O Vasco pode render mais? Grafite, Lédio e Pedrinho acham que sim, mas ponderam

Os comentarista concordam que o Vasco da Gama pode sim render mais, mas cada um pontuou algo diferente sobre essa questão.

Pedrinho em participação no programa Seleção SporTV
Pedrinho no programa Seleção Sportv

Por sua grandeza, a expectativa da torcida, ainda mais se tratando de Série, é ver o Vasco da Gama sempre vencendo e, mais que isso, convencendo. Entretanto, a equipe vascaína tem encontrado muita dificuldade de conciliar as duas coisas, às sem nenhum.

O Gigante venceu seus dois últimos, contra Vitória e Vila Nova, ambos por 1×0, só que ainda ficou um gostinho de ‘quero mais’ para muitos vascaínos. As atuações e a postura do Vasco em campo ainda incomoda e não é apenas quando o assunto são os torcedores.

Na saída de campo depois de vencer os goianos, Miranda demonstrou não estar satisfeito com o que a equipe vem mostrando. O zagueiro disse que é preciso se impor quando joga em casa, analisando que o time abaixou as linhas no segundo tempo, quando já vencia por 1×0.

– Meio difícil falar isso que resultado é que importa. Eu acho que dentro de casa a gente tem que se impor mais. No segundo tempo, a gente abaixou toda a linha e deitou em cima do 1 a 0. A gente tem que mudar essa postura um pouco dentro de campo.

Diante da declaração de Miranda, o site Globo Esporte ouvi os seus comentaristas para saber o que esperar do Vasco, casos do ex-atacante Grafite, Lédio Carmona e o ídolo Pedrinho. Em comum, os três concordam que o Gigante tem condições de melhor, mas fizeram ponderações.

Grafite

O Vasco pode jogar melhor desde que os jogadores entendam a percepção do treinador. Não sei se o Vasco tem variação de esquema tático para às vezes jogar por dentro com os meias e às vezes jogar pelos lados com os alas. Isso vai muito do jogador, e a Série B é complicada. Vasco tem vários jogadores de Série A. Michel, Marquinhos Gabriel, Galarza. Eles não têm característica de Série B. Série B é pegada, imposição física.

O Vasco tem o Jabá, que gosta do contato. Ele, sim, é jogador de Série B, não que ele não jogue a Série A. Mas ele vai para o contato, vai para a porrada, e o Vasco precisa disso. Para ganhar a Série B tem que ter jogador de Série B. Não é que o jogador de Série B não jogue a Série A. É que consegue ter as características de força física, certa técnica e de jogar para frente. Não tem segredo na Série B. E tem também falta de treinamento. Como que ele vai passar o que quer só na resenha?

Pela qualidade dos caras que o Vasco tem no meio-campo, o time tinha que jogar mais, mas entendo que o Lisca ainda não conseguiu treinar. O Lisca tinha um meio-campo leve no América-MG, mas eles iam para o contato e corriam os 90 minutos. E o Vasco não aguenta os 90 minutos. Qualidade para jogar melhor o Vasco tem, mas tem que desenvolver mais.

Lédio Carmona

Acho que são duas etapas. O Lisca tem seis jogos, pegou um time meio oscilante e agora está jogando pelos resultados, ganhando os jogos e deixando o Vasco lá no alto da tabela. Esse era o primeiro passo: recuperar os resultados, entrar de vez na disputa das quatro primeiras posições e mostrar que é protagonista.

O próximo passo é esse que o Miranda reclama: jogar bem. Ter sequência, ser convincente e jogar um bom futebol. Dá para o Vasco, com esse elenco, jogar um futebol melhor. Mas também está tendo muitos problemas. Já não teve o Morato, que me parece ser titular ao lado do Léo Jabá. Cano estava suspenso, o Castan já não vai jogar a próxima. Bruno Gomes tinha virado titular e já se machucou.

Eu acho que o Vasco precisava de mais um meia para rivalizar com Sarrafiore e Marquinhos Gabriel. Acho que é uma posição crítica ainda. Quando ele tiver o elenco completo e pelo menos com mais um meia, vamos poder exigir um futebol melhor. Mas acho que esse é o próximo degrau, é o próximo avanço do time. Primeiro era preciso voltar ao campeonato e dizer: ‘Estamos disputando de verdade o campeonato e queremos subir’. O Vasco já mandou esse recado, ganhou três dos quatro jogos com o Lisca na Série B.

Já que faltam duas rodadas para o fim do primeiro turno, está na hora desse próximo passo de jogar bem. Tudo bem que tem os desfalques, mas, para se estabelecer no G-4, você vai precisar de um algo mais. É jogar melhor, ser mais convincente, mais protagonista e mais intenso. E de fato assustar dentro de casa. Acho que com o público de volta aos estádios a partir de setembro essa adrenalina vai voltar a subir.

Pedrinho

Falando diretamente do Vasco e não do Lisca pelo pouco tempo, eu acho que o Vasco pode jogar melhor, sim. Não tem um elenco ruim para a Série B, tem jogadores que podem crescer um pouco mais tecnicamente. Acho que a ideia de jogo propicia que a individualidade apareça na hora certa. A gente tem um grande exemplo disso que é o Audax do Fernando Diniz, que passou por cima de todos os grandes naquele Campeonato Paulista com uma ideia de jogo que para a época era surpresa, tanto que o levou à final do estadual.

Depois obviamente todo mundo foi evoluindo através dessa ideia dele, com muitas equipes exercendo a mesma ideia e neutralizando o jogo dele. Mas acho que o Vasco pode jogar melhor e tem tudo para jogar melhor através do Lisca. Tem tudo para melhorar a forma coletiva de se jogar. E, com isso, a individualidade aparece na hora certa.

Não sou a favor de muitos treinadores que falam que o importante é fazer ponto e não jogar bonito. Não acredito no “jogar bonito” porque não vejo nenhuma equipe no Brasil jogando bonito, eu vejo equipes que têm uma ideia de jogo bem efetiva e que não precisam ficar torcendo para o adversário que tem domínio do jogo errar chute, errar cruzamento e errar tudo para ele numa bola ganhar. Isso é torcer para o acaso dar certo muitas vezes, não é efetividade. Vejo potencial para que o Vasco cresça porque tem qualidade para isso e individualmente também. E não está na conta do Lisca.

G4

O primeiro objetivo do Vasco, obviamente, é conseguir vitórias. É com pontos que o Gigante vai conseguir o grande objetivo, que é o retorno à Série A. No momento, o Vasco aparece na porta do G4, em sexto com 28 pontos, somente um a menos que o Sampaio Corrêa, quarto colocado, com 29.

Comente

Veja também
Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Vasco procura novo técnico; veja opções livres no mercado

Rafael Paiva não seguirá no comando do Vasco e a diretoria já está em busca de um novo técnico para a temporada de 2025.

Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Sair da versão mobile