O que você, vascaíno, precisa saber sobre a renovação de Coutinho com o Vasco

Com contrato válido até junho de 2025, Coutinho tem futuro incerto no Vasco da Gama para o segundo semestre; veja como está a situação.

Coutinho comemorando gol contra o Atlético-MG
Coutinho comemorando gol contra o Atlético-MG (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O atual vínculo de Philippe Coutinho com o Vasco da Gama se encerra em menos de dois meses e o futuro do jogador segue incerto. Contratado por empréstimo junto ao Aston Villa, da Inglaterra, o Cria da Colina tem contrato até junho deste ano. A questão que se põe é: vale à pena o Vasco renovar com Coutinho?

O meia chegou Vasco no segundo semestre de 2024, mas encontrou dificuldades em se readaptar ao futebol brasileiro. Além disso, lidou constantemente com problemas físicos, o que atrapalhou a sequência de jogos. Naquele ano, Coutinho atuou em 18 jogos, com 3 gols e 1 assistência.

Todavia, em 2025, os números do camisa 11 melhoraram, mas o craque ainda está longe do bom desempenho que teve no futebol europeu. Apesar disso, a gestão vascaína confia no potencial do atleta e tem desejo de estender o vínculo.

Como está a renovação de contrato do Coutinho com o Vasco?

O Gigante da Colina ainda não abriu negociações para a renovação do contrato de Coutinho. Recentemente, Pedrinho concedeu entrevista à BTB Sports e tratou sobre o assunto. Nas palavras do mandatário, o Clube fará todo o esforço, porém reconheceu que dependerá de outros fatores.

– Eu vou fazer todo o esforço para que isso aconteça. A gente sabe do potencial do Coutinho, que era questão de adaptação. A gente sabe do esforço que ele fez pra vir. Não posso prometer, pois tem muitas coisas envolvidas nisso, mas o desejo é grande – disse Pedrinho.

Portanto, a diretoria vascaína deve iniciar conversas com o Aston Villa apenas no mês de junho, quando encerra o vínculo atual. Com o time inglês, o contrato do meia é válido até metade de 2026. Atualmente, Coutinho está avaliado em 6 milhões de euros. Fernando Diniz, possível novo técnico, quer a permanência do jogador no Vasco.

Coutinho deseja jogar a Copa do Mundo 2026

Com bom desempenho na atual temporada e um preparo físico melhor, Coutinho segue sonhando em disputar a Copa do Mundo 2026 com a camisa da Seleção Brasileira. O desejo do jogador pode ser um ponto favorável para o Vasco na negociação da extensão do vínculo.

Philippe Coutinho em ação pela Seleção Brasileira
Philippe Coutinho em ação pela Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo)

Se retornar ao time inglês, dificilmente o jogador terá oportunidades de atuar entre os titulares. Com isso, ficaria mais distante do radar da Canarinho para a disputa da competição da FIFA. Em 2025, o jogador participou de 18 jogos, marcou cinco gols e cedeu duas assistências.

5 comentários
  • Responder

    Com toda a vênia que o caso requer, mas se o Vasco renovar com esse defunto, irar expor mais ainda a incompetência administrativa dessa gestão. “Mortinho” custa ao Vasco 2,5 milhões por mês, haja vista que exigiu a contratação de Souza e Alex Teixeira. Esse valor dar pra pagar a folha do Operário, time que o Vasco não conseguiu vencer.

  • Responder

    A culpa é do Pedrinho que não montou um bom time para ajuda-lo, mas o Coutinho pouco chama a responsabilidade e é inadmissível a exigência de o Vasco contratar os encostados Alex Teixeira e Souza.

  • Responder

    Respeito a história do cria!
    …mais pensando no Vasco, o Coutinho não tá dando o resultado que o vasco precisa.

  • Responder

    O problema é que a responsabilidade da criação é só com ele, não tem jogador ao lado que o ajude nisso. O Vasco é previsível demais, todos sabem que as jogadas são só jogar na área para Vergetti que acaba ficando sobrecarregado. Precisa de outro armador para jogar junto com o Coutinho. Essa de ficar querendo pontas é outro problema, porque enfraquece o meio de campo, aí é natural ter muito jogador cansado, porque tem que ficar correndo atrás do adversário.

    • Coutinho está devendo para o Vasco, além de um salário milionário, condicionou a vinda de Souza e Alex que não deram nada. Coutinho tem o dever moral de renovar e ainda com salário atrelado a resultado. Ou deixa ir e com o valor pago a ele traz dois bons meias. Ou um zagueiro e um meia.

Comente

Veja também
Vasco enfrenta o Puerto Cabello-VEN nesta quarta-feira pela Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Puerto Cabello nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Misael Delgado, pela Copa Sul-Americana.

Sforza segue sem espaço no Vasco mesmo com gols em jogos-treino; explicamos

Apesar de boas atuações e gols em jogos-treino nesta temporada, o jovem Sforza segue sem espaço no Vasco da Gama.

Escalação do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, nesta quarta-feira, pela Sul-Americana.

Vegetti e Coutinho retornam ao time titular do Vasco contra o Puerto Cabello

Poupados contra o Palmeiras, Coutinho e Vegetti retornam ao time titular do Vasco na partida desta quarta-feira.

Vasco é campeão da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco da Gama venceu o Bahia nos pênaltis e conquistou de forma invicta e inédito o título da Copa do Brasil Sub-17.

Ataque do Vasco funciona sem Vegetti? Veja o que dizem os números

Artilheiro do Vasco da Gama no ano, Vegetti é uma das principais do atual plantel; veja os números do camisa 99 e saiba se há dependência.

Vasco enfrenta o Atlético-MG nesta quarta-feira pelo Brasileiro Sub-20

Vasco da Gama e Atlético-MG se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, pelo Brasileiro Sub-20.

Lucas Andrade espera corar boa campanha com título da Copa do Brasil Sub-17

O goleiro do Vasco, Lucas Andrade destacou a campanha do Vasco e sonha com a conquista da Copa do Brasil Sub-17.

Vegetti lidera ranking de estrangeiros com participações em gols na temporada

Com participações em 16 gols pelo Vasco da Gama na atual temporada, Vegetti lidera ranking entre os estrangeiros do futebol brasileiro.

Relacionados do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.