“O Vasco é o time da virada”: relembre o histórico jogo contra o Palmeiras, na final da Mercosul de 2000

Por esse motivo, os torcedores vascaínos não costumam se dar por vencidos e sempre acreditam na recuperação do time.

A histórica virada do Século
A histórica virada do Século

Após uma virada fundamental contra o Operário-PR, o lema “O Vasco é o time da virada” voltou mais forte do que nunca. Ao longo de sua história, o Cruz-Maltino eternizou partidas em que precisou reverter placares adversos. Por esse motivo, os vascaínos não costumam se dar por vencidos e sempre acreditam na recuperação do time. Se você também aposta no sucesso do Vasco, aproveite o bet365 app para dar seus palpites e desfrutar do universo do entretenimento esportivo.

Umas das viradas mais espetaculares do futebol foi protagonizada justamente pelo Vasco. No dia 20 de dezembro de 2000, o Cruz-Maltino realizou o terceiro e último jogo da final da Copa Mercosul, contra o Palmeiras. Nos dois anteriores, uma vitória para cada lado.

A decisão, então, ficara para o antigo Parque Antártica. O Vasco, à época, tinha uma verdadeira seleção, com jogadores como Romário, Pedrinho, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Helton e Viola. O Palmeiras, por outro lado, havia encerrado a parceria com a Parmalat, mas ainda conservava peças importantes e uma mentalidade vitoriosa.

O embate, portanto, havia de ser duríssimo – e foi. O Palmeiras saiu na frente aos 36 minutos do primeiro tempo com um gol de pênalti de Arce. Júnior Baiano colocara a mão na bola, dentro da área, após cobrança de escanteio. O juiz marcou a penalidade, e o paraguaio chutou forte, quase no meio do gol, para pôr o Verdão à frente no marcador.

Se começar perdendo, na casa do adversário, parecia ruim, o cenário ficou muito pior. Logo após o Vasco ter dado a saída, o Palmeiras roubou a bola e partiu em contra-ataque. Helton defendeu um chute de Tuta, mas no rebote Magrão ampliou o placar, de cabeça. Tudo isso aconteceu ainda aos 36 minutos.

No fim da primeira etapa, aos 45 minutos, Tuta recebeu a bola na entrada da grande área e anotou mais um para o Verdão: 3 a 0. Com isso, o título parecia definido. Mas o lema “O Vasco é o time da virada” não foi criado à toa.

Veio o segundo tempo e com ele uma das reações mais impressionantes da história do futebol. Aos 14 minutos, Juninho Paulista sofreu pênalti, que foi convertido por Romário. Era o início da recuperação.

Pouco tempo depois, novamente Juninho Paulista, em grande jogada, foi derrubado dentro da área. Romário ajeitou a bola e bateu no canto direito de Sérgio, que pulou para o outro lado: 3 a 2, e a confiança do Vasco só crescia.

No entanto, o Cruz-Maltino recebeu um balde de água fria aos 32 minutos, quando Júnior Baiano foi expulso após uma entrada dura em Flávio. O lance parecia que frearia o ímpeto vascaíno. Acontece que o Vasco é o time da virada e não iria desistir na metade do caminho.

Aos 40 minutos, após um chute de Romário desviar na zaga palmeirense, a bola sobrou para Juninho Paulista, que, de esquerda, empatou o placar. Sete minutos depois, aconteceu exatamente o contrário. Um chute de Juninho desviou em um jogador do Verdão, e a bola caiu nos pés de Romário, que não perdoou. O quarto gol selava uma virada inesquecível e garantia ao Vasco seu primeiro título da Copa Mercosul.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
David em ação pelo Vasco contra o Athletico
Com início de Brasileiro pior que em 2023, Vasco busca técnico para evitar novo drama

Vasco da Gama corre contra o tempo para anunciar um novo treinador e se recuperar no Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura em ação pelo Vasco contra o Athletico
Expulsão de Hugo Moura atrapalha, mas Vasco já era dominado com 11 em campo

Vasco da Gama teve pouco poder de fogo contra o Athletico-PR, mesmo quando estava com 11 jogadores em campo.

Zinho
Zinho aponta técnico com perfil ideal para comandar o Vasco

Zinho sugeriu nome que seria ideal assumir o comando do Vasco neste momento difícil que o Clube vive na temporada.

PC Oliveira comentarista do Grupo Globo
PC Oliveira vê lance para expulsão de zagueiro do Athletico em disputa com Vegetti

Comentarista de arbitragem analisou os lances polêmicos da derrota do Vasco da Gama para o Athletico-PR, pelo Brasileiro.

Hugo Moura em ação pelo Vasco contra o Athletico
Atuação diante do Athletico escancara a realidade do Vasco dentro e fora de campo

Sob o comando da 777 Partners, o Vasco da Gama vive um monto conturbado e desorganizado no ambiente do futebol.