Momento, como joga e destaque: o que esperar do Água Santa

O site Vasco Notícias ouviu Ruben Fontes Neto, especialista em futebol paulista, para saber como vem o adversário do Vasco da Gama.

Água Santa enfrenta o Vasco pela Copa do Brasil
Água Santa enfrenta o Vasco pela Copa do Brasil (Foto: Gazeta Esportiva)

O Vasco da Gama enfrenta o Água Santa, nesta quinta-feira (07), às 20h, em São Januário, pela segunda fase da Copa do Brasil. O adversário é uma equipe paulista, que se se profissionalizou há cerca de 11 anos, embora tenha sido fundado em 1981, mas antes atuava apenas na várzea.

Ano passado, foi vice-campeão do Campeonato Paulista. O Netuno teve pela frente o Palmeiras, um dos maiores investimentos do futebol brasileiro, e até chegou a vencer no jogo de ida, como mandante, por 2×1, mas foi superado na volta por 4×0, na casa do adversário, e disse adeus ao sonho.

Desempenho no Paulistão

Mas o que esperar do Água Santa em 2023? Para saber disso, o site Vasco Notícias procurou Ruben Fontes Neto, da página 1902 Futebol, jornalista com especialidade no futebol paulista. Primeiramente, ele contou como tem sido a campanha do Netuno na atual edição do Paulistão.

– O Água Santa vem fazendo campanha mediana no Campeonato Paulista. Em 11 jogos foram quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas. É uma equipe que tem mais facilidade para se defender do que para atacar. Os números mostram isso. A equipe sofreu 11 gols nessas 11 partidas, mas marcou apenas 8 vezes – introduziu Ruben.

O destaque do elenco

Sobre o elenco comandado pelo técnico Bruno Pivetti, Ruben destacou que o principal nome é o camisa 10, Luan Dias, que recentemente passou por Goiás e Santos na Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, o jornalista citou outros nomes notáveis, o atacante Neilton, ex-promessa do Peixe, e Wálber, zagueiro que defendeu o Vasco em 2021.

– O jogador, um meio campista de muita técnica, não mostrou nível de série A quando ele esteve emprestado para Goiás e Santos nos últimos anos. Mas com a camisa da Água Santa, se ele entrar em campo contra o Vasco, será a partida de número 120. Então, um jogador muito identificado com a equipe de Diadema. Além dele, a Água Santa tem o zagueiro Wálber que passou pelo Vasco da Gama em 2021, e também o atacante Neilton, aquele revelado pelo Santos, e também com passagem por diversos clubes brasileiros na sua carreira – explicou o jornalista.

A importância do confronto

Mesmo com as atenções divididas com o Campeonato Paulista, Bruno Pivetti deve utilizar força máxima contra o Gigante, afinal uma nova classificação na Copa do Brasil será importante para a equipe paulista na montagem do time para a disputa da Série D, como explicou Ruben. Quem passar receberá R$ 2,205 milhões de premiação.

– Apesar da Água Santa ainda estar disputando a classificação no Paulista, o Bruno Pivetti deve mandar força máxima mesmo pra jogar diante do Vasco. Isso porque a cota da Copa do Brasil é muito importante pra que a equipe consiga montar um elenco competitivo na Série D do Campeonato Brasileiro pra buscar então o acesso pra Série C. Então, a Água Santa vai com força máxima pro Rio de Janeiro enfrentar o Vasco da Gama – disse o especialista.

Como joga?

Agora o que mais interessa ao técnico Ramón Díaz, como joga o Água Santa. Ruben Fontes Neto concluiu sua análise sobre o adversário explicando como se comporta em campo. Segundo ele, o Netuno se defende bem e implica na infiltração em seu campo de defesa, mas tem a bola aérea como um ponto a ser melhorado. O jornalista aposta que o time vai se fechar e sair em contra-ataque, sem descartar levar para as penalidades.

– É uma equipe realmente que sabe se defender principalmente fechando os espaços para infiltração, oferecendo muita dificuldade aos adversários para conseguir infiltrar a defesa. Por outro lado, é uma equipe que se mostrou frágil na bola aérea defensiva, então o segredo talvez seja apostar em cruzamentos, em escanteios ofensivos para quebrar essa retranca do Água Santa, que com certeza vai aí jogar no contra-ataque, vai procurar se fechar primeiro, tentar levar a partida para os pênaltis ou quem sabe arranjar um contra-ataque e marcar o gol para tentar levar a vaga nos 90 minutos – disse o jornalista, que completou citando a marcação forte:

– Outra característica importante nessa equipe é que é uma equipe que briga demais, uma equipe que leva muitos cartões no Campeonato Paulista, foram 34 advertências por cartões amarelos, ou seja, uma equipe com média de três cartões amarelos por partida.

Análise do jornalista

Ruben Fontes Neto analisa o Água Santa (Fonte: Vasco Notícias)

Estreante fora de São Paulo

Outra curiosidade sobre o Água Santa é que, ainda jovem profissionalmente, fará contra o Vasco seu primeiro jogo fora de São Paulo na história. De cara será um desafio dos grandes, já que todos os ingressos foram vendidos e o estádio está lotado, com pressão da massa vascaína.

Mais sobre:Água Santa
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Monique é goleira do Vasco
Monique projeta classificação do Vasco às oitavas do Brasileiro A3

A goleira do Vasco da Gama, Monique, manteve os pés no chão após a vitória na ida, mas confia na classificação às oitavas de final.

Taty Silva se emociona com Léo Jardim
Taty Silva se emociona com Léo Jardim ao receber presente; veja como foi

O goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim, presenteou a arqueira Taty Silva com um par de luvas e disse belas palavras.