Opinião: garotos não podem pagar o preço pelos erros da equipe principal do Vasco

O Vasco da Gama tem deixado a desejar em vários aspectos, e o menor deles é o vice da garotada do Sub-17 para o Flamengo.

Flamengo 4 x 1 Vasco pela final do Brasileiro Sub-17 2021
Flamengo 4 x 1 Vasco pela final do Brasileiro Sub-17 2021 (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Dói? Com certeza. Ainda mais por ser uma decisão contra o arquirrival em busca de um título inédito, isso depois da boa vantagem no primeiro confronto, mas é preciso saber ponderar. Não se pode descontar frustração nas pessoas erradas, no caso, meninos de 17 anos ou menos.

Caso não esteja entendendo, as últimas horas foram marcadas por debates nas redes sociais sobre o insucesso da equipe Sub-17 que, depois de vencer o jogo de ida por 3×1, em São Januário, foi derrotado por 4×1, no Raulino de Oliveira, assim deixando escapar o título do Campeonato Brasileiro da categoria.

Realmente não foi um bom jogo da garotada, mas não se pode tirar o mérito do adversário. De qualquer maneira, uma conquista não deve o pilar do trabalho nas categorias de base. É claro que ser campeão, ainda mais sobre o arquirrival, seria muito bom até para a coroar o que tem sido feito no Clube, mas não deve ser o foco.

Muitos pensarão que se trata de uma ‘passagem de pano’, mas, convenhamos, se o Vasco vencesse e comemorasse nas redes sociais, muitos reclamariam justo por ser título da base. A crítica construtiva é sempre bem-vinda, ainda mais quando o assunto são jovens em formação, e não adianta dizer que o time é fraco porque não é! Tem bons valores, casos, por exemplo, de Andrey Santos e Erick Marcus.

Eles ainda são muito jovens e com certeza estão aprendendo com esse revés. As críticas nesse sentido, porém, estão além do costume em relação à garotada, um reflexo de um contexto maior. Possivelmente, se a equipe principal não estivesse num momento tão ruim a derrota do Sub-17 nem seria tão lembrada e as críticas mais seriam mais brandas.

Não é justo que tal frustração com a realidade com o profissional seja descontado em garotos que fizeram uma grande campanha, quase foram campeões nacionais e estão entre os melhores do Brasil. Enquanto isso, o time de cima briga na parte do meio da tabela da Série B. Como diz o velho ditado, a César o que é de César.

Essa garotada é grande solução para o Vasco, seja em campo ou financeiramente. É muito precoce ‘queimar’ atletas que ainda estão em processo de formação. Eles estão num momento em que errar é um pilar importante no aprendizado, até na questão da construção do caráter. Que sejam criticados aqueles que precisam dar mais e estão devendo demais.

17 comentários
  • José Luís Fernandes Soares - 18 de agosto de 2021

    O Vasco perdeu a mentalidade vencedora, há muito tempo. Duvido que, se o placar do 1. jogo fosse 3 x 1 pro Flamengo, o Vasco seria campeão. Os times do Vasco , não sabem vencer quando o jogo significa alguma coisa. Um exemplo recente : se o time titular vencesse o Remo, estaria no G 4. O que houve ?
    Uma atuação bisonha de todo o time.

    Responder
  • Ronaldo Ferreira da Cruz Junior - 18 de agosto de 2021

    O Vasco jogou mal e perdeu pro Cruzeiro lá na semifinal em um campo ruim. No Rio em um campo bom venceu de 5. A mesma coisa ocorreu na final. O time jogou na base da bola longa e direta só q o time não corria pra frente depois de fazer a bola longa (porque já tinha a vantagem do placar do primeiro jogo), resultado: perdia a segunda bola porque sempre ficava com o Flamengo, e sofria mais ataques do flamengo. Se jogassem em um campo bom, não se livrariam da bola (com medo de perde la próximo do próprio gol). Se jogarem 10 vezes contra o Flamengo em um campo bom, certamente ganhariam mais q o adversário. Lógico q além disso o zagueiro central é fraco, o lsteral esquerdo não é muito bom defensivente, e o Icaro perdeu2 ataques limpos pela direita porque não passou a bola, mas não trocaria o elenco do Vasco pelo do Flamengo. A torcida parece q ficou idiota e não enxerga o q acontece no jogo.

    Responder
  • ROBERTO - 17 de agosto de 2021

    Quer dizer que eu posso ser esculachado na rua humilhado e os garotos não , apesar que não são mais garotos tão de sacanagem .

    Responder
    • Jorge Novaes - 17 de agosto de 2021

      A diferença na decisão ficou por conta dos goleiros.

  • Oliveira - 17 de agosto de 2021

    Ata, então não se pode fica indignado?? Veja quantas finais o Vasco perdeu para essa desgraça de Flamengo, é para ficarmos felizes????? Estão criando no Vasco o estigma de derrotado, clube desmoralizado em todos os âmbitos, torcida envergonhada e desmoralizada sem argumentos diante de fatos. Querem mesmo o apoio comecem a GANHAR, NÃO SEREM MAIS REBAIXADOS, CHEGA DE DERROTAS ACACHAPANTES E DE SEREM ETERNOS VICES.

    Responder
    • Luiz Souza Bizzi - 17 de agosto de 2021

      Tem que pagar sim é aprender que jogar contra um rival, principalmente contra o Flamengo…É OBRIGACAO FAZER UM ESFORÇO MAIOR é Se não está satisfeito vai Jogar na Puta que Pariu!!!

  • William Moraes Corrêa - 17 de agosto de 2021

    Eles estão pagando pelos próprios pecados, isso sim. Como um time entra numa final com vantagem de dois gols e acaba sendo goleado por 4×1, sem jogar absolutamente nada? É isso que o Vasco está formando, uma geração de bananas??? Atletas que parecem sentir fraqueza e vergonha quando colocam a gloriosa camisa do Vasco. Como esse elenco conseguiu chegar à final? Foi um vexame humilhante, isso sim. Faltou tudo, principalmente amor ao Vasco.

    Responder
  • Valdecir valdivino - 17 de agosto de 2021

    Esses garotos são muitos ruins , é ja estão pensando que são craques ,zagueiros, cabeça de área, ataque ridículo, São muitos ruins tem que falar a realidade, São ruins!!!!!!

    Responder
    • William - 17 de agosto de 2021

      Só não vou usar palavras chulas por educação,críticos vire a casaca,infeliz,são ruins uma ova,fizeram um golaço de falta,de calcanhar.

  • Rafael - 17 de agosto de 2021

    Um resultado que espantou até o adversário. Por parte do Vasco, houve um certo relaxamento após os 3×1. A garotada está em formação. Vamos trabalhar ciente que não deu certo hoje, mas o compromisso do ano que vem tem uma cobrança maior. Parabéns molecada. Tamos juntos!

    Responder
  • ALEX SANDRO DE OLIVEIRA - 17 de agosto de 2021

    “Essa garotada é grande solução para o Vasco, seja em campo ou financeiramente.”

    Quando leio algo assim logo após uma derrota e considerando o nível apresentado pela equipe só consigo pensar numa coisa: NÃO TEM SOLUÇÃO!!!

    Responder
    • Augusto - 17 de agosto de 2021

      Eu acho que a culpa é toda da diretoria e comissão técnica que não dão incentivo aos meninos mostra que é uma decisão tendo a vantagem,sabendo que eles não podiam entra achando que já eram campeões sapato alto tem que mostrar os meninos humildade,é o que essa nossa diretoria não mostra só roba cambada de sáfado ladrões vagabundo.

  • Todos são Fracassados ! - 17 de agosto de 2021

    Têm a mesma culpa do elenco sub 20 e do “Profissional”!

    Responder
  • Vinicius - 17 de agosto de 2021

    Esta passando o pano sim. Do outro lado tb eram jovens de 17 anos. Como pode um time entrar tão desconcenrrado, tao sem raça. Nao adianta querer sem fazer poe merecer. A Mentalidade é fraca e precisa mudar sim. Nao vi um carrinho destes meninos. Onde estava a comissao técnica wue deixou eles entrarem achando que ja estava ganho?

    Responder
  • Fernando - 17 de agosto de 2021

    Sim,mas o clube Vasco não tem uma mente vencedora,e um clube sem vontade de estar entre os melhores um clube q se perde tanto faz,clube q se fez ficar pequeno, lamentável.

    Responder
    • Ailton - 17 de agosto de 2021

      Ótimo comentário, a mente é fraca é de perdedor, tem 20 anos que o Vasco é time pequeno então esses garotos de 17 anos aínda tem mente de time pequeno que foi vice pra um time de mente grande, infelizmente a diretoria acabou com o clube Vasco da Gama

    • Carlos Tavares De Oliveira - 17 de agosto de 2021

      Os garotos são muito melhores do que o rival.o qui houve e que eles se.daicharao.abater.com ose dois primeiros gol.não fosse isso eles terão vencino. Faltou firmes a. ao treinador pra passar prós garotos.mais podem acreditar quando falta.garra e vontade.a coisa não anda.

Deixe sua opinião

Últimas notícias
18 de setembro de 2021
Vasco projeta 8 mil ingressos contra o Goiás e 11 mil diante do Coritiba; preço reduzirá

O Vasco da Gama tem o intuito de atingir os 50% de ocupação liberados pela prefeitura no jogo contra o Coritiba, pela 30ª rodada da Série B.

Castan e Graça buscam sequência em dupla antiga, mas pouco usada no Vasco

Zagueiros mais antigos do elenco do Vasco da Gama, Leandro Castan e Ricardo Graça jogaram juntos poucas vezes ao longo dos anos.

Presidente do Fluminense cita caos político no Vasco em comentário sobre voto online

Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, colocou a situação política do Vasco da Gama nos últimos anos como um exemplo a não ser seguido.

Nenê celebra reestreia pelo Vasco e destaca participação em gol: ‘Muito feliz’

O meio-campista do Vasco da Gama, Nenê, teve uma boa reestreia e se mostrou muito satisfeito em ter participado do gol diante do CRB.

Luxemburgo cumprirá suspensão e Cruzeiro será comandado do Belletti contra o Vasco

O técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, foi expulso contra o Operário-PR e não vai reencontrar o Vasco da Gama neste domingo.

17 de setembro de 2021
Título, acesso e rebaixamento: as probabilidades do Vasco na Série B

O Vasco da Gama diminuiu as chances de acesso e título com o empate diante do Brasil de Pelotas, pela 24ª rodada da Série B.

Leven detona gestão por disponibilizar apenas mil ingressos no domingo: ‘Burros!’

Decisão da diretoria do Vasco da Gama de levar somente mil torcedores para o jogo contra o Cruzeiro revoltou Leven Siano.

Saiba como será a venda de ingressos para o jogo entre Vasco x Cruzeiro

Veja todos os detalhes que cercam a venda de ingressos e os requisitos necessários para estar em São Januário no jogo contra o Cruzeiro.

Ingresso de Vasco x Cruzeiro custará R$ 250 e será apenas para sócios; Osório explica

O Vasco da Gama deve aumentar a carga de ingressos para os jogos posteriores e ainda reduzir o preço visando maior presença de torcedores.

Presidente do Fluminense explica saída de Nenê: ‘Todas as partes ficaram felizes’

Segundo Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, o meio-campista Nenê pediu um vínculo mais longo, o que o Vasco da Gama queria oferecer.

Veja mais notícias