Opinião: atuação pífia na decisão da Taça Rio precisa ligar sinal de alerta no Vasco

Às vésperas da Série B, o Vasco da Gama conquistou a Taça Rio com atuação muito fraca diante do Botafogo, adversário na competição.

Ricardo Graça durante o jogo contra o Botafogo
Ricardo Graça durante o jogo contra o Botafogo (Foto: Divulgação/Vitor Silva)

Os números são bons, a conquista da Taça Rio, digamos, interessante. Entretanto, o Vasco da Gama, ainda não está preparado para o grande desafio quem tem pela frente na temporada: a Série B.

Pelo que se viu nos dois jogos da decisão da Taça Rio contra o Botafogo, destaque para o segundo, foi um Vasco ainda muito fragilizado diante de um adversário que vai encontrar ao longo da competição.

No primeiro caso, apesar da má atuação, ainda conseguiu vencer por 1×0, gol do sempre preciso Germán Cano, aproveitando de uma falha defensiva. O problema é que, no segundo, jogando em São Januário, o Gigante quase passou vergonha.

A atuação conseguiu ser muito pior. A equipe de Marcelo Cabo foi engolida pelo Botafogo, que nem estava jogando bem. O time estava entregue em campo, isso no último teste antes da Série B.

Tudo bem que não estava em jogo algo tão importante, por todo o contexto que envolvia a disputa da Taça Rio, mas o mínimo que se espera dos jogadores é que se entreguem todas as vezes que estiverem vestindo essa camisa, não é mesmo?

Isso se a desculpa for o desinteresse na partida. Se for apostar que o problema é algo mais além, é motivo de preocupação. Quando está completo, o Vasco consegue entregar um futebol interessante, mas uma simples ausência já muda quase tudo.

Meio de campo

Nota-se isso, por exemplo, em relação ao meio de campo. Quando Marquinhos Gabriel joga, a equipe tem uma melhora considerável no setor de criação, sendo que suas atuações têm sido boas até aqui. Porém, quando não está, o que tem sido recorrente, a coisa desanda.

Em entrevista recente, perguntado sobre a carência no setor de criação, o diretor executivo Alexandre Pássaro indicou que não se trata de uma prioridade na busca ao mercado. Para ele, Morato consegue fazer bem essa função, mesmo sendo um jogador de lado de campo, o que não se provou na decisão da Taça Rio.

– Estamos sempre abertos ao mercado. A questão da posição de meia já respondi. Sem o Marquinhos pode jogar o Morato. Foi assim contra o Botafogo. Não foi uma partida vistosa por vários motivos, como o gramado – disse o dirigente, antes do segundo jogo da decisão.

Zaga

Outro setor que o Vasco precisa de reforço é a defesa. Não é de hoje que o setor defensivo tem dado trabalho, principalmente quando o assunto é jogo aéreo. Não tem essa de desfalque. Todas as opções testadas até não conseguiram dar conta do recado. Se não reforçar a posição será um ‘Deus nos acuda’ na Série B.

A ‘murcha’ Taça Rio e a estreia na Série B

O Vasco perdeu por 1×0 para o Botafogo no tempo normal, mas a decisão foi para os pênaltis, onde brilhou a estrela de Vanderlei. Não há o que se comemorar e vai ser preciso muito trabalho durante a semana para amenizar esse erros. A estreia na Série B será na manhã deste sábado (29), às 11h, contra o Operário, em São Januário.

Mais sobre:Taça Rio
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    O Vasco jogou mal os 2 jogos da final. Atuações super preocupantes. E o Marcelo Cabo já tá querendo ficar mascarado, não aceitando a colação dos jornalistas nas entrevistas coletivas. Já vi esse filme. Não aceita críticas pra não encarar a realidade.
    Aliás foram os 2 piores jogos que assisti do Vasco nos últimos anos. Foram 2 jogos sem criar naaaaaada. Vejam os melhores momentos! Se é que existiram. Preocupante isso!

    SV

  • Responder

    O final da matéria foi perfeito: Não temos nada a comemorar…
    As análises sobre o jogo e M Gabriel, já havíamos citado em outro comentário. Faltou dizer que confiar o meio campo de criação a Morato (não tem perfil para a função), Galarza e Andrei (são bons em desarmes e as vezes acertam um passe final, mas “criação de jogadas” não é a deles) é no mínimo uma temeridade. A zaga precisa melhorar muito, especialmente por cima (quem mais tem atuado nessas jogadas defensivas é o Leo Matos e os meias, em especial o Bruno). Repito aqui, o Vasco só não levou gol em um dos 17 jogos que fez na temporada. O sistema defensivo tem que melhorar muito…

  • Responder

    Time Fedorento!!! Fraco!!! Não sobe para série A.

Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.