O Vasco é Meu: programa vive marasmo

"O Vasco é Meu" vive este ano fase de marasmo quase tão grande quanto a do time nos gramados do Brasil.

Entre o sonho dos 100 mil associados e a realidade dez vezes menor, o Vasco ainda espera pelo pote de ouro no fim do arco-íris chamado sócio-torcedor. Lançado em maio de 2009 e sucesso durante a campanha vitoriosa na Segunda Divisão, o programa “O Vasco é Meu” vive este ano fase de marasmo quase tão grande quanto a do time nos gramados do Brasil.

O Vasco é meu

Ruim para a diretoria de Roberto Dinamite, que perde eleitores em potencial para as próximas eleições, pior para os cofres do clube.

Atualmente, o quadro de sócios rende aproximadamente R$ 450 mil por mês, sendo que 15% vão para a empresa terceirizada que o administra. Depois do “boom” de cadastros logo após o lançamento, o ritmo de adesões diminuiu gradativamente. Atualmente, o programa conta com 10.150 sócios em dia, contra nada menos que 45.990 que estão inadimplentes ou que nem chegaram a pagar a primeira mensalidade.

Segundo o diretor de marketing Marcos Blanco, o principal motivo para o alto número de vascaínos que deram para trás no programa de sócios é a oscilação do futebol profissional na temporada deste ano:

“Trabalhamos com o torcedor, que é movido pela emoção. Os resultados do futebol em 2010 infelizmente não foram o que nós gostaríamos. Não tem jeito e isso não mexe apenas com o programa de sócios, interfere também na venda de produtos licenciados e camisas oficiais. O futebol é o carro-chefe de tudo no clube.”

Sem receber regularmente da Eletrobras, já que não consegue obter as certidões negativas de débito para a liberação da verba, o programa de sócios poderia ser a principal fonte de renda do Vasco, como é no bem sucedido caso do Internacional.

Um dos desafios para o departamento de marketing do Vasco é manter o programa de sócios vivo mesmo que o futebol continue a não dar os resultados que o torcedor espera. Para isso, segundo Marcos Blanco, é preciso que o programa se torne atrativo independentemente do desempenho do time nos gramados. Além disso, o clube pretende deixar o quadro de sócios menos refém dos rompantes do torcedor.

“Vamos ampliar a forma de pagamento. Queremos que cada vez mais torcedores coloquem o pagamento do programa no débito automático. Isso porque, quando ele recebe o boleto bancário, se está chateado com o desempenho da equipe, será a primeira conta a deixar de pagar”, disse Blanco.

O dirigente afirmou que os benefícios para os associados deverão aumentar para o próximo ano, com o incremento do plano de vantagens, desconto na aquisição do plano odontológico que trabalha com o clube, entre outras ações. Para estimular a manutenção dos sócios que atualmente estão em dia, o clube oferece 60% de desconto para aquele que permanecer em dia com as mensalidades depois de um ano.

“Queremos que o sócio, ao colocar no papel, veja que, economicamente, pagar os R$ 30 da mensalidade valeu a pena”, concluiu Blanco.

 

esportes terra

Comente

Veja também
Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.