Membro do Guardiões da Colina fala sobre restauração do local de fundação do Vasco
Raphael Pulga, um dos fundadores do grupo Guardiões da Colina, falou sobre a restauração do local de fundação do Vasco da Gama.
O grupo Guardiões da Colina restaurou o local em que foi assinada a ata da reunião de fundação do Vasco da Gama.
A notícia sobre a reforma do local repercutiu bastante entre os vascaínos. O site O Globo Online entrevistou um dos membros do grupo, Raphael Pulga, que detalhou os projetos que serão realizados no local.
— No primeiro andar, queremos transformar num espaço de eventos e exposições. Temos colecionadores, pesquisadores e vamos expor documentos, ata, tudo o que temos.
Pulga também falou sobre a ideia da restauração e a descoberta do verdadeiro local de fundação do Gigante da Colina.
— Descobrimos há uns sete anos que aquela casa era o verdadeiro local da assinatura da ata de fundação. Ali estava funcionando uma empresa de saneamento. Quando vi que estava para alugar, todo mundo topou a ideia de recuperá-lo para o Vasco. Fizemos um trabalho de engenharia reversa até descobrir que o 345 da Sacadura Cabral era o antigo 293 da Rua da Saúde, que havia mudado de nome e foi renumerada. Naquela época, tudo dependia da tradição oral, e muitas coisas se perdiam. Mas o fato é que o Vasco nasceu na Praça da Harmonia, de frente para o mar.
Nomes importantes da política vascaína parabenizaram o grupo Guardiões da Colina pela excelente ideia de restauração do local de origem do Clube, entre eles, Julio Brant e o vice-presidente de finanças, Carlos Leão.
Parabéns pela iniciativa e o desejo sincero que consigam seus objetivos.