Opinião: Léo Jardim é goleiro de Seleção Brasileira

O goleiro Léo Jardim tem mantido regularidade em 1 ano de Vasco da Gama e pode ser postulante à vaga na Seleção Brasileira.

Léo com camisa em homenagem a Nelson Conceição
Léo com camisa em homenagem a Nelson Conceição

Sem medo de errar e baseado no desempenho em 1 ano de Vasco da Gama, digo: Léo Jardim é goleiro de Seleção Brasileira. O arqueiro não se intimidou com a desconfiança da torcida, que o perseguiu por muitos meses, e somou atuação consistentes.

Nem mesmo na péssima fase do Gigante na metade de 2023, com a queda precoce na Copa do Brasil e campanha de rebaixado no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Jardim conseguiu se manter em alta, com ótimas defesas, embora o conjunto não ajudasse.

O reconhecimento esperado veio já na reta final da temporada, quando teve papel fundamental para manter o Vasco na primeira divisão. O goleiro passou a ser unanimidade entre os torcedores, e não à toa. O arqueiro foi o segundo no quesito defesas difíceis na competição, além de ter pelo menos as cinco melhores.

Outro detalhe curioso foi que Léo Jardim foi o único atleta a estar em campo pelo Vasco pelas 38 rodadas. Ele ficou ameaçado de suspensão automática, com dois cartões amarelos, por quase um turno completo. O desempenho do goleiro tem se repetido em 2024, como no clássico com o Fluminense, com o destaque nas estatísticas, segundo o site SofaScore.

Léo Jardim contra o Fluminense

  • 6 defesas (!)
  • 100% bolas defendidas
  • 1 jogo sem sofrer gols
  • 1 interceptação
  • 9/10 passes certos (90%!)
  • 3/4 bolas longas certas (75%!)
  • Nota: 8.2

Nesta temporada, Léo Jardim já aparece em destaque tendo sido vazado em apenas duas das oito partidas no ano. Com isso, são seis partidas sem levar gol, feito compartilhado, entre os goleiros dos 20 clubes que estão na Série A do Campeonato Brasileiro, apenas com Anthoni, do Internacional.

Tem vaga, Dorival?

Com as credenciais citadas e analisando o cenário de goleiros, não é loucura dizer que o arqueiro vascaíno, no mínimo, tem qualidade para estar no radar de Dorival Junior para a Seleção Brasileira. A concorrência é forte quando se fala internacionalmente, mas o técnico já deixou claro que dará espaço para atletas que jogam no futebol brasileiro.

Comente

Veja também
Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.