No G4, Vasco tem 62% de aproveitamento e segue invicto na Série B

O Vasco da Gama atualmente ocupa o G4 da Série B, com 62% de aproveitamento e ainda não perdeu na competição.

Raniel comemorando gol contra a Ponte Preta
Raniel comemorando gol contra a Ponte Preta (Foto: André Durão)

A disputa pela liderança na Série B segue o roteiro “esperado” em 2022. Após sete rodadas quase completas, a zona de classificação está sendo comandada pelos clubes de melhor retrospecto histórico no futebol. A Segunda Divisão está com seis times campeões brasileiros, e cinco deles estão dominando a briga pelo G-4.

O maior número de títulos está reunido justamente nas quatro primeiras posições da tabela: Cruzeiro, Sport, Bahia e Vasco. São 11 conquistas somadas pelo quarteto – que ocupa a zona de classificação para a elite nacional.

O Grêmio – dono de quatro taças do Brasileiro – aparece pouco depois na disputa. O Tricolor está em sexto lugar – atrás do “intruso” Novorizontino – e deixou escapar uma chance de entrar no G-4 ao tomar empate nos acréscimos no 1 a 1 com o Ituano, na noite desta segunda-feira.

Na lista de campeões, só o Guarani não está brigando no topo. O Bugre tem apenas uma vitória na competição, está na zona de rebaixamento – em 17º lugar – e passa por um novo processo de reestruturação. A equipe se despediu do técnico Daniel Paulista no início deste mês e está sob a gestão interina de Ben-Hur Moreira, enquanto busca por um novo treinador.

Na liderança da Série B, o Cruzeiro ainda era um mistério no início da temporada – principalmente porque havia dúvidas sobre como o clube se comportaria sob nova administração. A Raposa disputa a Segunda Divisão pelo terceiro ano seguido e agora – sob a gestão de Ronaldo Fenômeno – larga com 76,2% de aproveitamento na competição.

O Vasco conviveu com cenário semelhante, uma vez que está sob nova administração e segue o movimento do Cruzeiro – com a criação da SAF encaminhada. O Cruz-Maltino foi rebaixado em 2020 e disputa a Série B pela segunda vez consecutiva. Neste momento, está com 62% de aproveitamento – em 4º lugar – e ainda não perdeu na competição.

Em segundo e terceiro lugar, Sport e Bahia aparecem como potências regionais e historicamente são candidatos ao topo da tabela. Algo que tem se confirmado neste início de campeonato.

O cenário, entretanto, ainda surpreende. Isso porque o Rubro-negro pernambucano, por exemplo, chegou para o campeonato após uma temporada marcada por erros administrativos, polêmicas públicas e cinco presidentes no comando do clube em 2021.

Agora, o time ainda sofre críticas de desempenho, voltadas principalmente para o técnico Gilmar Dal Pozzo. Mas sustenta a vice-liderança da Série B – com quatro vitórias, dois empates e uma derrota.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Cruzeiro pelo Brasileiro 2025

Cruzeiro e Vasco se enfrentam pela 6ª rodada do Brasileiro será no dia 27 de abril no Estádio Parque do Sabiá.

Ana Thaís e André Rizek questionam prioridade do Vasco na temporada

Para a dupla de comentaristas, a escolha do Vasco da Gama é arriscada devido à dificuldade do Campeonato Brasileiro.

Vegetti é o artilheiro entre os clubes da Série A em 2025

Aos 36 anos, Vegetti tem 11 gols e duas assistências pelo Vasco da Gama nesta temporada e já alcançou marcas importantes.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Operário-PR

O Vasco da Gama vai enfrentar o Operário-PR pela terceira fase da Copa do Brasil e decidirá o duelo em casa.

Carille explica ausência de Jair contra o Puerto Cabello

O volante Jair ficou de fora da partida entre Vasco da Gama e Puerto Cabello, na última quarta-feira, pelo Sul-Americana.

Vasco faz sondagem por Pedrinho e se assusta com valores

O Vasco da Gama só conseguirá a contratação por empréstimo do atacante Pedrinho se desembolsar US$ 5 milhões.

Coutinho tranquiliza torcida após ser substituído em jogo do Vasco

Coutinho pediu para ser substituído após sentir dores, mas estará à disposição para o próximo jogo do Vasco.

Marcelo Sant’Ana admite pressão em Carille no Vasco

O diretor Marcelo Sant’Ana citou a cultura do futebol no Brasil para responde sobre a situação de Fábio Carille no Vasco.

Garré engata sequência como titular e dá 1ª assistência no Vasco

Titular do Vasco da Gama, Benjamin Garré tem boa atuação contra o Puerto Cabello e cede 1ª assistência com a camisa do Clube.

Cicinho concorda com revolta da torcida do Vasco e defende chegada de reforços

Ex-jogador Cicinho dá razão para as reclamações da torcida do Vasco da Gama, culpa Carille e defende chegada de reforços.