Maurício Souza exalta Andrey Santos e afirma: ‘Não é à toa que o Barcelona está atrás’

Maurício Souza, ex-técnico do Vasco da Gama, rasgou elogios a Andrey Santos e fez questão de destacar as qualidades do garoto.

Andrey Santos durante jogo contra o Brusque
Andrey Santos durante jogo contra o Brusque pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Andrey Santos é a principal joia do Vasco, que encara o Náutico, nesta sexta-feira, pela 30ª rodada da Série B de 2022. Com apenas 18 anos, o meio-campista desperta a cobiça de grandes clubes da Europa. Nas últimas semanas foram noticiados que Barcelona, Manchester City e Newcastle estariam interessados no jovem.

“Falam muito do Barcelona e tem toda característica para jogar lá. Ele é muito técnico, tem controle de jogo e quer sempre ter a bola. Isso precisa ser valorizado. Não é à toa que o Barcelona está atrás dele. É um clube que tem o perfil de jogo e acho que ele se encaixaria muito bem. É um jogador que combate, difícil de ser batido no um contra um”, disse Maurício Souza, ex-treinador do Vasco, ao ESPN.com.br.

Nascido em uma família vascaína, o garoto foi formado no clube da Colina e estudou no colégio do Vasco. Destaque em todas as categorias, Andrey é presença constante nas seleções de base – é o capitão da sub-20 – e foi destaque na Copa São Paulo neste ano, com três gols em seis jogos.

Um mês depois, ele foi promovido ao time principal com apenas 17 anos. Ele é o mais jovem a defender a equipe profissional no século 21.

“É um jogador muito especial a acima da média. Tem muito talento e inteligência para jogar, podendo jogar em várias funções. Ele joga como segundo volante hoje e saindo um pouco mais, mas volta para a defesa para buscar a bola e começar as jogadas. Acho que é um pouco sobrecarregado porque vem para a área, desce, se desloca o tempo todo para receber a bola. Me arrisco a dizer que na Série B não tem ninguém igual a ele na posição”,

Nesta Série B, Andrey já marcou cinco gols. Como homenagem aos ídolos Geovani e Juninho Pernambucano, o garoto usa a camisa 8.

“Tem bom passe, finaliza, cabeia muito bem e tem um tempo de bola muito absurdo desde a base. Fazia vários gols assim”, afirmou.

O treinador conta que era muito fácil lidar com o jovem no trabalho do dia a dia.

“Tem personalidade forte, corajoso e não se intimida por nada. Ele vai para cima, não se esconde em nenhum jogo e quer a bola o tempo todo. Eu já o tinha visto jogar e me surpreendeu ainda mais quando trabalhei de perto. Era um jogador muito calado na dele fala pouco. Chega, faz o trabalho dele e vai embora. A gente trocava ideias, era um moleque muito bom e bem calmo”.

“É um jogador promissor que infelizmente se o Vasco não se cuidar vai perdê-lo”, disse Maurício.

O Flamengo chegou a consultar no meio do ano a situação do jogador, que estava em um impasse pela novação com o Vasco. O principal entrave era a multa rescisória: os empresários queriam um valor menor, enquanto o clube gostaria de uma taxa maior.

Nesta semana, Andrey assinou um novo contrato válido até 5 de setembro de 2027 com uma multa de 50 milhões de euros (R$ 260 milhões) para clubes do exterior, segundo apurou a reportagem.

Fonte: ESPN

Comente

Veja também
Vasco acelera procura e quer técnico de peso para 2025

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva após a derrota para o Corinthians e já busca treinador de renome para a próxima temporada.

Confira os fatores que levaram Rafael Paiva a ser demitido do Vasco

Rafael Paiva foi dispensado do comando técnico do Vasco da Gama após a quarta derrota seguida do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro.

Felipe comandará o Vasco nas 3 rodadas finais do Brasileiro

Felipe já havia manifestado vontade de assumir o Vasco e agora vai substituir Rafael Paiva nesta reta final de temporada.

Emiliano Díaz fala sobre o Vasco após reencontro e vitória do Corinthians

Durante entrevista coletiva do Corinthians, Emiliano Díaz fala sobre o reencontro com o Vasco da Gama e cita jogo difícil.

Confira 5 técnicos livres no mercado que podem assumir o Vasco

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva, após a derrota deste domingo (24) para o Corinthians, pela 35ª rodada do Brasileiro.

Sair da versão mobile