Marcos Cézar explica preparação do Vasco para a Série B e cita cuidado com Galarza

O coordenador científico do Vasco da Gama, Marcos Cézar, falou sobre a preparação para a Série B e revelou cuidado especial com Galarza.

Matías Galarza durante treino do Vasco
Matías Galarza durante treino do Vasco (Foto: Reprodução Twitter de Matías Galarza)

A principal competição a ser disputada pelo Vasco da Gama na temporada 2021 é a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em busca do retorno à elite do futebol nacional, o Gigante da Colina já iniciou a preparação técnica, tática e física para o campeonato que terá início no final de maio e permanecerá até o final do ano.

Um dos principais desafios enfrentados pelo Vasco na temporada passada foi manter a forma física dos jogadores, para que eles jogassem os 90 minutos com disposição, porém, os resultados não eram satisfatórios, caindo expressivamente o vigor da equipe na etapa complementar.

Em entrevista ao Lance, o coordenador científico do Cruzmaltino, Marcos Cézar, citou a diferença entre a Série A do Brasileiro e a Série B no quesito preparação física dos jogadores.

– Entre as séries A e B existem algumas diferenças, sim. Talvez a mais significativa é a questão da logística de viagens. A competição possui equipes de praticamente todas as regiões do país, e algumas destas estão um pouco distantes das capitais, o que demanda uma logística envolvendo transporte aéreo e terrestre. Isso, ao longo da competição, gera um desgaste maior dos atletas por conta dos longos deslocamentos. E também é uma competição com uma maior imposição física, que irá exigir muito de todo nosso elenco durante a competição.

O coordenador também falou sobre a preparação imposta pelo Vasco, para que os jogadores cheguem na competição com força máxima e possam ajudar o time a conquistar seu principal objetivo, que é o acesso.

– A intenção é que todos os atletas estejam muito bem preparados para a maratona que se iniciou e se estenderá até o final de novembro. Portanto, a ideia é que o Vasco possa contar com sua força máxima na maioria dos jogos. Isso não descarta que, em casos pontuais, algum atleta necessite ser preservado para que mantenha o nível de performance.

Marcos Cezar revelou um cuidado especial com o meia Matías Galarza, revelação do Vasco da Gama na temporada. Segundo o coordenador científico, o paraguaio vem surpreendendo com intensidade nos jogos e treinamentos, mas por estar em processo de formação é necessário ter um cuidado maior com ele por conta das suas cargas acumuladas.

– Como nosso tratamento é individualizado, com ele não é diferente. O Galarza emendou uma temporada na outra, subiu da base para o profissional e não teve férias. Neste momento, o cuidado maior é com as cargas acumuladas dele. Ainda estamos na fase de conhecer melhor esse jogador, que até o momento tem nos surpreendido positivamente pela intensidade que consegue sustentar nos treinamentos e jogos. Mas por ainda ser muito jovem, e estar num processo de formação, temos que ter um cuidado maior.

O próximo jogo do Vasco será pelo Campeonato Carioca, na quinta-feira (15), no Maracanã. O Gigante da Colina deve contar com Galarza, já que ele se tornou peça fundamental na equipe do técnico Marcelo Cabo.

Comente

Veja também
Hugo Moura exalta união do elenco do Vasco e elogia Léo Jardim

O volante Hugo Moura diz que grupo do Vasco é unido e afirmou que Léo Jardim merece uma vaga na Seleção Brasileira.

Vasco parabeniza Hugo Calderano por título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

O Vasco da Gama parabenizou o Hugo Calderano, que é torcedor do Clube, em suas redes sociais pelo título histórico.

Vasco vence o Taubaté na esteia do Brasileiro Feminino A2

As meninas do Vasco da Gama estrearam no Campeonato Brasileiro A2 cm vitória diante do Taubaté por 1×0, neste domingo.

Hugo Moura analisa atuação do Vasco no clássico e cita pontos positivos

O volante Hugo Moura afirmou que o elenco vem treinando bastante para melhorar o setor defensivo do Vasco da Gama.

Defesa do Vasco não é vazada pela 1ª vez no Brasileiro

Carille elogiou a defesa do Vasco após empate, mas cobrou que os zagueiros melhorem os números defensivos.

Fenerbahçe tem interesse em Lucas Freitas e fará proposta em breve

Representantes do Fenerbahçe estiveram no Maracanã para observar o zagueiro Lucas Freitas, no clássico contra o Flamengo.

Léo Jardim é decisivo mais uma vez no Vasco enquanto discute renovação

Léo Jardim teve uma noite inesquecível diante do Flamengo no Maracanã, enquanto discute sua renovação com o Vasco.

Atuação em clássico pode ser virada de chave para o Vasco na temporada

O Vaco da Gama mostrou comportamento e a postura diferentes diante do Flamengo no clássico realizado no Maracanã.

Carille analisa atuações de João Victor e puxa orelha do zagueiro

O técnico Fábio Carille afirmou que o zagueiro João Victor precisa aprender a ser mais simples nas jogadas.

Repórter afirma que foi ameaçado e xingado por Pedrinho no Maracanã

Repórter Pablo Raphael Rua afirmou que registrou uma boletim de ocorrência contra presidente Pedrinho e Marcelo Sant’anna.