Nostalgia boa! Vasco de Roberto Dinamite leva vantagem sobre Flamengo de Zico

Em 42 jogos com Dinamite e Zico em campo, cada um por seu respectivo clube, foram 13 vitórias do Vasco, 17 empates e 12 triunfos do Flamengo.

Raphael Fernandes
Por Raphael Fernandes
-  2 de fevereiro de 2021 às 23:17-  Atualizada em 2 de fevereiro de 2021 às 23:39
Zico e Roberto Dinamite se cumprimentando antes de Flamengo x Vasco
Zico e Roberto Dinamite se cumprimentando antes de Flamengo x Vasco (Foto: O Globo/Arquivo)
data-full-width-responsive="true"

Na próxima quinta-feira (04), Flamengo x Vasco da Gama se enfrentam pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h, no Maracanã. Considerado um dos confrontos de maior rivalidade do País, o Clássico dos Milhões, como é chamado, já foi duelo de dois grandes ídolos da história do futebol nacional: Roberto Dinamite, pelo lado cruzmaltino, e Zico, pelo rubro-negro.

Entre as décadas de 70 e 80, Vasco e Flamengo disputaram partidas memoráveis, a maioria delas justamente no Maracanã. E Dinamite e Zico eram os protagonistas dos duelos. Em 42 jogos com a dupla em campo, cada um por seu respectivo clube, foram 13 vitórias cruzmaltinas, 17 empates e 12 triunfos rubro-negros. Em relação à artilharia, o eterno camisa 10 do Gigante da Colina leva vantagem: 22 gols contra 14 do Galinho de Quintino.

Já no quesito ”decisões” em que Dinamite e Zico participaram conjuntamente, o retrospecto também é favorável ao Vasco. Em sete finais, o Gigante da Colina saiu vitorioso em quatro, com o ídolo cruzmaltino colaborando com quatro gols e uma assistência e o maior nome da história rubro-negra apenas com dois passes para gol. Todos esses números foram levantados pela página no Twitter EstudeVasco.

Vale ressaltar que, apesar da rivalidade dentro de campo, Roberto Dinamite e Zico sempre se mostraram cordiais um ao outro e mantêm até hoje boa relação. Juntos, representaram a seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1978 e 1982.