Maurício Barbieri analisa derrota do Vasco contra o Flamengo; veja a entrevista coletiva

Maurício Barbieri afirmou que o Vasco da Gama tem encontrado muitas dificuldades, mas confia numa recuperação do elenco.

Barbieri durante o jogo contra o Flamengo pelo Brasileiro
Maurício Barbieri durante jogo contra o Flamengo (Foto: André Durão)

Após a goleada por 4 a 1 para o Flamengo, que mantém o Vasco na penúltima colocação do Brasileirão, Maurício Barbieri revelou que ainda não houve conversas no sentido de uma possível demissão. Ao lado de Luiz Mello e Paulo Bracks, o treinador afirmou que a equipe tem mais dificuldades do que o esperado, mas confia numa recuperação.

Ao lado de Luiz Mello, CEO do clube, e Paulo Bracks, diretor executivo da SAF (os dirigentes não concederam entrevista), o treinador analisou a derrota, o trabalho da equipe e afirmou que acredita em uma recuperação.

– Não tive nenhuma conversa nesse sentido (demissão). Tenho convicção de que a equipe tem oscilado muito mais do que esperávamos, nesse início. Temos tido dificuldades maiores do que pensávamos que poderíamos ter, mas continuo com a convicção de que podemos reverter esse quadro – disse Barbieri.

– A frustração é gigantesca em função dos últimos resultados, do quanto se dedica ao trabalho, mas o caminho é olhar para frente. Tentar buscar soluções que funcionem. Isso que vou tentar fazer.

Após alguns minutos iniciais de pressão do Vasco, o Flamengo marcou duas vezes antes dos 15 minutos, com Pulgar e Gerson. Depois, Pedro e Ayrton Lucas aumentaram o placar e o jogo foi com um 4 a 0 para o intervalo. Barbieri afirmou que a equipe se desestabilizou após o primeiro gol.

– Sentimento de frustração muito grande. Acho que não conseguimos reproduzir o que trabalhamos. Oscilamos depois do primeiro gol, principalmente emocionalmente. Tivemos esse desencontro em que o rival conseguiu fazer um placar grande. Procuramos ajustar as coisas, mas ficou um “gap” grande, a gente competiu, mas não foi o jogo que planejamos e gostaríamos de fazer.

Perguntado se a equipe pode render mais, o treinador do Vasco reconheceu que tem culpa no desempenho até aqui, mas reafirmou que acredita na recuperação do time.

– Tenho convicção que essas coisas vão acontecer, vamos encontrar um rumo e um equilíbrio necessário para ter os resultados que o torcedor quer. Só trocaria a palavra “culpa” por responsabilidade. Responsabilidade eu tenho – reconheceu Barbieri, que afirmou:

– Não é meu trabalho apontar problemas para vocês, é tentar encontrar soluções, e reconheço que as soluções têm sido insatisfatórias pelos resultados que tenho apresentado. Vou voltar a analisar e encontrar um caminho que esse elenco encontre um caminho melhor e os resultados voltam a aparecer.

O Vasco iniciou a partida em um esquema diferente dos utilizados até aqui na temporada. Com três zagueiros, o treinador apostou em uma defesa com Miranda, Capasso e Léo, com Puma e Piton avançados pelas laterais. Barbieri afirmou que a ideia era dar solidez defensiva, mas que o jogo não encaixou.

– A gente vinha numa sequência de sofrer muitos gols. A ideia de entrar com três zagueiros era para dar solidez defensiva. Depois do primeiro gol, que foi um gol de fora da área e não tem a ver com esse posicionamento, oscilamos demais emocionalmente e demos espaço para o adversário. Não encaixamos nosso jogo. Não senti nossa equipe fisicamente abaixo. Conseguimos criar oportunidades no segundo tempo. O Barros saiu por um trauma. Ninguém pediu para sair por questão física.

Com a goleada no primeiro tempo, a torcida do Vasco protestou bastante contra Maurício Barbieri, direção e jogadores. Ao som de “time sem vergonha”, a equipe desceu para o vestiário vaiada. O técnico foi um dos principais alvos, com faixas pedindo a demissão do técnico. No segundo tempo, a equipe diminuiu com Jair, de pênalti, dando números finais à partida.

O técnico falou sobre os protestos da torcida do Vasco e afirmou que reconhece o sentimento do torcedor.

– O torcedor tem razão de estar frustrado, chateado. Sabemos que não estamos entregando os resultados, então entendo e dou razão aos protestos, meu papel é mudar essa opinião deles. É encontrar soluções e ajustes para mudar essa opinião deles.

A derrota para o Flamengo é a quinta em nove jogos do Campeonato Brasileiro. A equipe de Maurício Barbieri ocupa a 19ª posição do Brasileirão, única competição que resta na temporada, após a eliminação ainda na segunda fase da Copa do Brasil para o ABC.

O Vasco volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Internacional, em Porto Alegre. A partida é válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja outros trechos da entrevista

Oscilações e correções de rota

– A única maneira de corrigir rota é avaliar o que deu errado, ver o jogo de novo, ir para o treino, mostrar, buscar repetições. Ver o que vai e não vai funcionar, é conversar com os jogadores.

Emocional da equipe

– Sobre o emocional da equipe, é um momento difícil por ser um momento jovem, não só pela idade, por formação. Você pode passar conhecimento, mas não pode passar experiência. A pessoa precisa viver para crescer com aquilo. Infelizmente estamos passando por experiências dolorosas nos últimos jogos e a expectativa é que a gente possa crescer.

Contexto

– A circunstância é essa, o contexto é esse. Não sou eu que vou ficar reclamando e olhando para trás, vou olhar para frente. Tenho certeza que ainda não conseguimos extrair tudo dos jogadores, mas amanhã precisamos voltar a tentar buscar situações e o equilíbrio para que os resultados voltem a acontecer.

Galarza titular

– O desempenho dele nos treinamentos e o desempenho de outros jogadores nos treinamentos. Muitas vezes o jogador desempenha durante a semana e não consegue transformar isso no jogo. É uma coisa que temos que entender e avaliar.

Processo e resultados

– Não coloco um limite. O Vasco está em um processo inicial de reconstrução. Os resultados estão muito longe do que esperávamos, mas é um processo inicial. Talvez seja um momento em que estamos muito mais plantando do que colhendo alguma coisa. Isso é evidente. Sigo buscando soluções e alternativas e tenho convicção de que vamos virar a chave. Só não posso dizer quando e estamos fazendo o possível.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
17 comentários
  • Responder

    Pelo amor de deus esse técnico colocar esse capasso todos os gol que toma e encima dele e ninguém vê isso e não tem atacante bao aquele Pedro Raul não sabe nem pegar na bola pqp tá Loko e só raiva a torcida tem que parar de ir assitir essa vergonha pra ver se eles aprende ficar sem torcida e vai apanhar do inter ainda escuta só só jogador ruim alex e Peck e único que salva nesse time o resto vende pow

  • Responder

    Romário já dizia treino e treino,jogo é jogo eu não sei o que eles fazem no treino que na hora do jogo esquecem tudo… fortaleza jogou no meu da semana e o Vasco descansado só treinando toma 2×0…. flamengo jogou no meio da semana e o Vasco só treinando e toma 4 gols no primeiro tempo….vcs estão treinando pra perder só pode…para de palhaçada e falácia e trabalhem de verdade

  • Responder

    NÃO CENSUREM POR FAVOR!

    DESABAFO DE UM VELHO TORCEDOR VASCAÍNO COM 76 ANOS DE IDADE. NUNCA VI TANTA FALTA DE RESPEITO PARA COM NOSSO TIME E SUA ENORME TORCIDA.

    Ô BARBIERI, GRANDE FILHO DA PUTA, VC NÃO TEM NADA PRA ANALISAR, VOCÊ E OS IMBECIS QUE LHE CONTRATARAM SÃO OS CULPADOS POR ESSE VEXAME RIDÍCULO QUE ESTAMOS PASSANDO.

    A VIDA NÃO É SÓ DINHEIRO,
    TENHA DIGNIDADE, SE É QUE UM MERDA DE SUA QUALIDADE TEM.

    TENHA VERGONHA NA CARA, JÁ QUE SEUS CHEFES NÃO TEM E VÁ EMBORA PELAS PORTAS DO FUNDO QUE É O LUGAR DE JOGAR LIXO FORA.

    NÃO PASSE NEM NA PORTA DE SÃO JANUÁRIO, SEU FDP, TORCEDOR DO FLAMERDA QUE SÓ QUER VER O FIM DO VASCO.

    A MELHOR ANÁLISE NÓS TORCEDORES ESTAMOS CANSADOS DE AFIRMAR, VOCÊ NÃO É TÉCNICO PARA O VASCO E PARA NENHUM OUTRO CLUBE GRANDE DO BRASIL.

    SERÁ QUE O IBIS DO RECIFE, CONSIDERADO O PIOR TIME DO MUNDO CONTRATARIA ESSA MONTE DE BOSTA.

    SE ESSE JUMENTO MERECE TUDO ISSO, O QUE DIZER DESSES FILHOS DA PUTA DA SAF E DEMAIS DIRETORES DO NOSSO GIGANTE DA COLINA MERECEM. HONESTAMENTE NOS FALTA ADJETIVOS E PALAVRAS. SÓ SEI QUE ELES QUEREM FU..D O VASCO MAS NA NÃO C
    VÃO CONSEGUIR.

    NOSSA TORCIDA, LEMBREM-SE TAMBÉM É GIGANTE. CHEGA DE HUMILHAÇÃO.

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES, ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. 😥

  • Responder

    Se não demitir logo esse técnico vai perder o apoio da torcida, e pior vai cair de novo para segundona, lembra bem o Celso Roth quando só fez cagada em 2010, ficou dificil de recuperar depois.

  • Responder

    se foi VAI SER REBAIXADO.

  • Responder

    O técnico não deve testar posições, pois só as contratações foram com base no perfil jogo que que queria

    A formação inicial devia ser no mínimo essa

    Gol : Léo

    Lateral Puma e Piton
    Zagueiro: Léo Capasso
    Volante : Jair e Alex Teixeira
    Ponta D: Peck
    Ponta E: Erick Marcus
    Atacante : Orellano
    Atacante: Pedro Raul adiantado

    Substituição, Figueiredo é a melhor opção se substituir um volante, Marca bem e parte pra cima sem medo,

    • Eu ainda estou sem entender o motivo de Peck na reserva, sério é classico vamos testar posição ???

  • Responder

    É completamente vergonhosa essa postura do técnico e o Bracks que está permitindo, o técnico que é nitidamente sem experiência, mesmo com um time ruim o time deve pelo menos jogar, vimos que o time não consegui nem fazer isso.

    O técnico tinha que ter vergonha na cara e ele mesmo pedir demissão!!!!

    Colocando jogadores em posições que não se desenvolvem, jogadores que não se encaixam bem na partida como o Galarza que não joga basicamente em nenhum jogo bem.

    Fazendo substituição desorganizada piorando o time.

  • Responder

    PQP, competição não é para achar soluções ou procurar um sistema que funcione. Você teve o campeonato carioca e competições no exterior para testes. Devido aos testes ficamos de fora das finais do carioca e fomos eliminados da Copa do Brasil por uma equipe que tem folha salarial menor do que o que estes dirigentes e técnicos aprendizes ganham.
    Agora, durante o brasileiro, o técnico continua procurando que sistema de jogo utilizar? É brincadeira, a demora nas contratações, foi devido a procura de jogadores que se encaixassem ao perfil e filosofia de jogo do técnico. Enfim, tem alguma coisa errada, ou o técnico ou o Bracks estão mentindo. Fico mais revoltado com o Abel que não se pronuncia. Enfim, estes caras que estão dirigindo o futebol do Vasco estão deixando muito a desejar. Não sabem nada!

  • Responder

    Temos que trazer o técnico Cuca,tá disponivel no mercado,ótimo treinador para nosso Vascão.

  • Responder

    Maurício Barbieri, pede pra cagá e não volta mais! “Lava”

  • Responder

    Esse estagiário técnico Babi não engana ninguém com essas justificativas, sabemos que temos um elenco de jogadores cabaços ainda pra disputar títulos e a necessidade de um treinador experiente como o Cuca ou outro qualquer é primordial para transmitir conhecimentos dentro do futebol. O time estava bem entrosado aí o técnico estagiário e começa a inventar tirando o Miranda, Rodrigo e o Barros porque investiram alto em Pedro Raul, Capasso e Jair. Aqui essa conversinha não cola.

  • Responder

    Eu disse que vc não passaria do campeonato carioca.porem deu sorte.
    As 3 primeiras rodadas do Brasileirão, serão críticas para vc e o clube que não merece ter você como técnico. Muito instável e sem experiência.

  • Responder

    Barbiere tu está estragando o time tu só tem craque a mão no entanto tu está inventando deixa pra.inventar nos treinos.nois torcedores queremos o gigante jogando sempre pra frente Barbiere tu não teve confiança no time tirou o Rodrigo que é o cão de guarda tu deu uma desculpa esfarrapada nois torcedores estamos.de olho.em você tu tem este timaço que a 777 colocou na tua responsabilidade faça jus a esse voto de confiança que a 777 ti deu mais não abusa porque a 777 está de olho tu pencas que não tu tá muito enganado eles investiram muita.grana nesses atletas querem ver acontecer.te cuida Barbiere.

  • Responder

    Esse técnico do Vasco é maluco em colocar esse jogador que nem era para vestir a camisa do Vasco muito fraco o Rodrigo no Domingo não deixou o Arrascaeta jogar e vai e coloca esse sem sangue e me deixa um cara com a inteligência que o Arrascaeta tem sem marcação aí foi mole Barbiere abre seu olho.

  • Responder

    Tem um dizer que em time que tá ganhando não se mexe.
    O Barbieri vem com o Galarza que eu pensava que nem no Vasco ele tava mais.
    Para de inventar, e cobra mais dos jogadores.
    Só pra lembrar; O Pedro Raul não é dono do Vasco, pode substituir ele também.

  • Responder

    Não entendi do Barbieri meche no time ,tira o melhor jogador para coloca o Galarza o Rodrigo estava vindo bem no time ,e o melhor jogador o Jair não está jogando nada nem o PEC nem Andrei aí ele vem e tira o melhor jogador em uma partida decisiva,quando o Alex mete o gol ele vai e tira o Alex se perdeu ou quis entrega o jogo para o mulambo só pode não tem justificativa essa mudança no time e o Henrique Marques nunca mais colocou o garoto, aí vem com figueredo esse jogador e fraco Leu jardim tem que dar lugar ao Ivan também tá difícil ele no gol o Miranda também tem que voltar para a zaga

Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Relacionados do Vasco contra o Vitória

Confira abaixo os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida contra o Vitória neste domingo, pelo Brasileiro.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco encaminha contratação de Álvaro Pacheco

O técnico Álvaro Pacheco aceitou o contrato de um ano do Vasco da Gama, com metas para renovar por mais um.

Camisa do Vasco terá patch em apoio ao Rio Grande do Sul
Vasco usará camisa com patch e leiloará em prol do Rio Grande do Sul

Com o dinheiro arrecadado no leilão das camisas, que serão autografadas, será destino a ajudar às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Mavi comemorando gol pelo Vasco
Vasco se classifica para a 3ª fase do Brasileiro Feminino A3; Andressa comemora

As meninas do Vasco derrotaram o Pinda por 4×0, e se classificaram para a terceira fase do Campeonato Brasileiro A3.

Jogadores do Vasco em São Januário
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Vitória às 18:30 em São Januário

O Vasco da Gama conta com a força da torcida para vencer o Vitória para se reerguer no Campeonato Brasileiro.