O que você, vascaíno, precisa saber sobre a renovação de Coutinho com o Vasco
Com contrato válido até junho de 2025, Coutinho tem futuro incerto no Vasco da Gama para o segundo semestre; veja como está a situação.

O atual vínculo de Philippe Coutinho com o Vasco da Gama se encerra em menos de dois meses e o futuro do jogador segue incerto. Contratado por empréstimo junto ao Aston Villa, da Inglaterra, o Cria da Colina tem contrato até junho deste ano. A questão que se põe é: vale à pena o Vasco renovar com Coutinho?
O meia chegou Vasco no segundo semestre de 2024, mas encontrou dificuldades em se readaptar ao futebol brasileiro. Além disso, lidou constantemente com problemas físicos, o que atrapalhou a sequência de jogos. Naquele ano, Coutinho atuou em 18 jogos, com 3 gols e 1 assistência.
Todavia, em 2025, os números do camisa 11 melhoraram, mas o craque ainda está longe do bom desempenho que teve no futebol europeu. Apesar disso, a gestão vascaína confia no potencial do atleta e tem desejo de estender o vínculo.
Como está a renovação de contrato do Coutinho com o Vasco?
O Gigante da Colina ainda não abriu negociações para a renovação do contrato de Coutinho. Recentemente, Pedrinho concedeu entrevista à BTB Sports e tratou sobre o assunto. Nas palavras do mandatário, o Clube fará todo o esforço, porém reconheceu que dependerá de outros fatores.
– Eu vou fazer todo o esforço para que isso aconteça. A gente sabe do potencial do Coutinho, que era questão de adaptação. A gente sabe do esforço que ele fez pra vir. Não posso prometer, pois tem muitas coisas envolvidas nisso, mas o desejo é grande – disse Pedrinho.
Portanto, a diretoria vascaína deve iniciar conversas com o Aston Villa apenas no mês de junho, quando encerra o vínculo atual. Com o time inglês, o contrato do meia é válido até metade de 2026. Atualmente, Coutinho está avaliado em 6 milhões de euros.
Coutinho deseja jogar a Copa do Mundo 2026
Com bom desempenho na atual temporada e um preparo físico melhor, Coutinho segue sonhando em disputar a Copa do Mundo 2026 com a camisa da Seleção Brasileira. O desejo do jogador pode ser um ponto favorável para o Vasco na negociação da extensão do vínculo.

Se retornar ao time inglês, dificilmente o jogador terá oportunidades de atuar entre os titulares. Com isso, ficaria mais distante do radar da Canarinho para a disputa da competição da FIFA. Em 2025, o jogador participou de 18 jogos, marcou cinco gols e cedeu duas assistências.
A culpa é do Pedrinho que não montou um bom time para ajuda-lo, mas o Coutinho pouco chama a responsabilidade e é inadmissível a exigência de o Vasco contratar os encostados Alex Teixeira e Souza.
Respeito a história do cria!
…mais pensando no Vasco, o Coutinho não tá dando o resultado que o vasco precisa.
O problema é que a responsabilidade da criação é só com ele, não tem jogador ao lado que o ajude nisso. O Vasco é previsível demais, todos sabem que as jogadas são só jogar na área para Vergetti que acaba ficando sobrecarregado. Precisa de outro armador para jogar junto com o Coutinho. Essa de ficar querendo pontas é outro problema, porque enfraquece o meio de campo, aí é natural ter muito jogador cansado, porque tem que ficar correndo atrás do adversário.
Coutinho está devendo para o Vasco, além de um salário milionário, condicionou a vinda de Souza e Alex que não deram nada. Coutinho tem o dever moral de renovar e ainda com salário atrelado a resultado. Ou deixa ir e com o valor pago a ele traz dois bons meias. Ou um zagueiro e um meia.