Ministro Gilmar Mendes ganha camisa do Vasco após reunião por São Januário

Ministro do STF, Gilmar Mendes, se reuniu em Brasília (DF) com deputados federais para debater a interdição de São Januário. 

Da esq. para dir.: Lindbergh Farias, Aliel Machado Bark, Gilmar Mendes, Saullo Vianna e Marcelo Freixo
Da esq. para dir.: Lindbergh Farias, Aliel Machado Bark, Gilmar Mendes, Saullo Vianna e Marcelo Freixo (Foto: Divulgação)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, se reuniu na tarde de hoje (13) em Brasília (DF) com deputados federais para debater sobre a interdição do estádio de São Januário e ganhou uma camisa do Vasco.

O que aconteceu

A reunião aconteceu após a ação no STF do deputado federal Aliel Machado Bark (PV-PR), no dia 24 de agosto, solicitando uma liminar para liberar São Januário imediatamente.

Porém, como o Vasco assinou hoje (13) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para encerrar a interdição do estádio para público, não houve a necessidade do STF intervir.

Gilmar Mendes, no entanto, fez questão de manter a reunião e recebeu os parlamentares em seu gabinete.

O ministro se mostrou impressionado com as decisões do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e prometeu ficar “vigilante” em relação ao assunto.

Estiveram presentes os deputados federais Aliel Machado Bark (PV-PR), Marcelo Freixo (PT-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Saullo Vianna (UNIÃO-AM).

Aliel, Lindbergh e Saullo são vascaínos. Freixo é flamenguista.

“Racismo estrutural”

Além de ter solicitado a liminar, Aliel Machado Bark denunciou o TJ-RJ por “racismo estrutural”, em função de trechos do polêmico relatório do juiz Marcello Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, onde é citada a comunidade Barreira do Vasco – vizinha a São Januário – como um local com “disparos de armas de fogo oriundos do tráfico de drogas lá instalado”.

O TAC

Após assinar o TAC, o Vasco agora aguarda a homologação na Justiça para que São Januário seja liberado para público.

A expectativa do Vasco é que a torcida possa voltar ao estádio no duelo com o Coritiba, dia 21, pelo Brasileiro.

O estádio estava impedido de receber torcida desde o dia 23/06, por determinação do TJRJ, após confusão no duelo entre Vasco e Goiás, pelo Brasileiro.

O caso

Houve uma confusão em São Januário após a derrota do Vasco para o Goiás, no dia 22/6.

O STJD determinou São Januário com portões fechados por 30 dias. A decisão proibia também a entrada da torcida do Vasco como visitante.

Posteriormente, a Justiça acatou um pedido do MPRJ e interditou São Januário.

A Justiça chegou a liberar o uso do estádio, mas sem torcida.

No fim do mês passado, a Justiça negou o recurso do clube e manteve a interdição de público. O Cruz-Maltino recorreu ao STJ.

‘Ninguém vai segurar o Vascão’

Paes, que é torcedor declarado do Vasco, celebrou a liberação e brincou com a volta da torcida ao estádio.

“Apesar de ter achado, de certa forma, exagerado o fechamento de São Januário, tinham ajustes a serem feitos. Agora, com o TAC, vamos fazer um trabalho mais integrado, para melhorar acessos, fluxos, ordem urbana”, disse.

“Falando como prefeito, é bom termos São Januário liberado, o futebol carioca voltando a ter o estádio. Como vascaíno, agora segura, porque que ninguém vai mais segurar o Vascão”, completou.

O CEO Lucio Barbosa também comemorou o TAC e salientou que há um cronograma para as mudanças serem efetivadas.

“O futebol do Vasco está feliz de poder jogar em casa e com estádio lotado. Gostaria de agradecer à torcida do Vasco e aos funcionários que trabalharam incessantemente para esse TAC. Temos uma série de obras e implementações tecnológicas neste cronograma. A maioria proposta pelo Vasco. Vamos voltar a ter jogo e o Vasco não vai parar só no TAC”, afirmou.

Fonte: Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Graças a Deus!!!!
    Força Vasco!!!

  • Responder

    É pra acabar de vez mesmo com o Vasco, quando não estão associando o clube ao Luladrão e Sérgio Cabral agora vem esse tal de Gilmar Mendes . O que que tem a ver notícias de futebol com essa merda?

Comente

Veja também
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

Sair da versão mobile