Marcus Alexandre relembra passagem e analisa cenário das revelações do Vasco

Ex-técnico do Sub-20 do Vasco da Gama, Marcus Alexandre garantiu, de forma inédita, o Maricá na próxima edição da Copa do Brasil.

Marcus Alexandre comanda o profissional do Maricá
Marcus Alexandre comanda o profissional do Maricá (Foto: Divulgação)

Do início na carreira como treinador nas categorias de base do Vasco até o atual momento no comando do Maricá Futebol Clube, Marcus Alexandre Cravo se notabilizou por ser um profissional que entrega resultados efetivos. Conviver com a rotina de um cargo que está sempre cercado de pressão e atingir as metas planejadas é para poucos.

Aos 48 anos, Marcus Alexandre escreveu mais um capítulo marcante em sua história e na do Maricá. No comando da equipe profissional desde 2019, o técnico alcançou o vice-campeonato da Copa Rio nesta temporada e garantiu, de maneira inédita, uma vaga na Copa do Brasil de 2022 para o clube, que é novo e foi fundado em 2017.

Pelo Maricá são três temporadas e uma trajetória que caminha para cem jogos. Acumula também outras conquistas importantes como dois acessos no Campeonato Carioca: da Série B2 para a Série B1; e na sequência da Série B1 para a Série A2.

“A vaga na competição nacional já é um troféu muito grande. Conseguimos colocar o Maricá no ranking da CBF, algo gratificante para um clube muito novo. Tem clubes centenários que nunca conseguiram e o Maricá em quatro anos alcançou isso. É um trabalho consistente, planejado, não é à toa. Tudo foi muito sólido, sem absurdos”, explica Marcus, que ressalta também a importância da Copa do Brasil para os cofres maricaenses.

“O dinheiro é importante para melhorar o nível de estrutura do clube. Vamos qualificar nosso departamento médico, área de fisiologia, pontos que vão fazer a diferença no processo de recuperação física. Vai ser importante também para investir em instalações, qualidade de gramado e tudo que é físico, talvez até no próprio Centro de Treinamentos. Vamos investir em estrutura”.

Apesar de ser treinador da equipe principal do Maricá, Marcus Alexandre Cravo não deixa de olhar com carinho para a base. O clube está dando os primeiros passos no trabalho de formação, mas já colhe frutos.

“Diminuímos elenco após a Série A2 do Campeonato Carioca e conseguimos trazer os jogadores da base para compor na Copa Rio. Tem jogador nascido em 2004 no nosso elenco. O trabalho não foi abandonado. Muitos vão se destacar e figurar no elenco profissional em breve”.

No Vasco, títulos e grandes revelações no currículo

Se o Maricá é o presente, o Vasco é parte permanente da história da sólida carreira de Marcus Alexandre Cravo. No Gigante da Colina, acumula 20 anos de experiência em todas as categorias de base, sendo o nome que mais comandou jovens talentos do clube.

Marcus teve papel decisivo ao lapidar atletas renomados no futebol brasileiro e internacional, como Philippe Coutinho, Alex Teixeira, Souza, Douglas Luiz, Alan Kardec e Luan. A lista tem muitos outros nomes que chegaram ao profissional e seguiram trajetórias de respeito.

Títulos também aconteceram com frequência pelo Vasco, tanto em âmbito estadual como nacional. Marcus Alexandre deixou o clube em 2018, mas não esconde que nutre um carinho que não se apaga pelo Vasco. Retornar é uma meta muito bem estabelecida.

“O Vasco é um sonho profissional de estar dirigindo a equipe profissional em alguns anos. Estou me preparando e sei que as coisas estão acontecendo no momento certo. Daqui a uns quatro anos estarei dirigindo esse time profissional. Passei por todas as etapas na base do Vasco e hoje saí para dirigir outras equipes e seguir me capacitando”, projeta o técnico, que segue acompanhando o clube com atenção e observando seus pupilos.

“O cenário no Vasco me preocupa porque tivemos o trabalho de captar, trabalhar e formar atletas de qualidade, mas que acabam sendo jogados sem a maturação necessária em meio a esse tipo de pressão. Temos aí o Gabriel PEC, Juninho, Vinicius, Riquelme… jovens de qualidade grande que se estivessem em outro momento do clube estariam brilhando e sendo destaque”, concluiu.

Fonte: O São Gonçalo

Mais sobre:Marcus Alexandre
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Seria uma boa ele voltar

Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Acesso, 68 reforços e trocas de técnicos: a passagem de Pedro Martins pelo Cruzeiro

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins assumiu o cargo no Cruzeiro no início da SAF, em 2022.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet não retorna contra o Criciúma

Após expectativa para um possível retorno, Payet deve ficar de fora do confronto com o Criciúma, no sábado (27), em São Januário.

Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza
Ramón Diaz completa 9 meses de Vasco e supera Zé Ricardo

Contratado no segundo semestre da temporada de 2023, Ramón Díaz atinge marca no Clube que não acontecia desde 2018, com Zé Ricardo.

Paulinho no Espaço Experiência de São Januário
Paulinho visita São Januário com a família e revela sonha de jogar a Libertadores

Acompanhado da família, o meio-campista do Vasco da Gama, Paulinho, realizou um tour por São Januário e revelou o sonho pela Libertadores.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco

O Vasco da Gama acertou a contratação de Pedrinho Martins, que estava no Cruzeiro, para o cargo de executivo de futebol.