Novo São Januário tem capacidade prevista revelada; veja

Com expectativa do início das obras de reforma em São Januário, dirigente revela qual será capacidade do estádio.

Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco
Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco (Foto: Reprodução)

O segundo vice-presidente geral do Vasco da Gama, Renato Brito, participou da edição especial do Lance! Talks – Rio, Capital Mundial do Esporte, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, no Palácio Pedro Ernesto. Durante o evento, o dirigente trouxe novas informações sobre o projeto de reconstrução de São Januário, esclareceu pontos sobre a venda do potencial construtivo e comentou as expectativas para o início das obras.

Capacidade do novo estádio

Renato explicou que a definição da capacidade final ainda é objeto de estudos, mas revelou que o número deve ficar “na metade do caminho” entre 40 e 50 mil lugares, com tendência forte para algo entre 44 e 46 mil torcedores.

O dirigente destacou que o tamanho do estádio não é apenas uma escolha esportiva, mas sobretudo financeira:

– A questão da capacidade é sempre uma discussão, porque envolve tanto o custo da obra quanto o custo de manutenção depois. A gente vai fazer um estádio que caiba no nosso bolso, tanto no financiamento quanto depois na operação.

Ele também citou estudos que apontam a necessidade de manter ao menos 70% de ocupação média anual para que o estádio não se torne deficitário. Por isso, apesar do desejo do torcedor por uma arena maior, o clube busca responsabilidade na tomada de decisão:

– O gap entre 40 e 50 mil ainda é um ponto que estamos estudando. Os números vêm se afunilando e possivelmente devemos ficar na casa dos 45, 46, 44 mil lugares. É um pouco maior que o do Palmeiras e um pouco menor que o do Corinthians.

Venda do potencial construtivo

Outro ponto abordado por Renato Brito foi a venda do potencial construtivo, etapa crucial para viabilizar financeiramente o novo estádio. O clube possui três parceiros interessados, sendo a SOD Capital o player disposto a adquirir cerca de 90% do total. A empresa tem até 12 de dezembro para concluir o processo — prazo que, segundo Renato, não causa preocupação.

– O Vasco é um clube que cumpre contratos e cumpre seus parceiros. Esse prazo foi feito para dar conforto à SOD. Se ela entender que precisa de mais tempo, certamente o Vasco será parceiro, sem problema nenhum. A nossa intenção é atender os anseios do parceiro, para que ele também possa cumprir as obrigações deles.

Renato reforçou que o clube busca facilitar o processo para que o investidor cumpra todas as etapas com segurança, mantendo a credibilidade da parceria.

Início das obras: expectativa para 2026

Apesar do otimismo, o vice-presidente explicou que ainda não há uma data definida para o início das obras. O planejamento está avançado, mas a execução depende diretamente da conclusão da venda do potencial construtivo.

– Isso é difícil de cravar. Está tudo muito pronto para começarmos no ano que vem, mas depende de a venda do potencial chegar na esquina definitiva. Enquanto isso não acontecer, não conseguimos cravar uma data. Mas está cada dia mais próximo.

Fonte: Lance!

Mais sobre:São Januário
2 comentários
  • Responder

    Eu penso que a população só cresce e a torcida TBM, então deveria fazer o maiô possível, que já falaram em 57 mil, a torcida só cresce e um estádio já sabemos que levar mais de 100 anos pra pode mexer nele de novo . E ser colocar 57 mil , a polícia pode atrapalha e aí só poderia colocar no máximo uns 50 a 54 mil por medida de segurança. E na minha opinião a torcida do Vasco bate fácil 50 mil num estádio, ser jogarmos no Maracanã e de 50 mil pra cima.

  • Responder

    Se não for no minimo com 50 mil pode deixar como estar e a mesma coisa que o atual

Comente

Veja também
Ex-jogador elogia Coutinho e diz que meia do Vasco só perde para Messi

Ex-companheiro de Philippe Coutinho na Inter de Milão, Mauro Zárate exalta meia do Vasco da Gama e cita Messi.

Torcedores do Vasco elegem culpado por falha em gol do Grêmio

Torcida do Vasco da Gama não perdoou atletas por erro defensivo que gerou o primeiro gol do Grêmio na derrota por 2×0, pelo Brasileiro.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Grêmio

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida contra o Grêmio nesta quarta-feira, em Porto Alegre, pelo Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Melhores momentos de Grêmio 2 x 0 Vasco pelo Brasileiro 2025

Assista aos principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Grêmio pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Coutinho não enfrenta o Bahia na próxima rodada

Titular do Vasco da Gama, Philippe Coutinho é advertido com o terceiro cartão amarelo contra o Grêmio e vira desfalque certo diante do Bahia.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Público e renda de Grêmio 2 x 0 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira quantos torcedores foram na Arena, onde o Vasco da Gama enfrentou o Grêmio nesta quarta pelo Brasileiro.

Vasco perde para o Grêmio e cai para a 12ª colocação do Brasileiro

O Vasco da Gama chegou a sua quarta derrota seguida e caiu para a 12ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

Olho no rival! Escalação do Grêmio contra o Vasco

Confira a escalação do Grêmio para o jogo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.