Medel surpreende no Vasco com versatilidade

Se houve dúvidas na torcida quanto à qualidade do jogador nas primeiras partidas pelo Vasco da Gama, agora há muita confiança.

Gary Medel em estreia pelo Vasco
Gary Medel em estreia pelo Vasco (Foto: André Durão/ge)

Gary Medel chegou ao Vasco com o trunfo de ser versátil e poder ajudar o clube em mais de uma posição. A princípio, ele foi contratado para assumir uma função no meio-campo, mas a carência do elenco na zaga fez a comissão técnica puxar o chileno para formar dupla com Léo. Desde a mudança, o time não perdeu mais, e o jogador, de 36 anos, tem sido fundamental para solidez defensiva.

Os dois primeiros jogos de Medel pelo Vasco, contra Athletico-PR e Corinthians, foram como volante. O atleta não se encaixou bem e fez a torcida duvidar da contratação. Contra Grêmio, Bragantino e Atlético-MG, já como zagueiro, o prestígio do chileno com os vascaínos mudou.

– Se puder agarrar (no gol), vai agarrar. Tem personalidade e coração… Me surpreende desde o início e pode jogar em qualquer posição. O conhecia pelo nome, mas nunca tive a possibilidade de trabalhar com ele antes – disse o auxiliar técnico Emiliano Díaz, após o jogo contra o Galo.

– Essa parte do campo está sendo o motor e a força do nosso plantel. Muito feliz por Gary ser nosso capitão, é orgulho poder trabalhar com ele. Temos muito a aprender com ele, que é uma lenda do futebol sul-americano – completou o filho de Ramón.

Desde a estreia, Medel ganhou a faixa de capitão e tem sido voz importante dentro e fora de campo. Fala com os colegas no dia a dia e leva experiência ao grupo. Durante os jogos, também se comunica bastante. Pede vibração aos jogadores e, quando necessário, desacelera. No domingo, por exemplo, quando Gabriel Dias sente a contusão muscular, o chileno aparece pedindo para o colega cair e ganhar tempo até ser retirado do gramado.

– Um jogador que agrega muito, tem muita bagagem, experiência, nos ajuda muito a organizar o sistema defensivo – resumiu o goleiro Léo Jardim.

Apesar de ter chegado para o meio-campo, Medel já sabia da possibilidade de jogar na zaga. Inclusive, é sua posição preferida. A cada treino e jogo, mesmo aos 36 anos, mostra disposição.

– Eu prefiro jogar como zagueiro central. Mas já joguei como volante e zagueiro. Isso não é problema. Me defino como um jogador aguerrido, que entrega 200% por todos os clubes, por meus companheiros. Quero entregar meu melhor, sou um jogador experiente. Me sinto bem fisicamente e mentalmente. Sou um jogador tranquilo, que leio muito bem o jogo – disse ele na coletiva de apresentação.

A versatilidade de seu capitão fez o Vasco dar um passo atrás no mercado. O clube chegou a acertar a contratação do zagueiro Robert Rojas, mas um empecilho entre o jogador e o River Plate impediu a contratação no último momento. Sem Rojas, a comissão técnica viu em Medel a possibilidade de suprir a carência naquele setor, e a SAF não pretende contratar mais um defensor.

Com Medel em campo, o Vasco volta a jogar no próximo domingo, às 18h30, contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Medel
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.