Opinião: a culpa é do 3-5-2 ou o esquema certo caiu em mãos erradas?

Adotado por Ricardo Sá Pinto, o 3-5-2 tem sido alvo de críticas da torcida, até por conta dos resultados, mas a culpa é mesmo do esquema?

Ricardo Sá Pinto contra o Defensa y Justicia
Ricardo Sá Pinto contra o Defensa y Justicia (Foto: Bruna Prado/AFP)

É inegável que o desempenho de Ricardo Sá Pinto no comando do Vasco da Gama é muito abaixo do esperado. Em 12 jogos à frente do Gigante da Colina, são cinco derrotas, cinco empates e apenas duas vitórias.

A eliminação da Copa Sul-Americana na última quinta-feira (03), para o Defensa y Justicia-ARG, bem como as duas goleadas sofridas recentemente no Campeonato Brasileiro (4×1 contra o Ceará, em São Januário, e 4×0 para o Grêmio, na Arena), deixaram o treinador em péssimos lençóis, sendo até difícil de entender como o mesmo conseguiu se manter no cargo.

E uma das principais queixas sobre o trabalho do técnico português, certamente, é a respeito do esquema tático escolhido. O 3-5-2 adotado pelo comandante cruzmaltino não caiu nas graças da torcida, que o considera defensivo. Mas será que esse é realmente o problema?

Voltando um pouco mais no tempo, a vontade dos torcedores sempre foi ver a dupla de zaga do Vasco sendo formada por Ricardo Graça e Leandro Castan (mesmo sendo dois jogadores canhotos). E o desejo foi atendido assim que Ramon Menezes assumiu a equipe, ainda no Campeonato Carioca, com os ambos se firmando.

Acontece que, pouco tempo depois, o promissor Miranda recebeu oportunidades e, com boas atuações, acabou gerando aquele tipo de dúvida que todo treinador gosta de ter. Sendo assim, isto é, três zagueiros de qualidade, por que não testá-los juntos?!

E foi isso que Sá Pinto priorizou assim que assumiu a equipe, com Miranda pela direita, Castan na sobra e Graça pela esquerda, alterações que a torcida pedia nas alas e dupla de volantes que ambos sabem marcar e jogar. A ideia, no entanto, vistosa na teoria, não vem funcionando bem na prática. Mas seria isso culpa do esquema em si, do mau momento do time como um todo ou da falta de qualidade do treinador? Para este que vos escreve, trata-se de uma mescla da segunda com a terceira opções.

Embora o 3-5-2 não seja um sistema de jogo tão utilizando atualmente, não dá para deixar de lembrar que a Seleção venceu a Copa do Mundo de 2002 com este esquema e apresentando um eficiente repertório ofensivo, bem como o São Paulo foi soberano no futebol sul-americano entre 2005 e 2008 atuando muitas vezes dessa forma, sendo campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de tricampeão brasileiro nesse período.

A questão é que, diferentemente dessas equipes supracitadas, o Vasco, tirando o ótimo Germán Cano e o sempre regular Martín Benítez, não dispõe de peças ofensivas capazes de desequilibrar as partidas, fazendo pesar os problemas defensivos, que não conseguem ser sanados por Ricardo Sá Pinto.

A ideia de atuar com três zagueiros, com Miranda e Ricardo Graça iniciando as jogadas, é interessante. O problema é o péssimo momento vivido pelo Vasco como um todo, inclusive fora de campo. Além disso, embora tenha sido o entusiasta do sistema, Sá Pinto vai se mostrando, ao menos até aqui, um treinador muito mais motivador do que especialista tático. É provável que o esquema certo tenha caído em mãos erradas…

9 comentários
  • * - 11 de dezembro de 2020

    O esquema pode até não ser o ideal. Mas vamos e convenhamos, que culpa tem Sá Pinto pela falta de competencia dos fracos jogadores. Técnico não perde gol feito como o que aconteceu com o fraquíssimo Ribamar e outros perebas do elenco. Ainda bem que tem Cano, esse sabe fazer gol, Martin Benitez é outro que joga porque sabe o que fazer com a bola, é craque, pena que essa diretoria de B…. vai perder o cara, É uma lástima ver o vasco jogar hoje, Os velhos tempos não voltam mais com Roberto Dinamite, Ramon Menezes, Romário, Edmundo, Juninho Pernambuco, Juninho Paulista, Mauro Galvão, Luizão e muitos e muitos craques que jogavam de verdade, sabiam o que fazer com a bola. Saudades do zagueiro zagueiro Odvan um grande xerife. Triste é ver esse cenário e não ver ninguém que assuma o Vasco e devolva a alegria de ser vascaíno. Marden Góes

    Responder
  • Damaceno10 - 11 de dezembro de 2020

    O time do Vasco é limitado demais , tem que jogar no 4-4-2 pra precionar o adversário e ter volume ofensivo , e recuar as linhas trazendo os ataques ao meio campo quando necessitar . Não adiantar jogar com 5 atrás e não ter volume ofensivo , o time em 2hrs só consegue dá uns 3 a 4 chutes no gol do adversário é ridículo . Esse FDP do Sá Pinto que inventa moda num time limitado !!!!

    Responder
  • Edivaldo Lopes - 11 de dezembro de 2020

    Esquema errado não dar certo como não esta dando certo
    O esquema tático de hoje é marcação na saída de bola do adversário com dois atacantes não tem como que

    Responder
  • BJunior - 10 de dezembro de 2020

    Com os jogadores jogando com garra, esse esquema tático dará certo. SV ?

    Responder
  • PAULO VICTOR VIEIRA DA SILVA - 10 de dezembro de 2020

    Como 2 atacantes? quais desses 2 zagueiros? Eu insistiria em Marcelo Alves e Jadson. Agora, 2 atacantes com esse Vasco pobre de jogadores fica difícil

    Responder
  • Carlos Tavares De Oliveira - 5 de dezembro de 2020

    Pra que comentar todos os torcedores sócios da as suas opiniões não adianta nada…nada muda continua a mesma coisa oásis sócios torcedores e que mantém o clube si nos não quisermos mais colaborar com o clube o qui o presidente vai fazer vai ficar em apuros porque insistir com jogadores que não tem a mínima condição de vestir a camisa do vasco os torcedores estão a um pouquinho mais pra chutarem o balde e mandar este time de medíocres cata comunhões lá nas arabias

    Responder
  • Vagner - 5 de dezembro de 2020

    Tanto Ricardo Graça quanto Miranda são fraquíssimos, jogam nada.

    Responder
    • olindo serra - 5 de dezembro de 2020

      Uma equipe que só perde e, principalmente, na situação do Vasco, tem que jogar o mais simples; GOLEIRO, 2 LATERAIS, 2 ZAGUEIROS, 2 VOLANTES (de marcação) UM MEIA e 2 ATACANTES !! Se, no contrôle do jogo, AVANÇA as linhas, quando ATACADO recua !! Elementar isso !!!

    • WILLIAM - 11 de dezembro de 2020

      Quem joga é o Bostán né, cara botinudo, sem velocidade, impulsão e truculento, fora que NÃO consegue dar um passe a mais de 3m, preste atenção qdo ele tem que fazer um oasse dele, nem posicionar o corpo perfeitamnete consegue, fraquíssimo, sempre foi. FORA CÁSTAN e sua turma de desenho animado.

Deixe sua opinião

Últimas notícias
26 de setembro de 2021
Vasco termina 26ª rodada da Série B a 7 pontos do G4

Com os resultados da 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama está a sete pontos do G4.

Fernando Diniz exalta experiência de Nenê e clima do vestiário após vitória vascaína

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz elogiou Nenê e falou sobre o clima no vestiário após vitória sobre o Brusque.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Goiás

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Goiás nesta segunda-feira, em São Januário, pela Série B do Brasileiro.

25 de setembro de 2021
Presidente do Fortaleza exalta o Vasco: ‘Continua sendo gigante e talvez volte maior’

Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, exalta grandeza do Vasco da Gama e afirma que talvez o time volte mais forte para a Série A.

Diniz evita falar do VAR e explica ajustes após expulsão de Léo Matos

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz, evita falar sobre atuação do VAR e explica alterações na equipe após a expulsão de Léo Matos.

Nenê veste camisa da Força Jovem e agradece pelo carinho; assista

Meia do Vasco da Gama, Nenê, grava vídeo com a camisa da torcida organizada Força Jovem e agradece o carinho dos torcedores.

Padre Julinho vira meme entre vascaínos, que fazem doações à sua paróquia

Padre Julinho, que benzeu o estádio do Vasco da Gama, virou meme e recebeu doações via Pix após vitória da equipe contra o Brusque.

Vasco empata com o Flamengo pela Taça Guanabara Sub-17; Sub-15 perde

Sub-17 do Vasco da Gama empata com o Flamengo pela Taça Guanabara, e o Sub-15 é derrotado na mesma competição.

Título, acesso e rebaixamento: as probabilidades do Vasco na Série B

O Vasco da Gama diminuiu as chances de acesso e título com o empate diante do Brasil de Pelotas, pela 24ª rodada da Série B.

‘Sai do gol caralh@’, disparou Castan para Vanderlei durante o jogo contra o Brusque

O zagueiro do Vasco da Gama, Leandro Castan, não ficou satisfeito com a decisão de Vanderlei em não sair do gol em lance no primeiro tempo.

Veja mais notícias