Matemático analisa cenário da luta contra o rebaixamento e ‘tranquiliza’ vascaínos

O matemático Tristão Garcia disse que com 45 pontos se salva do rebaixamento, e afirmou que situação do Vasco da Gama não é 'desesperadora'.

Tristão Garcia não vê situação do Vasco como 'desesperadora'
Tristão Garcia não vê situação do Vasco como 'desesperadora' (Foto: Reprodução)

O Campeonato Brasileiro chegará neste fim de semana na 25ª rodada, e o Vasco da Gama continua na luta contra o rebaixamento, ocupando a 17ª posição na tabela, assim abrindo o Z4, com apenas 24 pontos somados em 23 partidas.

A quantidade inferior de partidas em relação ao de rodadas da competição se deve ao jogo atrasado contra o Palmeiras, válido pela primeira rodada que não foi disputado na época devido à decisão do Campeonato Paulista, ocorrida no mesmo fim de semana.

Em situação delicada na tabela, ainda vindo de goleadas para Ceará por 4×1 e Grêmio por 4×0, o Vasco enfrenta o Fluminense na tarde deste domingo (13), em São Januário, em busca de começar sua reação. Com uma vitória no clássico e tropeço do Sport diante do Coritiba, na Ilha do Retiro, o Gigante deixará a zona de rebaixamento.

Pensando mais adiante, do que o Vasco precisa para evitar a quarta queda em sua história? Quem analisou a situação foi o matemático Tristão Garcia, que é referência na área, em participação no canal Atenção, Vascaínos, no Youtube. Segundo ele, na forma como a competição se desenhou, a equipe se salvará, sem depender de ninguém, com 45 pontos.

– Para se ter uma meta, vale dizer que, neste ano de 2020, bastam 45 pontos para uma equipe garantir a permanência da Série A, isso sem depender de critérios de desempate, sem depender dos adversários e concorrentes, sem precisar secar ninguém. Se o clube somar 45 pontos ao final da rodada 38, estará salvo do rebaixamento.

Falando em específico sobre o Vasco, Tristão Garcia disse que a equipe tem 38% de risco de queda, o que naturalmente mostra uma possibilidade maior de permanecer na Série A, o que corresponde a 62%. Dizendo que não é um caso para desespero, o matemático citou o exemplo do Sport.

– O Vasco tem hoje 38% de risco de rebaixamento. Traduzindo: o Vasco tem 62% de chance de escapar. Mais chance de escapar do que ser rebaixado. Preocupa, mas não é uma situação desesperadora. Muito longe disso. O Sport, que vem logo acima, mas já com os 24 jogos da rodada, enquanto o Vasco tem 23, ele tem 35% de risco de rebaixamento. É muito semelhante ao risco do Vasco. Há quase um empate técnico.

Disse Tristão Garcia, que concluiu citando os casos dos outros correntes do Vasco contra o Z4:

– O Atlético-GO, que vem mais acima, tem 19%. O Bragantino 11%. O Bahia, que está envolvido ainda com a Sul-Americana, tem 18%. O Athletico-PR tem 13%. Então você vê que essas equipes que estão à frente do Vasco, não têm risco muito menor que o dele, não. É o campo que vai decidir, ao longo dessas 14/15 rodadas, o destino de cada um. Já as três equipes que estão atrás, o Goiás tem 86% de risco, o Botafogo 88% e o Coritiba 75%. Aí sim dá para dizer que existe uma diferença importante. Eles estão bem ameaçados.

Restando 15 partidas, o Vasco precisa somar 21 pontos para chegar aos 45 e não depender de ninguém para seguir na Série A. Segundo a conta feita por Tristão Garcia, o Gigante precisa de seis vitórias e cerca de quatro empates para conseguir a permanência na elite do Campeonato Brasileiro.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Gostaria que o matemático calculasse não as chances do Vasco cair. Mas qual o percentual de chances para o Vasco se ver livre desses maus gestores. Chega dessa cambada de irresponsáveis no Vasco. Isso não é diretoria é um lixo de administração. A torcida precisa urgente fazer um gigante movimento para tirar esses caras que só pensam neles e Vasco que continue na MERDA….CHEGA….CHEGA…CHEGA… o Vasco precisa urgente de um dirigente que pense no Vasco não na sua vaidade besta. Quando morrer não leva nada. Abração do vascaíno Marden . João Pessoa.PB

    • Vc tem toda razão eu penso igual já há um bom tempo

Comente

Veja também
Lauan em campo pelo Londrina
Vasco contrata Lauan, do Londrina, para o Sub-20

O Vasco da Gama contratou o lateral-esquerdo Lauan, do Londrina, para a categoria Sub-20, por empréstimo até o final da temporada.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners não dá garantias ao Vasco sobre aporte de setembro

Associativo do Vasco da Gama pediu garantias para a 777 Partners sobre o aporte do mês de setembro e empresa negou.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Executivo do Criciúma se manifesta sobre possível interesse em Puma

Alex Brasil, executivo de futebol do Criciúma, comentou os rumores sobre o interesse no lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez.

De Lucca em ação pelo Vasco em jogo-treino contra o Porto Real
Vasco empresta De Lucca ao Ceará

Sem espaço no Vasco da Gama, De Lucca, de 24 anos, é o novo reforço do Ceará para a disputa da Série B 2024.

Josh Wander em São Januário
777 Partners pode vender 2 de seus clubes em breve

A 777 Partners, dona de 70% da Vasco da Gama SAF, tem participação em outros oito clubes espalhados pelo mundo.