Mattos elege 3 desafios no Vasco e revela meta para o Brasileiro

O executivo de futebol do Vasco da Gama, Alexandre Mattos, disse o que espera do time na disputa do Campeonato Brasileiro.

Alexandre Mattos em entrevista coletiva
Alexandre Mattos em entrevista coletiva (Foto: Marco Vasconcelos/Rádio Tupi)

Alexandre Mattos não vem tendo vida fácil no Vasco da Gama. Renomado no mercado, o executivo de futebol tem precisado buscar o equilíbrio na queda de braço entre torcida, comissão técnica e 777 Partners.

De um lado está a torcida, que almeja sempre os melhores nomes, de outro a comissão técnica com suas preferências e por fim a 777, que tem suas metas e métodos de conduzir uma empresa, no que se tornou o futebol vascaíno.

A partir disso, o dirigente elegeu três grandes desafios no Vasco. O primeiro envolve os torcedores e a comunicação com os mesmos. Mattos disse que é sua obrigação ser transparente e verdadeiro com a torcida.

– Eu tenho três grande desafios aqui. Primeiro: comunicação correta para o torcedor. Sei que o torcedor vem de 20 anos sofrendo com essa situação, querendo o Vasco protagonista, o Vasco na página dos campeões. Tenho que comunicar com muita transparência o que é o objetivo. Ele compreender isso não significa que não vai pressionar, querer títulos e criticar. Mas quando ele sabe o projeto, compreende às vezes algumas tomadas de decisões que pareciam incompreensíveis – disse Mattos.

Além da massa vascaína, o executivo tem que lidar com a grande exigência do técnico Ramón Díaz, que tem objetivos ambiciosos para o Cruzmaltino. O dirigente disse que precisa acalmar a ansiedade do comandante pela sobre os reforços.

– Segundo desafio: a ansiedade que tem da comissão técnica. Nosso treinador é extremamente vitorioso. Eu preciso estar ali no meio tentando apaziguar, às vezes vejo as comunicações de que precisamos contratar e precisamos mesmo. Acabamos de perder dois jogadores. Essa ansiedade é de todos, minha também – disse o diretor do Vasco, antes de concluir com o terceiro desafio, que envolve a si mesmo:

– Terceiro ponto: a minha ansiedade. Sou conhecido no mercado pela agilidade, agressividade, por montagem de elencos que foram quatro vezes campeões brasileiros, vice-campeão da Libertadores.

E o Brasileiro?

Não se afastando muito do assunto, Alexandre Mattos projetou o futuro do Vasco na temporada 2024. Ele disse que a meta é estar melhor que o ano passado no Campeonato Brasileiro, quando lutou para não cair, e desta vez terminar na primeira metade da tabela.

– O objetivo do Vasco esse ano é ficar na primeira página do Campeonato Brasileiro. Queremos ser campeões? Claro. Mas o objetivo é estar melhor do que ano passado, não passar o sufoco do ano passado. Muitas vezes tem limitações de perfil, de orçamento, de números. Se analisar, o Vasco já contratou 9, 10, incluindo jogadores que já estavam e tivemos que comprar. É um número relevante para a 777. Isso tudo que precisa ser compreendido – projetou o dirigente.

O que pesa a favor do Vasco em 2024 é ter mantido a base do elenco que foi essencial na recuperação no Brasileirão 2023, além de Ramón Díaz. Porém, a equipe vascaína perdeu o destaque do ano passado, Gabriel Pec, enquanto os reforços ainda não empolgam os torcedores.

Comente

Veja também
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Sair da versão mobile