Mateus Carvalho vence desconfiança inicial e vai ganhando espaço no Vasco

Em apenas dois meses em 2024, volante do Vasco da Gama já disputou quase a mesma quantidade de jogos que no ano passado inteiro.

Mateus Carvalho pelo Vasco contra o Botafogo
Mateus Carvalho pelo Vasco contra o Botafogo (Foto: Matheus Lima/ Vasco)

Contratado em abril de 2023 sob forte desconfiança da torcida, Mateus Carvalho vem, finalmente, conquistando espaço no Vasco da Gama.

O ”Cocão”, como era chamado até chegar ao Gigante da Colina, caiu nas graças do técnico Ramón Díaz e tem sido constantemente utilizado nesta temporada.

No ano passado, desde que chegou ao Clube, foram nove jogos disputados. Em 2024, em apenas dois meses, já são oito.

Inicialmente, o volante, que pertencia ao Náutico, foi contratado pelo Vasco por empréstimo, com vínculo até o fim de 2023.

No entanto, na reta final da temporada passada, o Gigante da Colina acertou sua compra, pagando ao clube pernambucano cerca de R$ 2 milhões por 90% dos direitos econômicos.

Canhoto, Mateus Carvalho tem no passe e na visão de jogo suas principais virtudes. O atleta, que pode atuar como primeiro ou segundo volante, tem facilidade para rodar a bola no meio de campo, dosando o ritmo da equipe.

Com 21 anos atualmente, ”Cocão”, natural de Tucuruí, no interior do Pará, encara o Vasco como a maior chance de sua vida profissional.

Em meio a isso, tentando se manter focado, optou por morar perto do CT Moacyr Barbosa, deixando de lado a Barra da Tijuca, bairro relativamente próximo, mas muito mais badalado.

– Buscamos algo mais pés no chão, sem praia, glamour, para ele não se vislumbrar com o Rio – explica o empresário Roberto Dantas, que cuida da carreira do atleta.

O agente, inclusive, admite a timidez de Mateus Carvalho no dia a dia, mas destaca a ”presença” do volante dentro das quatro linhas.

– Ele sempre foi muito acanhado, simples, mas, quando entra em campo, mostra ser outra pessoa, encara todos os desafios. Ele vem enfrentando bem esses desafios, evoluindo organicamente, sentindo o que é jogar num clube do nível do Vasco – conclui Roberto.

Nas redes sociais, como não poderia deixar de ser, torcedores vascaínos estão encantados com o jogador.

– O Cocão tem um quê de meme, mas, rapaziada, a gente talvez esteja vendo o surgimento de um grande jogador. É um garoto de só 21 anos! Cocão é forte, tem altura, marca com intensidade e tem qualidade técnica. Tem capacidade de drible e acha bons passes – exaltou um torcedor denominado Klisman.

– Mateus já deixou de ser promessa. Joga muito. Se vai continuar assim, depende, mas é inegável que o cara tem visão. É meio de campo moderno, muito combativo e lúcido – corroborou outro, chamado Paulo Sousa.

No atual elenco cruzmaltino, Mateus Carvalho disputa posição com Zé Gabriel, Galdames, Sforza e De Lucca, além dos machucados Jair e Paulinho, que só devem voltar a jogar em 2025. Seu contrato com o Clube termina no fim de 2027.

Mais sobre:Mateus Carvalho
Comente

Veja também
Vasco terá Coutinho e outras mudanças para o clássico; Tchê Tchê segue fora

Além do retorno de Coutinho, o técnico Carille deve fazer realizar mais mudanças no time do Vasco para enfrentar o Flamengo.

Payet sofre estiramento no joelho e está fora contra o Flamengo

Payet sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito e deve demorar para retornar às atividades.

Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.