MP quer operação de segurança do Maracanã replicada em São Januário

O Ministério Público do Rio quer que a operação de segurança do Maracanã seja replicada pelo Vasco em São Januário.

Novo gramado de São Januário
Novo gramado de São Januário (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Rio indicou, em reunião no começo da semana, que a operação de segurança que hoje é realizada no Maracanã seja extendida aos estádios de São Januário e Nilton Santos. Vasco e Botafogo deverão se adequar a protocolos que foram implementados pelo Flamengo nos últimos anos, e que se tornaram referência até para a Conmebol em jogos da Libertadores.

Desde as cenas de violência em 2017, no jogo contra o Independiente, da Argentina, houve um trabalho junto ao Grupo de Ações Táticas do MP-RJ, que prevê ações de segurança como fechamento de vias, retirada de gratuidades em dias anteriores aos do jogo, entre outras . No encontro, houve participação de forças de segurança e da Federação de Futebol do Rio de JAneiro, que também teve papel importante na implementação das medidas.

Agora, a ideia é que haja ajustes no que tem sido aplicado, e um deles é fazer os mesmos cálculos sobre o efetivo de segurança e fechamento de ruas que é feito no Maracanã. No modelo criado, há simulação para medir o grau de risco de um jogo. Entre baixo, médio, alto e altíssimo. As variáveis são preenchidas em uma tabela eletrônica, e incluem rivalidade entre clubes, histórico de violência, risco de rebaixamento. Quando os dados são inseridos, o grau de risco é calculado e, a partir dele, o efetivo de segurança indicado.

O modelo seria interessante, na avaliação do MP, para orientar o efetivo no Nilton Santos e em São Januário, e evitar que as forças de segurança desloquem o seu pessoal para outras demandas da cidade, e se planeje melhor para isso. O caso de maior sucesso foi a semifinal da Libertadores de 2019, entre Flamengo e Grêmio. A Conmebol passou a presentar a operação daquele jogo em outros países para que fosse replicada. Com a pandemia, os estádios ficaram sem público, e no retorno da torcida todo esse procedimento precisava de atualização, o que tem sido feito.

Fonte: Extra

Comente

Veja também
Comentarista critica saída de Coutinho contra o Vitória: ‘Acabou a criatividade’

Comentarista do jogo entre Vitória e Vasco da Gama não concorda com a substituição de Philippe Coutinho e cita falta de criatividade.

Felipe analisa derrota do Vasco para o Vitória; veja a entrevista coletiva

Felipe analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Vitória e lamentou mais uma derrota no comando do Clube.

Melhores momentos de Vitória 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Vitória, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Cria do Vasco, Renato Kayzer comanda virada no Barradão

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Renato Kayzer estreia pelo Vitória, marca dois gols e comanda virada.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória na partida deste sábado, no Barradão, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco fica na bronca com Felipe após derrota do Vasco

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe virou alvo da ira dos torcedores Cruzmaltinos depois do revés para o Vitória, pelo Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Público e renda de Vitória 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira quantos torcedores foram ao Barradão, onde o Vasco da Gama enfrentou o Vitória neste sábado pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco perde para o Vitória e se complica no Brasileiro

Com um a mais desde o 1º tempo, o Vasco perdeu de virada para o Vitória por 2×1 e entrou no Z4 do Brasileiro.