Maurício Barbieri analisa derrota do Vasco contra o Flamengo; veja a entrevista coletiva

Maurício Barbieri afirmou que o Vasco da Gama tem encontrado muitas dificuldades, mas confia numa recuperação do elenco.

Barbieri durante o jogo contra o Flamengo pelo Brasileiro
Maurício Barbieri durante jogo contra o Flamengo (Foto: André Durão)

Após a goleada por 4 a 1 para o Flamengo, que mantém o Vasco na penúltima colocação do Brasileirão, Maurício Barbieri revelou que ainda não houve conversas no sentido de uma possível demissão. Ao lado de Luiz Mello e Paulo Bracks, o treinador afirmou que a equipe tem mais dificuldades do que o esperado, mas confia numa recuperação.

Ao lado de Luiz Mello, CEO do clube, e Paulo Bracks, diretor executivo da SAF (os dirigentes não concederam entrevista), o treinador analisou a derrota, o trabalho da equipe e afirmou que acredita em uma recuperação.

– Não tive nenhuma conversa nesse sentido (demissão). Tenho convicção de que a equipe tem oscilado muito mais do que esperávamos, nesse início. Temos tido dificuldades maiores do que pensávamos que poderíamos ter, mas continuo com a convicção de que podemos reverter esse quadro – disse Barbieri.

– A frustração é gigantesca em função dos últimos resultados, do quanto se dedica ao trabalho, mas o caminho é olhar para frente. Tentar buscar soluções que funcionem. Isso que vou tentar fazer.

Após alguns minutos iniciais de pressão do Vasco, o Flamengo marcou duas vezes antes dos 15 minutos, com Pulgar e Gerson. Depois, Pedro e Ayrton Lucas aumentaram o placar e o jogo foi com um 4 a 0 para o intervalo. Barbieri afirmou que a equipe se desestabilizou após o primeiro gol.

– Sentimento de frustração muito grande. Acho que não conseguimos reproduzir o que trabalhamos. Oscilamos depois do primeiro gol, principalmente emocionalmente. Tivemos esse desencontro em que o rival conseguiu fazer um placar grande. Procuramos ajustar as coisas, mas ficou um “gap” grande, a gente competiu, mas não foi o jogo que planejamos e gostaríamos de fazer.

Perguntado se a equipe pode render mais, o treinador do Vasco reconheceu que tem culpa no desempenho até aqui, mas reafirmou que acredita na recuperação do time.

– Tenho convicção que essas coisas vão acontecer, vamos encontrar um rumo e um equilíbrio necessário para ter os resultados que o torcedor quer. Só trocaria a palavra “culpa” por responsabilidade. Responsabilidade eu tenho – reconheceu Barbieri, que afirmou:

– Não é meu trabalho apontar problemas para vocês, é tentar encontrar soluções, e reconheço que as soluções têm sido insatisfatórias pelos resultados que tenho apresentado. Vou voltar a analisar e encontrar um caminho que esse elenco encontre um caminho melhor e os resultados voltam a aparecer.

O Vasco iniciou a partida em um esquema diferente dos utilizados até aqui na temporada. Com três zagueiros, o treinador apostou em uma defesa com Miranda, Capasso e Léo, com Puma e Piton avançados pelas laterais. Barbieri afirmou que a ideia era dar solidez defensiva, mas que o jogo não encaixou.

– A gente vinha numa sequência de sofrer muitos gols. A ideia de entrar com três zagueiros era para dar solidez defensiva. Depois do primeiro gol, que foi um gol de fora da área e não tem a ver com esse posicionamento, oscilamos demais emocionalmente e demos espaço para o adversário. Não encaixamos nosso jogo. Não senti nossa equipe fisicamente abaixo. Conseguimos criar oportunidades no segundo tempo. O Barros saiu por um trauma. Ninguém pediu para sair por questão física.

Com a goleada no primeiro tempo, a torcida do Vasco protestou bastante contra Maurício Barbieri, direção e jogadores. Ao som de “time sem vergonha”, a equipe desceu para o vestiário vaiada. O técnico foi um dos principais alvos, com faixas pedindo a demissão do técnico. No segundo tempo, a equipe diminuiu com Jair, de pênalti, dando números finais à partida.

O técnico falou sobre os protestos da torcida do Vasco e afirmou que reconhece o sentimento do torcedor.

– O torcedor tem razão de estar frustrado, chateado. Sabemos que não estamos entregando os resultados, então entendo e dou razão aos protestos, meu papel é mudar essa opinião deles. É encontrar soluções e ajustes para mudar essa opinião deles.

A derrota para o Flamengo é a quinta em nove jogos do Campeonato Brasileiro. A equipe de Maurício Barbieri ocupa a 19ª posição do Brasileirão, única competição que resta na temporada, após a eliminação ainda na segunda fase da Copa do Brasil para o ABC.

O Vasco volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Internacional, em Porto Alegre. A partida é válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja outros trechos da entrevista

Oscilações e correções de rota

– A única maneira de corrigir rota é avaliar o que deu errado, ver o jogo de novo, ir para o treino, mostrar, buscar repetições. Ver o que vai e não vai funcionar, é conversar com os jogadores.

Emocional da equipe

– Sobre o emocional da equipe, é um momento difícil por ser um momento jovem, não só pela idade, por formação. Você pode passar conhecimento, mas não pode passar experiência. A pessoa precisa viver para crescer com aquilo. Infelizmente estamos passando por experiências dolorosas nos últimos jogos e a expectativa é que a gente possa crescer.

Contexto

– A circunstância é essa, o contexto é esse. Não sou eu que vou ficar reclamando e olhando para trás, vou olhar para frente. Tenho certeza que ainda não conseguimos extrair tudo dos jogadores, mas amanhã precisamos voltar a tentar buscar situações e o equilíbrio para que os resultados voltem a acontecer.

Galarza titular

– O desempenho dele nos treinamentos e o desempenho de outros jogadores nos treinamentos. Muitas vezes o jogador desempenha durante a semana e não consegue transformar isso no jogo. É uma coisa que temos que entender e avaliar.

Processo e resultados

– Não coloco um limite. O Vasco está em um processo inicial de reconstrução. Os resultados estão muito longe do que esperávamos, mas é um processo inicial. Talvez seja um momento em que estamos muito mais plantando do que colhendo alguma coisa. Isso é evidente. Sigo buscando soluções e alternativas e tenho convicção de que vamos virar a chave. Só não posso dizer quando e estamos fazendo o possível.

Fonte: Globo Esporte

17 comentários
  • Responder

    Pelo amor de deus esse técnico colocar esse capasso todos os gol que toma e encima dele e ninguém vê isso e não tem atacante bao aquele Pedro Raul não sabe nem pegar na bola pqp tá Loko e só raiva a torcida tem que parar de ir assitir essa vergonha pra ver se eles aprende ficar sem torcida e vai apanhar do inter ainda escuta só só jogador ruim alex e Peck e único que salva nesse time o resto vende pow

  • Responder

    Romário já dizia treino e treino,jogo é jogo eu não sei o que eles fazem no treino que na hora do jogo esquecem tudo… fortaleza jogou no meu da semana e o Vasco descansado só treinando toma 2×0…. flamengo jogou no meio da semana e o Vasco só treinando e toma 4 gols no primeiro tempo….vcs estão treinando pra perder só pode…para de palhaçada e falácia e trabalhem de verdade

  • Responder

    NÃO CENSUREM POR FAVOR!

    DESABAFO DE UM VELHO TORCEDOR VASCAÍNO COM 76 ANOS DE IDADE. NUNCA VI TANTA FALTA DE RESPEITO PARA COM NOSSO TIME E SUA ENORME TORCIDA.

    Ô BARBIERI, GRANDE FILHO DA PUTA, VC NÃO TEM NADA PRA ANALISAR, VOCÊ E OS IMBECIS QUE LHE CONTRATARAM SÃO OS CULPADOS POR ESSE VEXAME RIDÍCULO QUE ESTAMOS PASSANDO.

    A VIDA NÃO É SÓ DINHEIRO,
    TENHA DIGNIDADE, SE É QUE UM MERDA DE SUA QUALIDADE TEM.

    TENHA VERGONHA NA CARA, JÁ QUE SEUS CHEFES NÃO TEM E VÁ EMBORA PELAS PORTAS DO FUNDO QUE É O LUGAR DE JOGAR LIXO FORA.

    NÃO PASSE NEM NA PORTA DE SÃO JANUÁRIO, SEU FDP, TORCEDOR DO FLAMERDA QUE SÓ QUER VER O FIM DO VASCO.

    A MELHOR ANÁLISE NÓS TORCEDORES ESTAMOS CANSADOS DE AFIRMAR, VOCÊ NÃO É TÉCNICO PARA O VASCO E PARA NENHUM OUTRO CLUBE GRANDE DO BRASIL.

    SERÁ QUE O IBIS DO RECIFE, CONSIDERADO O PIOR TIME DO MUNDO CONTRATARIA ESSA MONTE DE BOSTA.

    SE ESSE JUMENTO MERECE TUDO ISSO, O QUE DIZER DESSES FILHOS DA PUTA DA SAF E DEMAIS DIRETORES DO NOSSO GIGANTE DA COLINA MERECEM. HONESTAMENTE NOS FALTA ADJETIVOS E PALAVRAS. SÓ SEI QUE ELES QUEREM FU..D O VASCO MAS NA NÃO C
    VÃO CONSEGUIR.

    NOSSA TORCIDA, LEMBREM-SE TAMBÉM É GIGANTE. CHEGA DE HUMILHAÇÃO.

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES, ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. 😥

  • Responder

    Se não demitir logo esse técnico vai perder o apoio da torcida, e pior vai cair de novo para segundona, lembra bem o Celso Roth quando só fez cagada em 2010, ficou dificil de recuperar depois.

  • Responder

    se foi VAI SER REBAIXADO.

  • Responder

    O técnico não deve testar posições, pois só as contratações foram com base no perfil jogo que que queria

    A formação inicial devia ser no mínimo essa

    Gol : Léo

    Lateral Puma e Piton
    Zagueiro: Léo Capasso
    Volante : Jair e Alex Teixeira
    Ponta D: Peck
    Ponta E: Erick Marcus
    Atacante : Orellano
    Atacante: Pedro Raul adiantado

    Substituição, Figueiredo é a melhor opção se substituir um volante, Marca bem e parte pra cima sem medo,

    • Eu ainda estou sem entender o motivo de Peck na reserva, sério é classico vamos testar posição ???

  • Responder

    É completamente vergonhosa essa postura do técnico e o Bracks que está permitindo, o técnico que é nitidamente sem experiência, mesmo com um time ruim o time deve pelo menos jogar, vimos que o time não consegui nem fazer isso.

    O técnico tinha que ter vergonha na cara e ele mesmo pedir demissão!!!!

    Colocando jogadores em posições que não se desenvolvem, jogadores que não se encaixam bem na partida como o Galarza que não joga basicamente em nenhum jogo bem.

    Fazendo substituição desorganizada piorando o time.

  • Responder

    PQP, competição não é para achar soluções ou procurar um sistema que funcione. Você teve o campeonato carioca e competições no exterior para testes. Devido aos testes ficamos de fora das finais do carioca e fomos eliminados da Copa do Brasil por uma equipe que tem folha salarial menor do que o que estes dirigentes e técnicos aprendizes ganham.
    Agora, durante o brasileiro, o técnico continua procurando que sistema de jogo utilizar? É brincadeira, a demora nas contratações, foi devido a procura de jogadores que se encaixassem ao perfil e filosofia de jogo do técnico. Enfim, tem alguma coisa errada, ou o técnico ou o Bracks estão mentindo. Fico mais revoltado com o Abel que não se pronuncia. Enfim, estes caras que estão dirigindo o futebol do Vasco estão deixando muito a desejar. Não sabem nada!

  • Responder

    Temos que trazer o técnico Cuca,tá disponivel no mercado,ótimo treinador para nosso Vascão.

  • Responder

    Maurício Barbieri, pede pra cagá e não volta mais! “Lava”

  • Responder

    Esse estagiário técnico Babi não engana ninguém com essas justificativas, sabemos que temos um elenco de jogadores cabaços ainda pra disputar títulos e a necessidade de um treinador experiente como o Cuca ou outro qualquer é primordial para transmitir conhecimentos dentro do futebol. O time estava bem entrosado aí o técnico estagiário e começa a inventar tirando o Miranda, Rodrigo e o Barros porque investiram alto em Pedro Raul, Capasso e Jair. Aqui essa conversinha não cola.

  • Responder

    Eu disse que vc não passaria do campeonato carioca.porem deu sorte.
    As 3 primeiras rodadas do Brasileirão, serão críticas para vc e o clube que não merece ter você como técnico. Muito instável e sem experiência.

  • Responder

    Barbiere tu está estragando o time tu só tem craque a mão no entanto tu está inventando deixa pra.inventar nos treinos.nois torcedores queremos o gigante jogando sempre pra frente Barbiere tu não teve confiança no time tirou o Rodrigo que é o cão de guarda tu deu uma desculpa esfarrapada nois torcedores estamos.de olho.em você tu tem este timaço que a 777 colocou na tua responsabilidade faça jus a esse voto de confiança que a 777 ti deu mais não abusa porque a 777 está de olho tu pencas que não tu tá muito enganado eles investiram muita.grana nesses atletas querem ver acontecer.te cuida Barbiere.

  • Responder

    Esse técnico do Vasco é maluco em colocar esse jogador que nem era para vestir a camisa do Vasco muito fraco o Rodrigo no Domingo não deixou o Arrascaeta jogar e vai e coloca esse sem sangue e me deixa um cara com a inteligência que o Arrascaeta tem sem marcação aí foi mole Barbiere abre seu olho.

  • Responder

    Tem um dizer que em time que tá ganhando não se mexe.
    O Barbieri vem com o Galarza que eu pensava que nem no Vasco ele tava mais.
    Para de inventar, e cobra mais dos jogadores.
    Só pra lembrar; O Pedro Raul não é dono do Vasco, pode substituir ele também.

  • Responder

    Não entendi do Barbieri meche no time ,tira o melhor jogador para coloca o Galarza o Rodrigo estava vindo bem no time ,e o melhor jogador o Jair não está jogando nada nem o PEC nem Andrei aí ele vem e tira o melhor jogador em uma partida decisiva,quando o Alex mete o gol ele vai e tira o Alex se perdeu ou quis entrega o jogo para o mulambo só pode não tem justificativa essa mudança no time e o Henrique Marques nunca mais colocou o garoto, aí vem com figueredo esse jogador e fraco Leu jardim tem que dar lugar ao Ivan também tá difícil ele no gol o Miranda também tem que voltar para a zaga

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Vasco perde invencibilidade de 15 jogos em São Januário

O Vasco da Gama havia perdido uma partida em São Januário há mais sete meses, na goleada sofrida para o Criciúma.

Evander reforça o Portland Timbers, dos Estados Unidos
Evander assiste a jogo contra o Inter em São Januário e se coloca à disposição do Vasco

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Evander assiste jogo contra o Internacional e se coloca à disposição do Clube.

Galdames em ação pelo Vasco contra o Internacional
Vascaínos se revoltam com Galdames em derrota para o Internacional

Atuação do chileno Pablo Galdames irritou a torcida do Vasco da Gama na partida contra o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileiro.

Mateus Carvalho em jogo contra o Grêmio
Mateus Carvalho recebe o 3º amarelo e não enfrenta o Corinthians

Pendurado para o jogo contra o Internacional, Matheus Carvalho recebe cartão amarelo e desfalca o Vasco da Gama contra o Corinthians.

PC Oliveira comentarista do Grupo Globo
Foi pênalti? PC Oliveira analisa lance polêmico de Vasco x Internacional

O ex-árbitro Paulo César de Oliveira analisou o possível pênalti a favor do Vasco da Gama em jogo contra o Internacional.