Morre Fernando, ex-zagueiro do Vasco responsável pelo milésimo gol de Pelé

Fernando, ex-zagueiro do Vasco da Gama que cometeu o pênalti do milésimo gol de Pelé, faleceu nesta segunda-feira aos 73 anos.

Fernando, ex-zagueiro do Vasco
Fernando, ex-zagueiro do Vasco (Foto: Reprodução)

Faleceu no último sábado (05), o ex-zagueiro do Vasco da Gama, Fernando. Ele cometeu o pênalti que deu origem ao milésimo gol de Pelé, no ano de 1969, no Maracanã.

Fernando faleceu em casa, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele administrava um projeto de futebol para crianças carentes em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Mesmo se tornando ainda mais conhecido por fazer o pênalti do milésimo gol do maior jogador de futebol de todos os tempos, Fernando considerava o pênalti um erro de arbitragem.

Em entrevista ao Lance no ano de 2019, Fernando revelou que todas as vezes que encontrava Pelé, após o milésimo, falava com ele que o pênalti nunca existiu. Por outro lado, o ex-jogador afirmou apesar de ter demorado para superar, ele estava em paz quanto a isso.

– O Pelé sabe que não foi pênalti, ele deixou o corpo de propósito para cair. Lembro que todas as vezes nas quais a gente se enfrentou depois, eu dizia: “pô, Pelé, não foi nada naquele pênalti do gol mil, né?!”. Mas é aquela coisa, de jogo marcante, que fica para a posteridade.

Além do Cruzmaltino, Fernando defendeu as equipes baianas de Bahia e Vitória. O Vasco ainda não se manifestou oficialmente pelo falecimento do seu ex-jogador, mas provavelmente homenageará ele que foi um dos bons atletas que vestiram a camisa cruzmaltina.

Leia mais sobreFernandoPelé
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
23 de junho de 2021
Poupado, Michel desfalcará o Vasco contra o Cruzeiro

Michel, volante do Vasco da Gama, será poupado do confronto diante do Cruzeiro pela sexta rodada da Série B do Brasileiro 2021.

Zeca comemora sequência de jogos pelo Vasco e projeta vitória contra o Cruzeiro

Zeca, lateral do Vasco da Gama, comemorou a sequência de jogos pelo Clube em 2021 e projetou o duelo diante do Cruzeiro.

Com edema na coxa, Léo Matos não encara o Cruzeiro; Zeca deve seguir na direita

O lateral-direito do Vasco da Gama, Léo Matos, ficou no Rio de Janeiro tratando o edema na coxa, para ficar à disposição contra o Brusque.

Tem algo aí? Alex Teixeira publica registro de encontro com Souza e Pássaro

O meia-atacante Alex Teixeira publicou uma foto que mostra encontro com Souza e Alexandre Pássaro, diretor executivo do Vasco da Gama.

Cria do Vasco, Nathan será comprado pelo Boavista-POR por cerca de 1 milhão de euros

O lateral-direito Nathan, revelado pelo Vasco da Gama, será comprado definitivamente pelo Boavista-POR por cerca de 1 milhão de euros.

Romulo testa positivo para Covid-19 e se torna desfalque no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Romulo, testou positivo para Covid-19 e ficou de fora da delegação que embarcará para Belo Horizonte.

Carlos Osório repudia ameaça a jogadores e garante que o Vasco tomará providências

Carlos Roberto Osório, VP do Vasco da Gama, falou sobre a ameaça sofrida pelos jogadores no confronto diante do CRB.

Zeca vibra com partida sem levar gol, exalta liderança de Castan e cita disputa na direita

O lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Zeca, disse que seu foco é ajudar a equipe e se colocou à disposição para jogar em qualquer lado.

Vasco TV mostra treino da última terça-feira na preparação para encarar o Cruzeiro

Confira agora alguns trechos do treino do Vasco da Gama realizado na última terça-feira, no CT do Almirante.

Vasco receberá R$ 500 mil pela transferência de Marlon Santos ao Shakhtar Donetsk

O Vasco da Gama será recompensado em R$ 500 mil pela transferência de Marlon Santos, que trocou o Sassuolo pelo Shakhtar Donetsk.

Veja mais notícias