Moradores da Barreira do Vasco comemoram volta da torcida a São Januário

Convivência do Vasco da Gama com a comunidade já dura mais de sete décadas e sofreu com a falta de público em São Januário.

Vista aérea de São Januário e sua redondeza, incluindo a Barreira do Vasco
Vista aérea de São Januário e sua redondeza, incluindo a Barreira do Vasco (Foto: Marcelo Paulo/Vasco da Gama)

Vânia Rodrigues passou a véspera do jogo entre Vasco e Coritiba — nesta quinta, às 19h — circulando de casa em casa e de comércio em comércio nas principais vias em torno de São Januário. Avisou aos moradores que não poderão deixar carros estacionados na rua, pediu atenção ao lixo nas calçadas e informou àqueles que irão trabalhar antes, durante e depois da partida do lado de fora do estádio as novas regras da Prefeitura.

— Sabe quando você organiza um casamento que precisa ver se salão, buffet e preparativos da noiva estão em ordem? A sensação é essa — resume Vaninha, como é mais conhecida a presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco.

O casamento entre a comunidade e o clube dura mais de sete décadas. E a noite de hoje serve como uma festa de renovação de votos. A partida com o Coritiba marca a volta do público a São Januário após 91 dias. Período em que a favela esteve no centro das discussões e que impactou fortemente a vida de muitos moradores.

— Quando fizemos aquele evento com a torcida no jogo contra o Bahia (disputado em Salvador e transmitido num telão no entorno de São Januário) teve morador que veio me falar “Vaninha, você não imagina como vou poder acertar minhas contas” e “Vaninha, faz mais de dois meses que não faço compras para a casa” — relata a presidente da associação. — Eles sabem quantos jogos vão ter no mês, fazem as contas: “Vou vender X com bebidas, Y com churrasquinho…”, e aí se planejam. Mas, sem jogo, como faz?

Esta relação vai além do faturamento em dias de jogos. Quando a história da Barreira começa, nos anos 1930, o Vasco já estava lá. O terreno — planificado após a remoção do morro que existia ali e deu origem ao apelido Gigante da Colina — foi doado pelo presidente Getúlio Vargas à Igreja Católica. O objetivo era permitir que pessoas em busca de habitação (principalmente as removidas de favelas da Zona Sul) erguessem barracos. Aos poucos, a região cresceu em dimensões e estrutura. E o clube não assistiu a este processo passivamente.

— Nos anos 1960, o Vasco doou o terreno para a construção da Escola Municipal João de Camargo, que atende os moradores da Barreira. Não só doou como ajudou a construir — conta Walmer Peres, coordenador do Centro de Memórias do Vasco.

Por décadas, a piscina do complexo esteve aberta aos moradores. Hoje isso não existe mais. Mas a sede oferece aulas de natação e de polo aquático, além de oficinas de teatro e de audiovisual. O Vasco ainda emprega mão de obra local e tem alunos da comunidade na escola que funciona dentro do clube e que leva seu nome — atualmente há 36 crianças dos arredores matriculadas.

Um símbolo desta união é o atacante Rayan, de 17 anos, e seu pai, o ex-zagueiro Valkmar. Os dois cresceram na Barreira e são crias do Vasco. Promessa do sub-20 que já marcou pelo time principal, o centroavante nasceu da paixão entre seu pai e Vanessa, funcionária do clube.

Esperança é também o sentimento que predomina na Barreira. Primeiro, de não haver mais interdições no estádio e de que a torcida não promova mais cenas de selvageria como as do jogo contra o Goiás, em junho. Vânia Rodrigues lembra que as confusões do lado de fora obrigam moradores a correrem para suas casas e geram preocupação com crianças e idosos. Em alguns casos, o spray de pimenta usado pela polícia entra nas residências. Há um ano, após um desses episódios, uma faixa foi erguida na região dizendo que a principal organizada do clube não era mais bem-vinda.

O que a Barreira espera da volta dos holofotes é mais atenção do poder público. Entre as principais demandas, troca de postes que ameaçam cair, mais projetos sociais e melhora do sistema de escoamento de chuvas. Quer também, claro, festa nos dias de jogos do Vasco.

Fonte: Extra

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Comemorar o quê? Se as autoridades impede os humildes moradores de venderem seus produtos,e sobreviverem dignamente, cuidando das suas famílias!

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.