Mattos elege 3 desafios no Vasco e revela meta para o Brasileiro

O executivo de futebol do Vasco da Gama, Alexandre Mattos, disse o que espera do time na disputa do Campeonato Brasileiro.

Alexandre Mattos em entrevista coletiva
Alexandre Mattos em entrevista coletiva (Foto: Marco Vasconcelos/Rádio Tupi)

Alexandre Mattos não vem tendo vida fácil no Vasco da Gama. Renomado no mercado, o executivo de futebol tem precisado buscar o equilíbrio na queda de braço entre torcida, comissão técnica e 777 Partners.

De um lado está a torcida, que almeja sempre os melhores nomes, de outro a comissão técnica com suas preferências e por fim a 777, que tem suas metas e métodos de conduzir uma empresa, no que se tornou o futebol vascaíno.

A partir disso, o dirigente elegeu três grandes desafios no Vasco. O primeiro envolve os torcedores e a comunicação com os mesmos. Mattos disse que é sua obrigação ser transparente e verdadeiro com a torcida.

– Eu tenho três grande desafios aqui. Primeiro: comunicação correta para o torcedor. Sei que o torcedor vem de 20 anos sofrendo com essa situação, querendo o Vasco protagonista, o Vasco na página dos campeões. Tenho que comunicar com muita transparência o que é o objetivo. Ele compreender isso não significa que não vai pressionar, querer títulos e criticar. Mas quando ele sabe o projeto, compreende às vezes algumas tomadas de decisões que pareciam incompreensíveis – disse Mattos.

Além da massa vascaína, o executivo tem que lidar com a grande exigência do técnico Ramón Díaz, que tem objetivos ambiciosos para o Cruzmaltino. O dirigente disse que precisa acalmar a ansiedade do comandante pela sobre os reforços.

– Segundo desafio: a ansiedade que tem da comissão técnica. Nosso treinador é extremamente vitorioso. Eu preciso estar ali no meio tentando apaziguar, às vezes vejo as comunicações de que precisamos contratar e precisamos mesmo. Acabamos de perder dois jogadores. Essa ansiedade é de todos, minha também – disse o diretor do Vasco, antes de concluir com o terceiro desafio, que envolve a si mesmo:

– Terceiro ponto: a minha ansiedade. Sou conhecido no mercado pela agilidade, agressividade, por montagem de elencos que foram quatro vezes campeões brasileiros, vice-campeão da Libertadores.

E o Brasileiro?

Não se afastando muito do assunto, Alexandre Mattos projetou o futuro do Vasco na temporada 2024. Ele disse que a meta é estar melhor que o ano passado no Campeonato Brasileiro, quando lutou para não cair, e desta vez terminar na primeira metade da tabela.

– O objetivo do Vasco esse ano é ficar na primeira página do Campeonato Brasileiro. Queremos ser campeões? Claro. Mas o objetivo é estar melhor do que ano passado, não passar o sufoco do ano passado. Muitas vezes tem limitações de perfil, de orçamento, de números. Se analisar, o Vasco já contratou 9, 10, incluindo jogadores que já estavam e tivemos que comprar. É um número relevante para a 777. Isso tudo que precisa ser compreendido – projetou o dirigente.

O que pesa a favor do Vasco em 2024 é ter mantido a base do elenco que foi essencial na recuperação no Brasileirão 2023, além de Ramón Díaz. Porém, a equipe vascaína perdeu o destaque do ano passado, Gabriel Pec, enquanto os reforços ainda não empolgam os torcedores.

Comente

Veja também
Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vasco terá dura sequência fora de casa no Brasileiro e precisa pontuar

O Vasco da Gama terá 4 jogos pelo Brasileiro fora de casa e só retornará a jogar em São Januário no dia 17 de maio.

Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.