Marcos Cézar explica preparação do Vasco para a Série B e cita cuidado com Galarza

O coordenador científico do Vasco da Gama, Marcos Cézar, falou sobre a preparação para a Série B e revelou cuidado especial com Galarza.

Matías Galarza durante treino do Vasco
Matías Galarza durante treino do Vasco (Foto: Reprodução Twitter de Matías Galarza)

A principal competição a ser disputada pelo Vasco da Gama na temporada 2021 é a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em busca do retorno à elite do futebol nacional, o Gigante da Colina já iniciou a preparação técnica, tática e física para o campeonato que terá início no final de maio e permanecerá até o final do ano.

Um dos principais desafios enfrentados pelo Vasco na temporada passada foi manter a forma física dos jogadores, para que eles jogassem os 90 minutos com disposição, porém, os resultados não eram satisfatórios, caindo expressivamente o vigor da equipe na etapa complementar.

Em entrevista ao Lance, o coordenador científico do Cruzmaltino, Marcos Cézar, citou a diferença entre a Série A do Brasileiro e a Série B no quesito preparação física dos jogadores.

– Entre as séries A e B existem algumas diferenças, sim. Talvez a mais significativa é a questão da logística de viagens. A competição possui equipes de praticamente todas as regiões do país, e algumas destas estão um pouco distantes das capitais, o que demanda uma logística envolvendo transporte aéreo e terrestre. Isso, ao longo da competição, gera um desgaste maior dos atletas por conta dos longos deslocamentos. E também é uma competição com uma maior imposição física, que irá exigir muito de todo nosso elenco durante a competição.

O coordenador também falou sobre a preparação imposta pelo Vasco, para que os jogadores cheguem na competição com força máxima e possam ajudar o time a conquistar seu principal objetivo, que é o acesso.

– A intenção é que todos os atletas estejam muito bem preparados para a maratona que se iniciou e se estenderá até o final de novembro. Portanto, a ideia é que o Vasco possa contar com sua força máxima na maioria dos jogos. Isso não descarta que, em casos pontuais, algum atleta necessite ser preservado para que mantenha o nível de performance.

Marcos Cezar revelou um cuidado especial com o meia Matías Galarza, revelação do Vasco da Gama na temporada. Segundo o coordenador científico, o paraguaio vem surpreendendo com intensidade nos jogos e treinamentos, mas por estar em processo de formação é necessário ter um cuidado maior com ele por conta das suas cargas acumuladas.

– Como nosso tratamento é individualizado, com ele não é diferente. O Galarza emendou uma temporada na outra, subiu da base para o profissional e não teve férias. Neste momento, o cuidado maior é com as cargas acumuladas dele. Ainda estamos na fase de conhecer melhor esse jogador, que até o momento tem nos surpreendido positivamente pela intensidade que consegue sustentar nos treinamentos e jogos. Mas por ainda ser muito jovem, e estar num processo de formação, temos que ter um cuidado maior.

O próximo jogo do Vasco será pelo Campeonato Carioca, na quinta-feira (15), no Maracanã. O Gigante da Colina deve contar com Galarza, já que ele se tornou peça fundamental na equipe do técnico Marcelo Cabo.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.