e 2021, sendo campeão apenas na primeira.
Imaginem, amarelam contra o Tombense .
Agora, vamos imaginar, Vasco e Grêmio decidindo a vaga para a série A. O que irá acontecer? Os jogadores estarão todos no banheiro com diarréia.
Gente, o técnico não inspira confiança. Os jogadores sabem que ele ainda não foi demitido por causa do Salgado. Não existe liderança dentro e fora do campo que seja respeitada pelos jogadores. Enfim, o clube e o departamento do futebol profissional do clube precisa de um timoneiro pois está a deriva. O pior, no próximo fim de semana, o Vasco entra em campo com a mesma equipe de sempre e com um meio de campo que não liga a defesa ao ataque de forma efetiva.
Tá tudo errado meu Deus.