Opinião: Barbieri acerta na tática, mas erra na escalação contra o Flamengo

Maurício Barbieri tentou preservar Alex Teixeira de maiores obrigações defensivas, mas acabou errando na escalação do Vasco.

Maurício Barbieri orientado o time contra o Flamengo
Maurício Barbieri orientado o time contra o Flamengo (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco perdeu para o Flamengo, resultado normal em um clássico entre as duas equipes e com a diferença de investimento que ainda existe entre elas. Mas o técnico Maurício Barbieri fez questão de chamar uma responsabilidade extra para si: oito dias depois de vencer o adversário, em vez de repetir a escalação, mudou o time.

Se vencesse o clássico, ganharia muitos pontos. Como perdeu, a pergunta inevitável foi: por que mexer no time que ganhou? A mudança teve a melhor das intenções.

Barbieri quis preservar Alex Teixeira de maiores obrigações defensivas. Aproximá-lo da grande área e de Pedro Raul. Perfeito. O camisa 7 tem no oportunismo dentro da área uma virtude e já mostrou que rende muito pouco quando é deslocado demais para o ataque pela esquerda. E o camisa 9 sofreu com isolamento em alguns momentos na primeira vez que encarou o Flamengo.

A medida se mostrou tão acertada que foi numa trama combinada entre os dois atacantes que Teixeira fez o segundo gol do Vasco no clássico. Aparecendo para cabecear dentro da área rubro-negra.

O problema foi a construção que Barbieri encontrou para isso. Recuou Andrey Santos para fazer o papel de primeiro volante e escalou Galarza para completar uma segunda linha de quatro, à frente da linha defensiva.

O meia paraguaio não deu conta do nível do jogo, mas isso não foi o pior. O recuo de Andrey Santos para jogar como primeiro volante dá a sensação de que o jogador está sendo subaproveitado. Andrey até consegue ser esse homem mais postado à frente da defesa, mas ele acaba perdendo demais uma virtude enorme: a capacidade de entrar na área adversária e fazer gols.

Rodrigo marcou bem os jogadores do Flamengo na partida pela Taça Guanabara e sua ausência abriu caminho para o Flamengo criar as jogadas mais pelo meio de campo, onde o time de Vítor Pereira, por questões de virtudes individuais, cria melhor. Deu no que deu.

Fonte: O Globo

1 comentário
  • Responder

    Barbiere pode ter seus valores, mas mostra falta de experiência e, mostrou isto no jogo de ontem ,evidente que o adversário tem mais qualificação na individualidade de seus atletas , si há culpabilidade pela derrota de ontem ,isto cabe primeiramente ao treinador , não seguiu a máxima que time que ganha ,não si mexe ,ele não podia ter aberto mão de Rodrigo que vinha povoando nossa intermediária ,no primeiro gol do time da Gávea o autor estava livre para chutar e, foram muitas as bolas ganha em nossa intermediária ,Alex Teixeira e Gabriel Pet ,voltando para buscar jogo porque Jair ,ainda não disse o que veio fazer ,não está sendo aquele jogador que vimos no Atlético ,ele fica sumido em campo ,não dá sequencia as jogadas sobrecarregando assim os dois atacantes .O pior de Barbiere é que ele não vê isto ,insiste em sua escalação e mantendo quase até o fim do jogo .Para o jogo de ontem ,si tivesse que mudar o time ,escalaria Barros e Rodrigo e liberaria Andrei Santos para encostar no Alex e manter Pedro Raul avançado e, não na função de vir buscar a bola .Ontem deu saudades do Miranda .

Comente

Veja também
Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Torcedores do Vasco detonam Carille e João Victor após derrota para o Ceará

Torcida do Vasco da Gama ficou na bronca com o técnico Fábio Carille e com o zagueiro João Victor depois do revés diante do Ceará.

Carille reclama da saída de bola do Vasco e cobra agilidade dos meias

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille empilhou queixas ao time na derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Sport

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram pelo Brasileiro, no último sábado (12), para quase 16 mil torcedores em São Januário.