Matemático revela ‘número mágico’ que pode garantir acesso do Vasco

Vasco da Gama está muito próximo de assegurar a tão sonhada pontuação que pode devolvê-lo à Série A do Brasileiro.

Jogadores do Vasco celebrando 4º gol sobre o Náutico pela Série B 2022
Jogadores do Vasco celebrando 4º gol sobre o Náutico pela Série B 2022 (Foto: André Durão)

Faltam cinco rodadas para o fim da Série B e a tensão toma conta dos torcedores vascaínos, que estão ansiosos para o retorno à Série A. O Vasco tem 52 pontos, três de vantagem para o Sport, o 5º colocado, e terá pela frente quatro confrontos diretos na briga pelo acesso, o que dificulta qualquer previsão sobre o assunto.

O LANCE! então recorreu ao matemático Tristão Garcia para descobrir se existe uma pontuação mágica para o acesso e, de acordo com os cálculos, ela existe: 61 pontos.

– Pode acontecer de subir com 58, 59 pontos, mas não é seguro. Com 61 pontos, você não precisa depender do critério de desempate, 61 pontos é o garantido. É provável que se consiga com 60, mas o garantido é 61, porque o 5º colocado não vai fazer 61, pois se trata de muitas combinações, o que torna o fato extremamente improvável.

Para alcançar essa pontuação, o Vasco precisa de três vitórias, justamente o número de jogos que fará em São Januário.

– Se ganhar os três jogos em casa, ele sobe. Vai chegar na última rodada com 61 pontos e garantido – cravou Tristão Garcia.

O último jogo em São Januário é contra o Sampaio Corrêa, apenas na penúltima rodada. No entanto, Tristão Garcia avaliou que será um risco muito grande deixar para resolver na última rodada, já que o adversário é o Ituano, em Itu.

– Se tudo continuar nesta tendência, o Vasco tem a chance de 70% de conquistar o acesso, mas a possibilidade dele chegar na última rodada dentro do G4 é de 80%. Isso mostra que há uma dificuldade na última rodada. É bom resolver o mais rápido possível.

Por esse motivo, Tristão Garcia apontou o jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro, como o mais importante para sacramentar o acesso, já que ele antecede as partidas em casa contra Criciúma e Sampaio Corrêa.

– O jogo mais importante que o Vasco vai fazer na Série B é exatamente esse contra o Sport. Será um divisor de águas. É um adversário direto, fora de casa. Se conseguir pontuar contra ele, o segura, se ganhar, o mata. A vitória fora de casa é o que faz a diferença, ainda mais nas condições da Série B, onde se ganha muito pouco como visitante.

Após o Novorizontino, o Vasco enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, recebe Criciúma e Sampaio Corrêa, em São Januário, e fecha a Série B contra o Ituano, no Novelli Júnior.

Fonte: Lance!

1 comentário
  • Responder

    E um bom começo .um jogador que joga de cabeça em pé e tem visão de jogo

Comente

Veja também
Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

Vasco x Atlético-MG na Arena MRV
CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Banda Living Colour ganha camisas do Vasco
Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.