Maurício Souza é apresentado pelo Vasco e revela ser vascaíno: ‘Sonho de criança’

O técnico do Vasco da Gama, Maurício de Souza, ainda se mostrou compreensivo com as críticas da torcida e respondeu outros assuntos.

Maurício Souza, Carlos Brazil e João Eduardo no CT Moacyr Barbosa
Maurício Souza, Carlos Brazil e João Eduardo no CT Moacyr Barbosa ( Foto: Marcelo Baltar/GE)

O Vasco apresentou oficialmente Maurício Souza como novo técnico na tarde desta segunda-feira. O contrato com o treinador vai até dezembro deste ano. Mauricinho, que tem passagens pelas categorias de base do futsal do clube, revelou torcer pela equipe da Cruz de Malta e estar realizando um sonho de infância.

– Meu sonho de menino era jogar profissionalmente no Vasco, mas fui um jogador medíocre. Joguei profissionalmente, mas não no Vasco. Aqui joguei futsal. Com seis anos, meu padrinho me deu um uniforme do Vasco da Gama e, desde então, sou torcedor. Ele morreu quando eu tinha oito anos – contou Maurício Souza durante sua apresentação.

– Algum tempo depois, como treinador, comandei a equipe sub-15 de futsal do Vasco. Quando você vê a possibilidade de viver esse ambiente profissional no seu clube de infância, é um sonho que tenho há muito tempo e nunca desisti. É diferente você trabalhar no clube onde você cresceu torcendo, indo ao Maracanã, é diferente. Estou me contendo aqui, mas estou muito feliz nesse momento – acrescentou o treinador, que terá sua primeira chance efetivado no profissional.

Além de Maurício Souza, o Vasco também contratou o auxiliar técnico João Eduardo.

O Vasco definiu o nome de Maurício como substituto de Zé Ricardo no último sábado, e a contratação foi anunciada na segunda-feira. Nesse período, a torcida criou muita resistência ao treinador e a rejeição foi grande. O comandante disse compreender a postura do torcedor.

– Para falar a verdade, do fundo do coração, entendo todo tipo de rejeição. Não entendo mensagens mais grosseiras e ameaçadoras. Isso é paixão, isso é Vasco da Gama. O torcedor quer o que tem de melhor. Com certeza ele gostaria de ver sentado aqui o Tite, o Guardiola, um treinador de renome. Não trago para o lado pessoal. É paixão, temos que saber lidar com isso. Sei e trato com naturalidade. Um dos meus objetivos aqui no Vasco é, no final, se eu puder, dar um abraço em cada um que mostrou algum tipo de rejeição. Tenho certeza que a vontade deles não é maior do que a minha. Pode ser igual, mas não é maior – disse Maurício, que completou:

– É claro que queria chegar aqui abraçado pelo torcedor, mas não foi possível. Tenho certeza que a gente vai conseguir reverter isso. Quero que a torcida do Vasco tenha a mesma aprovação que tive com a torcida do Flamengo. Entendo a rejeição, não trago pelo lado pessoal. Eu me prepararei e estudei e sei que tenho capacidade para fazer um trabalho que pode render frutos e resultados.

A contratação foi uma aposta de Carlos Brazil e Eduardo Húngaro, gerente e coordenador do Vasco, respectivamente. Mas que não foi consenso internamente devido à falta de experiência no comando de equipes profissionais. Coube aos dois dirigentes a tarefa de convencer a cúpula vascaína.

Maurício Souza tem 48 anos e comandou o time profissional do Flamengo interinamente em algumas oportunidades e foi auxiliar de Maurício Barbieri no Rubro-Negro em 2018. No entanto, o técnico tem uma trajetória de vitórias na base. Conquistou, como treinador, a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Brasileirão sub-20, entre outros títulos também pelo Flamengo. Seu último emprego foi como auxiliar do Athletico-PR, entre fevereiro e maio deste ano.

O novo treinador já comanda o primeiro treino neste terça-feira, em preparação para o jogo contra o Londrina, fora de casa, no próximo sábado, às 16h.

Veja outros tópicos da entrevista:

Primeira chance em um time profissional

– Tento tratar com naturalidade porque fui isso que busquei o tempo todo. É o maior desafio da minha carreira. Me preparei para isso. É sem dúvida um desafio muito grade. Sei da pressão que vou encontrar. Estou bem tranquilo, aceito o desafio de forma calma. O tempo todo busquei esse momento na minha vida. Tenho que tratar com naturalidade, entender as possíveis rejeições e buscar os resultados.

João Eduardo (auxiliar)

– O Vasco tem buscado para sua comissão o que tem de melhor. Tive conversas por zoom com ele. É um profissional capacitadíssimo. Tinha interesse do clube, o meu aval e tenho certeza que ele será muito feliz aqui.

Estilo de jogo e conversa com Zé Ricardo

– Vi todos os jogos do Vasco. Não posso chegar aqui e entender que tenho que mudar algo para o resultado acontecer. O Zé Ricardo é meu amigo, temos várias coisas em comum. Não vivenciei o trabalho dele, mas não deixei de notar a intensidade do Vasco em campo. E meu primeiro objetivo é fazer com que o Vasco não perca nada que foi construído até agora. É claro que com o tempo cada treinador tem sua peculiaridade. As equipes vão evoluir com o tempo.

– Conversei com o Zé. O próximo passo era evoluir alguns setores que ele entendia ser necessário evoluir. O Zé sai, mas toda equipe permanece. Claro que existe diferenças entre os treinadores, mas vamos tentar seguir nesse caminho que está dando certo.

Sonho de criança

– É o maior desafio da minha carreira. É um sonho de criança. Estar dando esse entrevista nesse momento é um sonho. O Vasco não é um convite, o Vasco é uma convocação. Sei que é um momento delicado, mas eu não tinha como dizer não. Quando o Brazil me ligou, eu disse: “Brazil, eu topo”. Claro que falei que não daria para ser um contrato tampão, queria um contrato até o final do ano. Mas não tinha como o meu coração negar um convite do Vasco da Gama.

Experiência

– Fiz parte de comissões e disputei alguns dos campeonatos mais importantes do Brasil. Três Libertadores, dois Brasileiros… Acredito que todo mundo tem que dar o primeiro passo. Tenho que agradecer o Carlos Brazil e o Vasco pela coragem de me bancar. Para muitos, falta experiência. Mas tenho experiência no futebol, tenho experiência em dirigir atletas renomados.

Mudanças na equipe?

– Em relação à conversa com Zé, falamos de uma maneira sobre o processo de evolução da equipe. Ele teve uma ideia, estabeleceu um sistema defensivo muito forte e deu resultado. Depois consequentemente ele pretendia ter um time com mais posse, uma marcação mais alta. Isso já vinha acontecendo. O próprio Emílio Faro falou sobre o mérito do Zé Ricardo no último jogo. O time já vem apresentando uma evolução. Mas não pode parar por aí. Queremos dar seguimento a um time que vem jogando bem e conseguindo resultados. Não cabe a mim chegar aqui e trocar jogadores porque eu gosto. Isso será feito no dia a dia, com quem estiver treinando e jogando melhor.

Convite para assumir o Vasco

– Honra muito grande ter recebido o convite. Ter sido escolhido depois de todos esses processos e chegaram ao meu nome. Vou dar a minha vida pelo Vasco. Todo empenho para colocarmos o Vasco no lugar que ele merece. O sucesso que o Vasco vem tendo passa por todos processos que o clube tem, todos profissionais que estão aqui. Chegar aqui e encontrar esse ambiente, não tenho dúvida de que facilita o meu trabalho. Sei da grandeza do clube. É um desafio, mas me sinto preparado e confiante de que a gente vai conseguir.

Ideia de jogo ideal

– Gosto de equipe pressionante, que pensa em ter a bola, muito mais proativa do que reativa… Mas entendo também que a equipe tem que ter equilíbrio quando descer ou subir a linha. Jogo agrupado. Você pode variar. Minha ideia é que a equipe tenha variações dentro do jogo. Mas a primeira ideia é que pressione o adversário e tenha o controle do jogo com a posse.

Acesso e título da Série B

– Realmente estou à vontade. Me sinto em casa, ao lado de pessoas que conheço e confio. Vou dedicar esses meses da minha vida ao Vasco da Gama. Vou dedicar para fazer o Vasco voltar à elite do futebol brasileiro, de preferência com título. O Vasco entra em campeonato para ganhar. Esse é o recado que deixo para a torcida.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Maurício Souza
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Esses cara só faz merda TDS técnicos fraco ou iniciante q chega no Vasco vem com conversa d ser vascaíno….TNC!
    Pq n deixou o Emílio faro.

  • Responder

    Tirar o Faro pra colocar o Maurício foi um grande erro. O Vasco não merece esse tratamento da diretoria.

  • Responder

    Vamos torcer pra dar certo, já pensou se vir a primeira derrota

  • Responder

    Boa sorte e bom trabalho Mauricio. Espero que você “cale” a boca de muitos que torcem “contra”. Capacidade você já mostrou que tem, faltava somente a experiência. Que seja bem vindo ao Vascão.

Comente

Veja também
Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.

João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.

Claudio Tencati durante treino do Criciúma
Olho no rival! Escalação do Criciúma contra o Vasco

Confira a escalação do Criciúma para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pela 4ª rodada do Brasileiro.

Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.