Morre Fernando, ex-zagueiro do Vasco responsável pelo milésimo gol de Pelé
Fernando, ex-zagueiro do Vasco da Gama que cometeu o pênalti do milésimo gol de Pelé, faleceu nesta segunda-feira aos 73 anos.
Faleceu no último sábado (05), o ex-zagueiro do Vasco da Gama, Fernando. Ele cometeu o pênalti que deu origem ao milésimo gol de Pelé, no ano de 1969, no Maracanã.
Fernando faleceu em casa, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele administrava um projeto de futebol para crianças carentes em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Mesmo se tornando ainda mais conhecido por fazer o pênalti do milésimo gol do maior jogador de futebol de todos os tempos, Fernando considerava o pênalti um erro de arbitragem.
Em entrevista ao Lance no ano de 2019, Fernando revelou que todas as vezes que encontrava Pelé, após o milésimo, falava com ele que o pênalti nunca existiu. Por outro lado, o ex-jogador afirmou apesar de ter demorado para superar, ele estava em paz quanto a isso.
– O Pelé sabe que não foi pênalti, ele deixou o corpo de propósito para cair. Lembro que todas as vezes nas quais a gente se enfrentou depois, eu dizia: “pô, Pelé, não foi nada naquele pênalti do gol mil, né?!”. Mas é aquela coisa, de jogo marcante, que fica para a posteridade.
Além do Cruzmaltino, Fernando defendeu as equipes baianas de Bahia e Vitória. O Vasco ainda não se manifestou oficialmente pelo falecimento do seu ex-jogador, mas provavelmente homenageará ele que foi um dos bons atletas que vestiram a camisa cruzmaltina.