Marquinho relembra clássico de 1982 e vê semelhança com o atual momento

Marquinho relembrou título estadual do Vasco da Gama sobre o Flamengo em 1982 e vê semelhança com a final deste domingo.

A prova de que o Vasco tem condições de atravessar mares revoltos e levar a melhor sobre um Flamengo que chega à decisão do Campeonato Carioca “mais cotado” vem de longe. Herói do título estadual cruz-maltino de 1982, Marquinho não se esquece do dia em que saiu do banco para garantir a vitória por 1 a 0 no Maracanã:

– Por mais que digam que clássicos não têm favoritos, o Vasco vinha com um time inferior ao Flamengo para a decisão. Do outro lado, estava o Flamengo que ganhou tudo e, no ano anterior, foi campeão do Mundial Interclubes. Era o time do Zico, Adilio, Júnior, Nunes… Só que prevaleceu nossa determinação, nossa força, nossa torcida – relembrou o ponta-esquerda, ao LANCE!.

O ex-jogador recordou que, assim como nos dias de hoje, o clube da Colina também lidara com uma situação delicada em seus bastidores: para o Triangular Final, Antônio Lopes, de uma tacada só, sacou cinco jogadores. Acácio, Galvão, Ernâni, Palhinha e Jérson entraram na equipe. Entre os que foram preteridos estava o próprio Marquinho:

– Quando o Lopes tomou aquela decisão, a gente ficou surpreso, achou que ele tinha ficado maluco! Eu fiquei um pouco triste, assim como ficaram o Mazaropi, Rosemiro, Ivan, o Geovani… Mesmo assim, ninguém deixou de acreditar no título.

No intervalo, Marquinho entrou no lugar de Dudu. E, após uma cobrança de escanteio de Pedrinho Gaúcho, o ponta surgiu entre a zaga para, de cabeça, balançar a rede:

– Como eu tinha 1.68m, eu sabia que não dava para disputar com um jogador como o Mozer, né? Aí eu vinha no primeiro pau e esperava alcançar. Quando o Pedrinho Gaúcho cruzou, eu desviei e conseguir estar justamente no tempo da bola certo.

Passados 37 anos, Marquinho lembra com carinho do gol marcado:

– Eu sempre fui muito determinado. Não me deixei levar nem mesmo quando fui para o banco de reservas. Graças a Deus, fui premiado com este gol marcado.

MARQUINHO VÊ ‘SEMELHANÇAS’ COM 1982, MAS FICA EM CIMA DO MURO

Às vésperas de Vasco e Flamengo entrarem em campo para mais uma final de Campeonato Carioca, o ex-jogador reconhece que há algumas semelhanças entre as equipes. Aos seus olhos, a equipe de Abel Braga, no papel, tem mais condições de se sobressair:

– Por suas características, o Flamengo é um time mais vistoso, com jogadores mais habilidosos e capazes de fazer boas jogadas individuais. No entanto, o Vasco pode suprir com garra e com velocidade. Jogando no erro do adversário pode aproveitar uma tentativa do Marrony. Mas o importante é ter determinação.

Marquinho, que foi campeão carioca de 1986 pelo Flamengo, diz não ter predileção por uma equipe nesta final:

– Fico em cima do muro. Fiz amizades nos dois clubes, assim como no Fluminense, onde também joguei. Torço por um futebol bem disputado nestas decisões.

Lancenet

Comente

Veja também
Veja os palpites de apresentadores e comentaristas para Coritiba x Vasco

Confira aos palpites de comentaristas e apresentadores para o jogo entre Coritiba e Vasco da Gama, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Vasco avança às oitavas de final da Copa do Brasil de Futsal

O Vasco da Gama eliminou o Praia e enfrentará o Minas na próxima fase da Copa do Brasil, em datas a serem confirmadas.

Dupla retorna ao Rio e inicia preparação no Vasco para o clássico

Puma e Andrés Gómez retornam ao Rio de Janeiro para iniciar a preparação para o clássico contra o Botafogo.

Último Vasco x Coritiba traz boas lembranças à torcida vascaína; relembre

A última partida entre Vasco da Gama e Coritiba pelo Brasileiro traz boas memórias ao torcedor cruzmaltino.

Edmundo se filia ao PSDB e projeta futuro político com foco no Vasco

O ex-jogador Edmundo filiou-se ao partido PSDB do Rio de Janeiro e afirmou que deseja representar o Vasco da Gama.

Veja os jogos e os adversários do Vasco até a Copa do Mundo 2026

O Vasco da Gama terá pelo menos 18 jogos pelo Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana até a pausa para a Copa do Mundo.

Hugo Moura abre o jogo sobre momento no Vasco

O volante Hugo Moura vive bom momento no Vasco com Renato Gaúcho e afirma que o Clube brigará por grandes coisas.

Renato Gaúcho coloca defesa do Vasco à prova contra o Coritiba

O técnico Renato Gaúcho aproveitou a Data Fifa para aprimorar o sistema defensivo do Vasco e colocará à prova contra o Coritiba.

Escalação do Vasco para o jogo contra o Coritiba

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo desta quarta-feira, contra o Coritiba, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Canais que transmitem o jogo entre Coritiba e Vasco

Confira quais canais transmitem a partida entre Coritiba e Vasco da Gama, válida pela 9ª rodada da Série A do Brasileiro.