Mateus Carvalho vence desconfiança inicial e vai ganhando espaço no Vasco

Em apenas dois meses em 2024, volante do Vasco da Gama já disputou quase a mesma quantidade de jogos que no ano passado inteiro.

Mateus Carvalho pelo Vasco contra o Botafogo
Mateus Carvalho pelo Vasco contra o Botafogo (Foto: Matheus Lima/ Vasco)

Contratado em abril de 2023 sob forte desconfiança da torcida, Mateus Carvalho vem, finalmente, conquistando espaço no Vasco da Gama.

O ”Cocão”, como era chamado até chegar ao Gigante da Colina, caiu nas graças do técnico Ramón Díaz e tem sido constantemente utilizado nesta temporada.

No ano passado, desde que chegou ao Clube, foram nove jogos disputados. Em 2024, em apenas dois meses, já são oito.

Inicialmente, o volante, que pertencia ao Náutico, foi contratado pelo Vasco por empréstimo, com vínculo até o fim de 2023.

No entanto, na reta final da temporada passada, o Gigante da Colina acertou sua compra, pagando ao clube pernambucano cerca de R$ 2 milhões por 90% dos direitos econômicos.

Canhoto, Mateus Carvalho tem no passe e na visão de jogo suas principais virtudes. O atleta, que pode atuar como primeiro ou segundo volante, tem facilidade para rodar a bola no meio de campo, dosando o ritmo da equipe.

Com 21 anos atualmente, ”Cocão”, natural de Tucuruí, no interior do Pará, encara o Vasco como a maior chance de sua vida profissional.

Em meio a isso, tentando se manter focado, optou por morar perto do CT Moacyr Barbosa, deixando de lado a Barra da Tijuca, bairro relativamente próximo, mas muito mais badalado.

– Buscamos algo mais pés no chão, sem praia, glamour, para ele não se vislumbrar com o Rio – explica o empresário Roberto Dantas, que cuida da carreira do atleta.

O agente, inclusive, admite a timidez de Mateus Carvalho no dia a dia, mas destaca a ”presença” do volante dentro das quatro linhas.

– Ele sempre foi muito acanhado, simples, mas, quando entra em campo, mostra ser outra pessoa, encara todos os desafios. Ele vem enfrentando bem esses desafios, evoluindo organicamente, sentindo o que é jogar num clube do nível do Vasco – conclui Roberto.

Nas redes sociais, como não poderia deixar de ser, torcedores vascaínos estão encantados com o jogador.

– O Cocão tem um quê de meme, mas, rapaziada, a gente talvez esteja vendo o surgimento de um grande jogador. É um garoto de só 21 anos! Cocão é forte, tem altura, marca com intensidade e tem qualidade técnica. Tem capacidade de drible e acha bons passes – exaltou um torcedor denominado Klisman.

– Mateus já deixou de ser promessa. Joga muito. Se vai continuar assim, depende, mas é inegável que o cara tem visão. É meio de campo moderno, muito combativo e lúcido – corroborou outro, chamado Paulo Sousa.

No atual elenco cruzmaltino, Mateus Carvalho disputa posição com Zé Gabriel, Galdames, Sforza e De Lucca, além dos machucados Jair e Paulinho, que só devem voltar a jogar em 2025. Seu contrato com o Clube termina no fim de 2027.

Mais sobre:Mateus Carvalho
Comente

Veja também
Vasco x Atlético-MG em São Januário
Elenco principal do Vasco se reapresenta no dia 6 de janeiro

Elenco principal do Vasco da Gama sai de férias após confronto com o Cuiabá e retorna no dia 6 de janeiro de 2025.

Vegetti comemorando gol contra o Fortaleza
Vegetti é eleito o craque do jogo contra o Cuiabá

O atacante Vegetti marcou dois gols na partida contra o Cuiabá, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti encerra o ano no Vasco no topo da artilharia com 23 gols

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti marcou duas vezes na vitória contra o Cuiabá, pela última rodada do Brasileiro.

Abel Braga é o novo diretor técnico do Vasco
Abel Braga manifesta torcida pelo Vasco e esperança por títulos

Treinador vitorioso do futebol brasileiro, Abel Braga revelou que sempre torce pelo sucesso do Vasco da Gama.

Felipe em entrevista coletiva após vitória do Vasco
Felipe revela incômodo com posição do Vasco no Brasileiro e projeta 2025 melhor

Diretor do Vasco da Gama e treinador do time na reta final do Brasileiro, Felipe analisou a temporada do Cruzmaltino.