Nuno Moreira aprova nova posição no Vasco após pedido de Pedro Emanuel

Nuno Moreira explicou a mudança de função no Vasco da Gama e destacou a conversa que teve com Pedro Emanuel.

Nuno Moreira em jogo contra o Mirassol
Nuno Moreira em jogo contra o Mirassol (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Pedro Emanuel começou a implementar mudanças no Vasco e uma delas ficou evidente no empate por 2 a 2 com o Independiente Medellín, na última quarta-feira (22, pelos playoffs da Copa Sul-Americana. A principal novidade foi o posicionamento de Nuno Moreira, escalado desde o início da partida como meia central do setor ofensivo.

A alteração faz parte das primeiras experiências do treinador português, que acredita que o camisa 17 pode render mais atuando por dentro. Desde que chegou ao Cruzmaltino, em fevereiro do ano passado, Nuno foi utilizado predominantemente pela ponta esquerda, embora seu estilo de jogo sempre tenha sido marcado por infiltrações e movimentações em direção ao centro, em vez de explorar velocidade pelos lados.

Após a partida, o jogador revelou que a mudança foi um pedido do novo comandante e afirmou estar confortável na nova função. Segundo Nuno, o modelo adotado por Pedro Emanuel se aproxima daquele que conhecia no futebol português.

– Ele falou comigo e disse que minhas características eram de jogar no meio com ele. Quando jogava em Portugal, o ponta não era bem um ponta. Era um sistema diferente, o 3-4-3, os pontas vinham para dentro. No Brasil, no 4-4-2, os pontas atuam um pouquinho diferente. Estou feliz e me sinto bem.

A mudança também acontece em um momento de reformulação no setor criativo da equipe. No início da temporada, Philippe Coutinho era o titular da posição, enquanto Johan Rojas aparecia como principal alternativa. Com a saída do camisa 11, o colombiano assumiu a responsabilidade pela armação, mas ainda não conseguiu se firmar após atuações de altos e baixos.

Além de representar uma nova alternativa tática para o Vasco, a alteração pode marcar um recomeço para Nuno Moreira. Um dos principais destaques da equipe em 2025, o português ainda busca repetir o desempenho da temporada passada. Em 2026, soma dois gols e três assistências em 32 partidas disputadas.

A tendência é que Pedro Emanuel mantenha o camisa 17 como meia nas próximas partidas. Com isso, a disputa pela ponta esquerda passa a ficar entre Andrés Gómez, David e Marino Hinestroza, que surgem como as principais opções para ocupar o setor.

Comente

Veja também
Pedro Emanuel destaca atuação contra o Medellín e acredita em classificação

Pedro Emanuel destacou a atuação do Vasco no empate com o Medellín, valorizou o resultado e demonstrou confiança na classificação.

Gabriel Pec sofre fratura grave após entrada duríssima; veja o vídeo

Ex-Vasco, Gabriel Pec sofreu fratura grave após uma entrada duríssima em sua estreia pelo Cruzeiro. Veja o lance que causou a lesão.

Erros defensivos viram principal dor de cabeça para Pedro Emanuel no Vasco

Pedro Emanuel identifica os erros defensivos como principal desafio no Vasco e terá a missão de corrigir o problema.

Vasco mira Gabriel Pereira, mas exigência do Copenhagen trava negociação

Zagueiro de 26 anos foi aprovado por Pedro Emanuel, mas o Copenhagen aceita negociar o defensor apenas em definitivo.

Empate evidencia evolução, mas expõe problemas do Vasco de Pedro Emanuel

Atuação do Vasco da Gama teve momentos distintos, com bom primeiro tempo e queda de rendimento na etapa final.

Spinelli aproveita chance e responde com gol decisivo para o Vasco

Atacante argentino do Vasco da Gama saiu do banco de reservas, marcou no empate por 2 a 2 com o Independiente Medellín.

Pedro Emanuel reconhece erros defensivos do Vasco contra o Medelín

Pedro Emanuel cobrou mais atenção defensiva e destacou a força de São Januário para garantir a classificação na Copa Sul-Americana.

Pedro Emanuel cita desgaste, valoriza substituições e conta com a torcida em SJ

Pedro Emanuel admitiu o desgaste físico do Vasco, elogiou a entrada dos reservas e demonstrou confiança na força da torcida.

Ingressos para Vasco x Fluminense pela Copa do Brasil estão à venda; veja preços

O Vasco da Gama iniciou a venda de ingressos para o clássico contra o Fluminense pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Vasco tem interesse em atacante nigeriano; veja jogadas

Christian Ebere, do Cruz Azul, é o alvo da vez do Vasco da Gama para reforçar as pontas, setor considerado prioridade pela diretoria.