Miranda marca e Brasil vence os Estados Unidos pela estreia no Pan

O zagueiro do Vasco da Gama, Miranda, entrou no 2º tempo e fez o gol da vitória do Brasil contra os EUA no Pan-Americano.

Brasil vence os EUA no Pan, com gol de Miranda
Brasil vence os EUA no Pan, com gol de Miranda (Foto: Reprodução/CazeTV)

A Seleção do Brasil estreou nesta segunda-feira (23/10) no futebol do Pan-Americano-2023, de Santiago. No Estádio Elias Figueroa, em Viña del Mar. Com um gol aos 41 minutos do segundo tempo do vascaíno Miranda, venceu os Estados Unidos por 1 a 0, pelo Grupo B. A Seleção foi superior, principalmente no segundo tempo, estava parando nas ótimas defesas do goleiro americano Nicolas Carrera, que acabou falhando no gol decisivo.

Com o resultado, o Brasil vai para a liderança do Grupo B ao lado da Colômbia, que nesta segunda-feira venceu Honduras por 2 a 0. Na segunda rodada, nesta quinta-feira (26), o time Canarinho enfrenta a Colômbia, no Sausalito, às 20h (de Brasília), Antes, no mesmo Sausalito, mas às 15h, jogam EUA x Honduras. Os dois primeiros ao fim da fase de grupos avançam às semifinais ao lado dos dois primeiros do Grupo A (Chile, México, República Dominicana e Uruguai). A Seleção tenta o penta (foi ouro em 1963, 1975, 1979 e 1987).

Brasil e EUA: primeiro tempo modorrento

O jogo foi fraco, com as seleções (representadas pelos times Sub-23) desentrosadas. O Brasil, com apenas seis dias de preparação, dependeu de lances individuais especialmente de Matheus Nascimento (Botafogo) e Biro (Corinthians). Mas foi um belo chute de Igor Jesus (Flamengo) a grande oportunidade: um chute de fora da área muito bom, mas que o goleiro Antonio Carrera fez bela defesa.

Os EUA assustaram em falhas do Brasil. Nas melhores, Arthur Chaves (Vizeu/POR) errou o passe e Neri, na entrada da área, chutou para fora. Depois, Neri pegou na sua intermediária e iniciou a jogada que terminou com chute de Williams. Porém, o zagueiro palmeirense Michel salvou.

Seleção, na pressão, vence o jogo

No segundo tempo o Brasil voltou com a marcação mais alta e quase fez o primeiro fgols aos seis minutos numa blitz que chutou quatro vezes no mesmo lance (Biro duas vezes, Pirani e Igor Jesus) com o goleiro Carrera aparecendo muito bem. Para aumentar a força ofensiva, o treinador Ramon Menezes tirou o volante Ronald (Grêmio) e colocou o meia atacante Kaio (Coritiba), aos 14. No minuto seguinte, Kaio acertou a trave americana. O Brasil seguiu em cima e um chute de Matheus Nascimento obrigou Carrera a uma nova grande defesa. E foi aos 41 minutos, em novas pressão insana, que a Seleção venceu o jogo. Uma falta cobrada por Biro ficou rondando a área, voltou para o corinthiano que cruzou e o vascaíno Miranda mandou para a rede. Enfim, sai o gol e vem a vitória.

Brasil no Pan

O Pan de Santiago começou em 20/10 e vai até o dia 5 de novembro. Até o término deste jogo da Seleção com os EUA, o Brasil ocupa o quarto lugar em medalhas: 38 (7 ouros, 12 pratas e 12 bronzes). Está atrás de Estados Unidos (73), Canadá (38) e México (30).

Brasil x Chile

Jogos Pan Americanos de Santiago-2023 – 1ª Rodada – Grupo A

Data: 23/10/2023
Local: Estádio Elias Figueroa, Vaparaíso (CHI)
Brasil: Mykael, Arthur Chaves, Michel, Matheus Dias e Patryck; Ronald (Kaio, 14’/2ºT), Guilherme Biro (Gustavo Martins, 44’/2ºT), Marquinhos (Miranda, 30’/2ºT), Pirani (Thauan Lara, 30’/2º) e Igor Jesus; Matheus Nascimento Técnico: Ramón Menezes.
Estados Unidos: Antonio Carrera; Freeman (Cuevas, 30’/2ºT), Nicolas Carrera e Nolan Norris; Williams; Leyva, Raines (Casas, 25’/2ºT) Di Pietro (Ikoba, 42’/2ºT) e Panayoutou; Neri e Hopkins. Técnico: Michael Nsien
Gol: Miranda, 41’/2ºT (1-0)
Árbitro: José Uzcategui (VEN)
Auxiliares: Erizon Diaz e Antonio Brito (VEN)
Cartões amarelos: Marquinhos (BRA); Nolan Norris, Freeman, Neri, Cuevas (EUA)

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Hugo Moura vira peça-chave para Carille no Vasco

O volante Hugo Moura é o atleta que mais atuou na temporada do Vasco e é um dos líderes de assistências do time.

Vasco aguarda proposta por Rayan, mas deve anunciar renovação em breve

O novo contrato com o atacante Rayan com o Vasco da Gama será válido até o fim de 2026, mas o Clube espera vendê-lo.

Jornais estrangeiros repercutem denúncia de ex-amante de Payet

A advogada Larissa Ferrari alegou ter sido vítima de agressão física e psicológica de Payet, meia do Vasco da Gama.

De Lucca deixa o Vasco e acerta com o Cuiabá

Sem oportunidades no Vasco da Gama, o volante De Lucca está de malas prontas para se transferir para o Cuiabá.

Rivellino vê Vasco como candidato ao rebaixamento e faz alerta

Ex-craque da Seleção Brasileira, Rivellino não acredita que o Vasco da Gama possa fazer uma grande campanha no Brasileiro.

Adversários pelo Brasileiro, Vasco e Sport tem ídolos em comum

Vasco da Gama e Sport Recife tem jogadores históricos que vestiram a camisa dos Clubes ao longo da história.

Rayan completa 50 jogos pelo Vasco e recebe homenagem

Revelação da base do Vasco da Gama, o atacante Rayan celebrou a marca alcançada com a camisa do Cruzmaltino.

Vasco não perde para o Sport em São Januário desde 2012

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram cinco vezes no período. O histórico mostra ampla vantagem para a equipe Cruzmaltina.

Sport terá desfalque do lateral-esquerdo Igor Cariús contra o Vasco

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), às 21h, em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.

Nuno, Garré e Loide: veja como está o trio de reforços do Vasco após 6 jogos

Reforços estrangeiros do Vasco da Gama, Nuno Moreira, Garré e Loide Augusto buscam seu espaço no Cruzmaltino.

Sair da versão mobile