Meia ou ponta? Veja como Coutinho pode ser escalado no Vasco

Craque revelado no Vasco da Gama chega para ser a grande referência técnica do time comandado por Rafael Paiva.

Philippe Coutinho está de volta ao Vasco
Philippe Coutinho está de volta ao Vasco

A barreira vai virar baile! Philippe Coutinho foi recebido com grande festa em São Januário e com o nome registrado no BID da CBF, já pode fazer sua reestreia pelo Vasco.

O jogador retorna ao futebol brasileiro aos 32 anos e com mais de uma década de experiência em clubes de grande expressão como Internazionale, Liverpool e Barcelona. Seu auge foi entre 2014 e 2018, ano no qual foi o melhor jogador da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Coutinho ainda venceu uma Liga dos Campeões como titular no Bayern de Munique e teve passagem de destaque pelo Aston Villa.

Meia-atacante de boa finalização, agilidade e criação, Coutinho chega para ser titular absoluto do Vasco no meio-campo. Pode jogar nas três posições da linha de meias do 4-2-3-1, o que amplia muito as opções do interino Rafael Paiva na montagem do time.

O momento também é de otimismo: são 4 jogos de invencibilidade com uma formação que encaixou e ainda tem dois reforços significativos: o volante Souza e o atacante Alex Teixeira, todos com passagens anteriores pelo clube.

Como fica o time do Vasco com o “mágico”? O ge imaginou algumas opções:

No time atual, titular como meia central num 4-2-3-1

É muito provável que Coutinho entre no time na vaga que hoje é de Payet ou de Praxedes: como meia central no 4-2-3-1 do time. Nessa função, Coutinho tem liberdade para encostar na área, buscar a bola dos volantes e dá o tom de criatividade e imaginação ao time. Coloca os pontas para correr em direção à área, fica responsável pela bola parada e melhora também a velocidade da equipe, uma vez que contribui mais na marcação do que Payet.

Payet e Coutinho juntos? É possível

Uma das perguntas que Paiva mais ouvirá com Coutinho no time é se dá para encaixar ele e Payet juntos na equipe. São dois meias criativos e talentosos, mas Payet exige um certo sacrifício na marcação que Coutinho nem sempre pode entregar. A resposta é sim, e o melhor exemplo está no próprio Vasco: no ano passado, a campanha de recuperação com Ramón Díaz aconteceu com Payet aberto pelo lado direito, jogando como um “falso meia”.

O Vasco pode manter o 4-2-3-1. Se perderia em velocidade e drible sem Adson ou David, ganharia em poder de criação para Vegetti e as boas chegadas de Piton.

4-3-3 com marcação reforçada e Coutinho “retrô”

Uma outra opção de Paiva é deixar o 4-2-3-1 e montar um 4-3-3. O meio-campo pode ter JP, Matheus e Hugo Moura e até Praxedes, que joga tanto como meia central como um meia mais recuado, como um segundo volante. Nesse esquema, Coutinho jogaria da mesma forma na qual brilhou nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018: como um falso ponta pela direita, com liberdade para buscar o meio, chegar na área de surpresa e tabelar com o ponta do outro lado.

Com todos os reforços, um 4-3-1-2 bem experiente

Com Alex Teixeira e Souza como titulares, Paiva pode montar um losango no meio-campo. Nesse esquema 4-3-1-2, Coutinho seria o meia central e Souza o volante pela esquerda, com Hugo Moura no outro lado. Alex sairia bastante da área, como um segundo atacante, e tabelaria com Coutinho e Vegetti. É um formato de time que privilegia as chegadas de Piton, destaque do time no ano.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.

Irmã Elaine fala sobre seu amor pelo Vasco após conquistar a torcida vascaína

A freira Elaine, natural de Santarém, no oeste do Pará, realizou o sonho de conhecer São Januário e presenteou o atacante Vegetti.

Alex Sandro deve desfalcar o Flamengo contra o Vasco

Alex Sandro sofreu um edema na região posterior da coxa esquerda e não deve ficar à disposição para o clássico contra o Vasco.

Veja os objetivos e como será realizado o Censo Cruzmaltino

Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco da Gama, explicou como pretende realizar o levantamento e seus principais objetivos.

Vasco fecha setor Leste Superior do Maracanã para o clássico; veja motivo

Com o setor fechado, a capacidade do Maracanã para o clássico entre Vasco e Flamengo cairá em quase 10 mil torcedores.