Opinião: Lisca chegou, mas não pode ser o único

O Vasco da Gama precisa melhorar se não quiser ficar mais um ano na Série B, e apenas a mudança de técnico não vai resolver os problemas.

Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre
Técnico Lisca e diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro em Porto Alegre

Marcelo Cabo se foi e Lisca chegou. O Vasco da Gama realizou a primeira e única troca de técnico permitida na Série B, seguindo a nova regra. Se o problema era o comandante, a solução chegou, certo? Ainda mais se considerar que o substituto conta com grande aprovação da massa vascaína.

A escolha por Lisca foi coerente considerando as opções disponíveis, e o histórico recente do técnico, que ano passado conseguiu o acesso com o América-MG. Com isso, as esperanças de um Vasco melhor na Série B estão renovados. Entretanto, a mudança no comando não pode ser a única iniciativa da diretoria.

O motivo é simples: o elenco é limitado. O comprometimento, considerando o que se vê nas partidas, existe, mas o rendimento em si não será melhorado à medida que a torcida espera apenas com o trabalho do Lisca. Claro que a expectativa é de sinais positivos, mais organização, mas o técnico não é milagreiro.

Embora pinte-se, em muitos lugares, que o Vasco tem o melhor elenco da Série B, não adianta nada se levar em conta apenas o que um jogador rendeu no passado. Marquinhos Gabriel, por exemplo, teve o seu auge em 2015, no Santos, mas está em declínio técnico desde então. Pode até se destacar em números, mas quem vê os jogos sabe o quão fica sumido em campo.

O elenco não é ruim, mas o nome precisa fazer valer. Por isso, é necessário que o Vasco reforce algumas posições, destaque para zaga, volante defensivo, meia de criação e, talvez, alguém para fazer companhia a Germán Cano no ataque. Porém, é utópico pensar que o Cruzmaltino traga muitos jogadores, pela crise financeira, mas um ou dois, mais qualificados, será essencial.

Mais sobre:Lisca
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Se for pra trazer caras que não conseguem jogar, como Rômulo e Michel ou que não consegue se encaixar, tipo o Sarrafiore, fica difícil. As contratações tem que ser certeiras, chegar para jogar e botar pressão nos outros. O Vasco não tem mais espaço e nem tempo para amadorismo, pois isso só rende atrito com a torcida e perda financeira.

  • Responder

    Concordo com as colocações de que não adianta só trazer o Lisca, precisa também contratar esses jogadores para as posições carentes conforme listado, porém, e muito importante o trabalho do treinador para dar um padrão de jogo, dar futebol coletivo com intensidade e ter um time titular. Juninho tem que deixar de ser preguiçoso e começar a correr, marcar. Só com bola no pé não dá pra jogar. Alguns garotos utilizados pelo ex treinador ainda não estão prontos para figurar no elenco e ter a responsabilidade de resolver tecnicamente. Entram e não acrescento nada. Lisca tem que rever alguns casos. Treinador chegou e com ele tem que vir reforços.

Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.