Opinião: não contratar lateral-direito é erro grave do Vasco

Com Puma Rodríguez em baixa, o Vasco da Gama vem tendo Robson improvisado na lateral-direita nas últimas partidas.

Paulo Bracks
Paulo Bracks em entrevista coletiva no Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Paulo Bracks decretou o fim das contratações do Vasco da Gama para a sequência de 2021. A exceção seria em casos excepcionais, como se, por exemplo, surgir uma ótima oportunidade mercado, assim como foi o caso de Dimitri Payet.

O planejamento da diretoria vascaína não foi dos melhores, o que foi reconhecido pelo próprio diretor esportivo em algumas oportunidades e os jogos no Campeonato Brasileiro, principalmente os últimos, deixaram uma carência evidente: a lateral-direita.

Puma Rodríguez, grande investimento para a posição, não rendeu o esperado e perdeu espaço com Ramón Díaz. Com Gabriel Dias novamente lesionado, o técnico tem improvisado Robson no setor. Porém, o zagueiro, que já era muito criticado na posição de origem, não tem feito muito diferente improvisado. O que pesa a seu favor é o fato de errar menos que Pumita, mas não diz muita coisa também.

Embora, dentro de suas limitações, ainda entregue algo defensivamente, Robson é nulo no ataque, naturalmente, e deixa uma lacuna importante naquele lado. Nas poucas vezes em que sobe, o zagueiro realiza participações quase nada efetivas. Com isso, o lado esquerdo fica sobrecarregado.

Na esquerda…

Do lado de lá, Lucas Piton vai bem obrigado, sendo, inclusive, líder em cruzamentos certos no Brasileirão. Ele forma dupla com Gabriel Pec, que costuma ser dedicado e participativo, mas peca muito na decisão das jogadas. De qualquer forma, o lado esquerdo não chega a ser um problema.

A janela de transferências fechou, mas ainda pode trazer atleta livre no mercado. Como a questão da lateral-direita não é um problema antigo, o certo seria contratar antes do fechamento, o que até foi lembrado com a negociação com Robert Rojas, sem sucesso, mas e o plano b? Na derrota para o Palmeiras, por exemplo, o lance que originou a falta do gol de Raphael Veiga saiu foi pela direita. O setor está frágil e tende a ser explorado pelos adversários.

Chance para o garoto?

Outra opção seria testar o garoto Paulinho, destaque na base vascaína, mas não seria o melhor momento para colocar em campo um jovem, devido a pressão do momento, com a luta contra o Z4. O caso de Rayan é um exemplo, atacante que brilha na base, mas que não rendeu tanto no profissional, nada de anormal, afinal, ele tem apenas 16 anos.

Não é culpa do Ramón testar possibilidades, como Robson, já que tem um elenco muito limitado em mãos. O erro está no péssimo planejamento da direção, que errou e seguiu no erro. Contratar Payet ou/e se livrar do rebaixamento não vai apagar o que foi feito com o maior orçamento da história do futebol do Vasco.

14 comentários
  • Responder

    Planejamento do Bracks foi e é péssimo. Tem que trazer um jogador mais experiente por ali.
    Bambu e PH são parte das péssimas contratações

  • Responder

    Planejamento do Bracks foi e é péssimo. Tem que trazer um jogador mais experiente por ali.
    Não sei como um cara acredita que vale a pena gastar mais de 1 milhão por mês em um jogador e deixar o seu lado direito a disposição dos adversários.
    Amanhã vamos sofrer com Biel em cima do Bambu que é péssimo e já devia ter sido mandado embora.
    Agora, o PH deve estar jogando pedra em santo para não merecer uma chance

  • Responder

    Tem que lançar o Paulinho e pronto, base é para isso, é na adversidade que o grande jogador se impõe.

  • Responder

    O Robson Bambu está se adaptando na lateral. Ele vai evoluir com a sequência de jogos.

  • Responder

    O Robson Bambu está se adaptando na lateral. Ele vai evoluir com a sequência de jogos. O problema é que o time não consegue trabalhar a bola. O PEC precisa aprender que o jogo é coletivo.

  • Responder

    Cadê o dinheiro? Contrataram o tal do Payet para enganar o torcedor, mas não trouxeram mais reforços. O picareta do Osório bradou “teremos um time brigando pela Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro”.

  • Responder

    Eu concordo plenamente q não contratar um bom lateral direito é um grande erro. Esse R Bambu é muito ruim, não sabe nem matar uma bola, dá de canela. Outro ruim é o tal de Zé Gabriel, Maicon tbm é ruim se atrapalha todo c a bola. O Pec não passa bola pra ninguém e quer dá chapeuzinho e perde a bola. Então é isso, se o Vasco não tentar trazer jogadores bons pra essas posições q citei, não consegue sair do Z4.

  • Responder

    O Vasco é inovador,em fazer coisa errada, já vi equipes jogarem sem atacante mas sem lateral só o Vasco,temos 2 esquerdos e nenhum direito o reserva do puma é horrível pra que o técnicos improvise o bambu que não é lateral,na verdade não sei o que ele é,manda embora os 3 junta o salário e paga um que pelo menos tenha raça pois lateral direito bom no Brasil não tem,ou tira Dani Alves da cadeia com quase quarenta anos pra jogar

  • Responder

    Acho que com o Robson na lateral direita o rendimento ofensivo é praticamente nulo.
    Vamos testar sim o Paulinho porque não!!???
    Ou então procure no mercado um outro lataral direito mais experiente.
    Força Vasco!!!

  • Responder

    Que tristeza ver o bambu na lateral completamente perdido, precisamos de um lateral direito urgente como faz falta uma triangulação aquele cruzamento perfeito para nosso artilheiro. O que ouve com Pumita.

  • Responder

    O erro foi ficar com o Barbieri tanto tempo, achar que tinha contratado uma boa equipe até a segunda janela e o resto e história.

  • Responder

    Sim é bastante necessário um lateral direito de origem.
    Também seria interessante dar uma nova chance ao Bernardo, ele além de vascaíno é ótimo jogador, ajudaria bastante o nosso Vasco.
    O que deveria tbm ter sido feito o Deyvison

  • Usa a base.
    Coloca o Paulinho que vai resolver

    • Concordo plenamente com vc Gj porque não tem jovem lateral da base o Paulinho?

Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.