Morre Fernando, ex-zagueiro do Vasco responsável pelo milésimo gol de Pelé

Fernando, ex-zagueiro do Vasco da Gama que cometeu o pênalti do milésimo gol de Pelé, faleceu nesta segunda-feira aos 73 anos.

Fernando, ex-zagueiro do Vasco
Fernando, ex-zagueiro do Vasco (Foto: Reprodução)

Faleceu no último sábado (05), o ex-zagueiro do Vasco da Gama, Fernando. Ele cometeu o pênalti que deu origem ao milésimo gol de Pelé, no ano de 1969, no Maracanã.

Fernando faleceu em casa, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele administrava um projeto de futebol para crianças carentes em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Mesmo se tornando ainda mais conhecido por fazer o pênalti do milésimo gol do maior jogador de futebol de todos os tempos, Fernando considerava o pênalti um erro de arbitragem.

Em entrevista ao Lance no ano de 2019, Fernando revelou que todas as vezes que encontrava Pelé, após o milésimo, falava com ele que o pênalti nunca existiu. Por outro lado, o ex-jogador afirmou apesar de ter demorado para superar, ele estava em paz quanto a isso.

– O Pelé sabe que não foi pênalti, ele deixou o corpo de propósito para cair. Lembro que todas as vezes nas quais a gente se enfrentou depois, eu dizia: “pô, Pelé, não foi nada naquele pênalti do gol mil, né?!”. Mas é aquela coisa, de jogo marcante, que fica para a posteridade.

Além do Cruzmaltino, Fernando defendeu as equipes baianas de Bahia e Vitória. O Vasco ainda não se manifestou oficialmente pelo falecimento do seu ex-jogador, mas provavelmente homenageará ele que foi um dos bons atletas que vestiram a camisa cruzmaltina.

Mais sobre:FernandoPelé
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Mosaico 3D de homenagem a Dinamite
Homenagem a Dinamite e cautela de Emiliano; assista aos bastidores de Vasco x Grêmio

Confira os bastidores da vitória do Vasco da Gama sobre o Grêmio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Soteldo sobe na bola em provocação ao Vasco
Reencontro entre Vasco e Soteldo é marcado por provocações de vascaínos; veja vídeos

Vasco da Gama enfrentou o Grêmio de Soteldo, após a polêmica jogada do venezuelano contra os Cruzmaltinos no ano passado.

Hugo Moura chega ao Rio para assinar com o Vasco
Hugo Moura celebra acordo com o Vasco e cita Flamengo como passado

Volante que estava no Athletico-PR, Hugo Moura chega ao Vasco da Gama depois de negociações frustradas com Marlon Freitas e Martínez.

Rossi na zona mista após Vasco 5 x 1 Coritiba
Rossi celebra assistência e minimiza atrito com Soteldo

Titular do Vasco da Gama na estreia diante do Grêmio, Rossi fala sobre a sua atuação e relembra episódio com Soteldo.

Cavalinho do Vasco e Tadeu Schmidt
Veja o Cavalinho do Vasco no Fantástico após vitória sobre o Grêmio

Após vitória do Vasco da Gama na estreia do Campeonato Brasileiro, o Cavalinho do Gigante da Colina marcou presença no Fantástico.