Opinião: recuo do Vasco contra o Tombense destoa do estilo corajoso de Cabo

Postura ofensiva tem sido uma das principais virtudes do Vasco da Gama de Marcelo Cabo, mas recuo contra o Tombense liga o sinal de alerta.

Marcelo Cabo em treino do Vasco
Marcelo Cabo em treino do Vasco (Foto: Vasco.com.br)

Uma das principais características do Vasco da Gama neste início de temporada, certamente, é a ofensividade da equipe no jeito de atuar, somada à audácia de buscar a vitória na maioria dos momentos.

Praticamente em todas as oito partidas sob o comando de Marcelo Cabo, o Gigante da Colina propôs o jogo e não recuou, nem mesmo, por exemplo, contra o Fluminense, em que estava empatando em 1×1 e, por se tratar de um clássico, naturalmente poderia preferir assegurar o placar do que se arriscar. Mas o Cruzmaltino foi valente, manteve-se em busca da vitória até o final e só não venceu por um acaso do futebol.

No entanto, na vitória por 2×1 diante do Tombense-MG na última quarta-feira (07), que garantiu a classificação a 3ª fase da Copa do Brasil, a postura cruzmaltina na reta final do jogo ligou o sinal de alerta.

E muito por conta das substituições realizadas por Cabo, apostando nas entradas de um zagueiro (Miranda) e um volante (Bruno Gomes) nos lugares de dois jogadores do setor ofensivo (Marquinhos Gabriel e Gabriel Pec). As alterações acabaram chamando o Tombense para o ataque e o time mineiro conseguiu chegar ao gol de honra.

A postura costumeiramente ofensiva do Vasco de Marcelo Cabo é um grande ponto positivo. O Gigante não conseguia jogar dessa maneira com Vanderlei Luxemburgo, técnico anterior.

Um exemplo prático disso é o empate em 0x0 com o Corinthians, na Neo Química Arena, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Ali, só a vitória interessava para tentar manter o Cruzmaltino na Série A.

Porém, o que se viu na referida partida foi um Vasco acuado, ”entranhado” em um jeito de jogar aparentemente mais preocupado em não perder do que em tentar ganhar, postura inadmissível e injustificável para a necessidade do então momento.

As três vitórias conquistadas por Marcelo Cabo até aqui, somadas aos cinco empates que mantêm sua invencibilidade no comando da equipe, são um alento para a torcida vascaína, carente de resultados satisfatórios nos últimos tempos. Vale ressaltar, no entanto, que o desempenho do time, jogando para cima, sedento por vencer, é o que mais chama atenção positivamente neste início de temporada.

Que a postura cruzmaltina na reta final contra o Tombense, lembrando os tempos de Luxa, não se torne rotina. Isso não condiz com a interessante ideia de jogo, valente e interessada em triunfar, de Marcelo Cabo.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Pegar os últimos minutos de um jogo de copa, valendo classificação na competição que pode render mais dinheiro ao clube em um ano tão difícil. E fazer uma crítica ao bom início de trabalho do técnico Marcelo Cabo, e de todo departamento de futebol do Vasco, é até uma covardia.

    Já imaginaram, se na quarta, com 2×0 no placar, continuasse jogando pra cima de um time que tinha acabado de reforçar o ataque com um atacante de 1,94mts de altura. E tivesse tomado 2 gols no contra ataque e fosse eliminado?
    Qualquer time precisa saber sofrer, e o Vasco soube. Isso inclusive é importante pra sequência da das competições difíceis que o Vasco tem pela frente.

    Eu prefiro ver um time sendo feito de forma responsável, usando nossa base de forma responsável, e fazendo contratações pontuais e certeiras, do que fazendo ao jeito que foi feito nos últimos anos.
    SV!

  • Responder

    Tenho a ligeira impressão que o recuo do Vasco nos dois jogos da Copa do Brasil e pelo Carioca, é uma questão de cansaço, o time está morrendo depois dos 25 minutos do segundo tempo , é necessário e urgente uma preparação física mais adequada. É bom lembrar que o Atlético Goianiense corria muito no tempo de Marcelo Cabo. Talvez, esteja faltando tempo para treinar fisicamente mais. O calendário também não ajuda. Mas verdade seja dita, o nosso Vascão está ficando mais arrumado taticamente. Vamos pra cima dos mulambos com força e faca nos dentes. É isso aí, Marden José Góes

  • Responder

    Dá pra até entender porque era um jogo que valia um bom dinheiro , mais se jogar assim contra os flamerdas vamos tomar um sacode . Tem que jogar pra cima sem medo o vasco é time grande tem que acreditar na Vitória sempre.

  • Responder

    É lamentável e triste o Vasco ter um técnico que escala mal, faz substituições equivocadas e só consegue “jogar”(correr) os primeiros 30 minutos iniciais. Parece mais uma equipe de *atletismo*.
    Em todos os jogos o Vasco sempre foi dominado a maior parte do jogo. Cano por várias vezes estava na posição de primeiro e segundo volante. É muito triste.
    É só observar o jogo contra o Tombense que por muito pouco não ganhou o jogo. Que merecia.
    O Vasco precisa urgente de um técnico de primeira divisão competente urgente, se não quiser continuar na segundona ou até mesmo visitar a terceirona.😰

  • Responder

    Excelente comentario. Muiti bom, mostrou a realidade.

Comente

Veja também
Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.

Ednaldo Rodrigues é o presidente da CBF
Presidente da CBF descarta paralisar o Brasileiro

Após pedido da ANAF e apoio da CPI das Apostas Esportivas para a paralisação do Brasileirão, presidente da CBF descarta.