Opinião: a torcida do Vasco tem o direito de ser chata

Todos os dias, torcedores são inferiorizados por 'especialistas' ao cobrarem um Vasco da Gama minimamente decente para 2023.

Torcida do Vasco no jogo contra o Criciúma
Torcida do Vasco em jogo contra o Criciúma pela Série B 2022 (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Desde o término da temporada, a torcida do Vasco da Gama tem se dividido entre os pacientes e os impacientes com a SAF. De um lado, estão aqueles que confiam que a chegada da 777 Partners, com seus executivos de futebol, trará ao Gigante dinheiro e profissionalismo.

Enquanto isso, de outro, estão os vascaínos que podem até acreditar numa melhoria com a SAF, mas querem o resultado de imediato ou pelo menos a indicação de que o futuro do Gigante será melhor. Quem está certo? Errado? Seria muita presunção e até arrogância chegar aqui e cravar isso.

O ponto é que os torcedores podem escolher o lado que quiserem, mas uma coisa é certeza: os ditos ‘chatos’ estão no direto. Principalmente nas redes sociais, esse tipo de torcedor é taxado de ser do contra, que torce para dar errado, impaciente e até de que não entende nada de como funcionam os bastidores do futebol. Será que os ditos ‘pacientes’ são especialistas? Cabe a reflexão.

É importante considerar o contexto em que o Cruzmaltino vive. Como se não bastassem os anos longe de brigar por títulos, recentemente o Vasco foi rebaixado à Série B, e não conseguiu o retorno no ano seguinte, ficando no meio de tabela da segunda divisão. No outro ano até subiu, mas precisou da última vaga e esteve com o acesso em risco até o último instante.

Se um viajante no tempo voltasse para 2000 e contasse a situação do Vasco hoje em dia, será que alguém acreditaria? Dificilmente. Péssimas gestões, times horrorosos e resultados piores ainda, com direito a vexames, passaram a fazer parte do dia a dia do vascaíno. Dá até saudade dos tempos em que a brincadeira dos rivais era sobre o Vasco ser vice. Inclusive, hoje em dia muitos nem brincam mais. Já perdeu a graça.

O Gigante precisa ser sério para ser levado a sério. Então, sim, o vascaíno tem motivos de sobra para ser chato, exigente e ranzinza. É muita falta de respeito, principalmente dos tuiteiros de plantão, supostos especialistas em scout, administração futebolística e afins, quando ironizam e diminuem as críticas alheias. Todos estão no mesmo barco, uns se preocupam mais e outros menos.

Dói tanto ver seu dirigente de estimação ser criticado? Será que o próprio se importa tanto ou chega a ficar sabendo? A crítica de fulano impacta no planejamento da SAF para a próxima temporada? Se a resposta for sim, mora aí um grande problema nesse ponto. A hora de cobrar e ser exigente é agora, no começo da jornada.

Não adianta nada gravar vídeo com raivinha depois para ganhar likes. Competição, não importa qual seja, não é laboratório. Envolve história, rivalidade e conta para a sequência da temporada. Quantos técnicos são demitidos ainda no Estadual? Se for esperar o Campeonato Brasileiro para fechar o time vai dar tempo de entrosar? Fica o questionamento. No mais, é esperar e torcer para que não se repitam os velhos erros.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
11 comentários
  • Responder

    MEU DEUS! É RIDÍCULO VER TORCEDOR QUE REALMENTE SABE COMO O FUTEBOL ESTÁ HOJE! QUEREM O VASCO CONTRATANDO 10 JOGADORES POR MÊS! DEIXEM DE SER ALIENADOS! A DIRETORIA TÁ FAZENDO O CERTO! PROCURANDO JOGADOR BOM, VIÁVEL PRO CLUBE! NÃO VAI FAZER A MESMA MERD4 DE CONTRATAR 15 JOGADORES NO ANO, E NENHUM CONRRESPONDER! É QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE! PEDRO RAÚL É UM EXEMPLO! COM CERTEZA TÁ NO TOP 3 DE CAMISA 9 DO CAMPEONATO BRASILEIRO! PAREM DE RECLAMAR! BRASILEIRO SÓ COMEÇA EM ABRIL! ESTAMOS EM DEZEMBRO!
    A TORCIDA QUER GANHAR UM CARIOQUINHA OU FAZER UM BRASILEIRO EM ALTO NÍVEL?
    DEIXEM DE SER ALIENADOS POR JORNALISTAS QUE FALAM MAL DO NOSSO VASCO!!

  • Responder

    A torcida tem o direito de cobrar sim,pois o time é da torcida pois sem torcida,nenhum time existe.E a torcida levou o time em todas as partidas e o Vasco,tem torcedores em todo o Brasil

  • Responder

    A torcida tem todo direito de cobrar, quando foi pra virar saf eram tantas promessas, um mês e meio depois do final do campeonato dizem que contrataram dois jogadores

  • Responder

    A imprensa lixo e INÚTIL juntamente com essa diretoria de merda ainda acham que os torcedores estão errados em cobrar no mínimo um time competitivo que não envergonha os Vascaínos. Chegaram com um discurso pra iludir os torcedores agora aguentam que vai vir cobrança.

  • Responder

    Nós torcedores vamos cobrar..

  • Responder

    777 vocês são a pior coisa que surgiu em São Januário enganadores não vamos ajudar vocês em nadà a continuar assim nois torcedores não vamos apoiar em nada rincipalmente este técnico inexperiente. Francamente 777 vocês sao

  • Responder

    A questão toda não é a inquietação e sim a morosidade nas contratações, as mentiras onde prometeram e até agora não está acontecendo, com contratações no mínimo de um bom nível técnico e não e isso que está ocorrendo.
    contrataram jogador refugo do Bahia, as conversas e interesses em jogadores medíocres tecnicamente. Não tem time pra jogar uma pelada. Isso é profissionalismo. Isso é enganação, isso tudo é uma mentira. a torcida também tem que se manifestar, afinal de contas, o Clube de Regatas Vasco da Gama é da torcida, e do povo é não de picaretas.

  • Responder

    Quem vai ter paciência com quem chegou falando em time pra jogar na prateleira de cima , e agora do atletas série C, chega de sacanagem

  • Responder

    A torcida do Vasco tem todo direito de cobrar ou “ser chata”, afinal de contas o clube é gigantesco, e os seus dirigentes precisam tratá-lo com respeito e de acordo com a sua grandeza. A imprensa tendenciosa torce pra determinado time e não tem isenção de falar nada sobre o comportamento da torcida do Vasco

  • Responder

    O pior de tudo, foram as infinitas promessas de jogadores que fizeram e por enquanto ainda nada.

    • Pelo que vi o elenco do Vasco hoje tem 20 jogadores da base

Comente

Veja também
Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.