Matemático analisa cenário da luta contra o rebaixamento e ‘tranquiliza’ vascaínos
O matemático Tristão Garcia disse que com 45 pontos se salva do rebaixamento, e afirmou que situação do Vasco da Gama não é 'desesperadora'.
O Campeonato Brasileiro chegará neste fim de semana na 25ª rodada, e o Vasco da Gama continua na luta contra o rebaixamento, ocupando a 17ª posição na tabela, assim abrindo o Z4, com apenas 24 pontos somados em 23 partidas.
A quantidade inferior de partidas em relação ao de rodadas da competição se deve ao jogo atrasado contra o Palmeiras, válido pela primeira rodada que não foi disputado na época devido à decisão do Campeonato Paulista, ocorrida no mesmo fim de semana.
Em situação delicada na tabela, ainda vindo de goleadas para Ceará por 4×1 e Grêmio por 4×0, o Vasco enfrenta o Fluminense na tarde deste domingo (13), em São Januário, em busca de começar sua reação. Com uma vitória no clássico e tropeço do Sport diante do Coritiba, na Ilha do Retiro, o Gigante deixará a zona de rebaixamento.
Pensando mais adiante, do que o Vasco precisa para evitar a quarta queda em sua história? Quem analisou a situação foi o matemático Tristão Garcia, que é referência na área, em participação no canal Atenção, Vascaínos, no Youtube. Segundo ele, na forma como a competição se desenhou, a equipe se salvará, sem depender de ninguém, com 45 pontos.
– Para se ter uma meta, vale dizer que, neste ano de 2020, bastam 45 pontos para uma equipe garantir a permanência da Série A, isso sem depender de critérios de desempate, sem depender dos adversários e concorrentes, sem precisar secar ninguém. Se o clube somar 45 pontos ao final da rodada 38, estará salvo do rebaixamento.
Falando em específico sobre o Vasco, Tristão Garcia disse que a equipe tem 38% de risco de queda, o que naturalmente mostra uma possibilidade maior de permanecer na Série A, o que corresponde a 62%. Dizendo que não é um caso para desespero, o matemático citou o exemplo do Sport.
– O Vasco tem hoje 38% de risco de rebaixamento. Traduzindo: o Vasco tem 62% de chance de escapar. Mais chance de escapar do que ser rebaixado. Preocupa, mas não é uma situação desesperadora. Muito longe disso. O Sport, que vem logo acima, mas já com os 24 jogos da rodada, enquanto o Vasco tem 23, ele tem 35% de risco de rebaixamento. É muito semelhante ao risco do Vasco. Há quase um empate técnico.
Disse Tristão Garcia, que concluiu citando os casos dos outros correntes do Vasco contra o Z4:
– O Atlético-GO, que vem mais acima, tem 19%. O Bragantino 11%. O Bahia, que está envolvido ainda com a Sul-Americana, tem 18%. O Athletico-PR tem 13%. Então você vê que essas equipes que estão à frente do Vasco, não têm risco muito menor que o dele, não. É o campo que vai decidir, ao longo dessas 14/15 rodadas, o destino de cada um. Já as três equipes que estão atrás, o Goiás tem 86% de risco, o Botafogo 88% e o Coritiba 75%. Aí sim dá para dizer que existe uma diferença importante. Eles estão bem ameaçados.
Restando 15 partidas, o Vasco precisa somar 21 pontos para chegar aos 45 e não depender de ninguém para seguir na Série A. Segundo a conta feita por Tristão Garcia, o Gigante precisa de seis vitórias e cerca de quatro empates para conseguir a permanência na elite do Campeonato Brasileiro.
Gostaria que o matemático calculasse não as chances do Vasco cair. Mas qual o percentual de chances para o Vasco se ver livre desses maus gestores. Chega dessa cambada de irresponsáveis no Vasco. Isso não é diretoria é um lixo de administração. A torcida precisa urgente fazer um gigante movimento para tirar esses caras que só pensam neles e Vasco que continue na MERDA….CHEGA….CHEGA…CHEGA… o Vasco precisa urgente de um dirigente que pense no Vasco não na sua vaidade besta. Quando morrer não leva nada. Abração do vascaíno Marden . João Pessoa.PB
Vc tem toda razão eu penso igual já há um bom tempo